Um movimento está acontecendo. Um movimento que repensa o modo como fazemos negócios e como nos relacionamos. Que questiona o papel das empresas como meras geradoras de retorno financeiro para os acionistas e propõe um olhar mais humano e integrado à sociedade em sua forma de operar.
São vários os caminhos pelos quais as empresas podem fazer parte desse movimento, mas por onde começar?
Dificilmente uma única ação fará toda a lição de casa. É necessário compor uma estratégia e um portfólio de ações complementares que sejam disseminadas por todo o negócio e por sua forma de operar.
Os caminhos aqui identificados e detalhados não são apenas meios de gerar impacto positivo, mas também são meios para lidar com uma série de desafios que fazem parte da realidade das empresas. Otimização da eficiência operacional, criação de diferencial competitivo, retenção de talentos e redução de riscos são exemplos de desafios que podem ser abordados a partir de uma agenda de impacto positivo e dos serviços apresentados neste mapeamento.
São muitas as organizações que se propõem a apoiar as empresas nesta jornada, oferecendo diferentes formas de suporte. O objetivo deste mapeamento é facilitar e dar visibilidade para as empresas sobre os caminhos possíveis para gerar impacto por meio de seus produtos, serviços e/ou operações, e quais organizações podem apoiá-las.
Aqui apresentamos Nove Caminhos para a potencialização do impacto positivo. Esta não é uma lista exaustiva, bem como os caminhos não são estanques, nem presumem uma hierarquia ou linearidade entre si. Entendemos que os caminhos são complementares e podem ser trilhados simultaneamente pelas empresas, de acordo com seu momento e seus objetivos.
Os desafios são urgentes, e não agir não é mais uma opção.