Inclusão de impacto positivo na atividade principal

Uma empresa pode gerar impacto positivo por meio de sua operação (por exemplo, desenvolvendo comunidades com as quais se relaciona) e pode reduzir o impacto negativo gerado por ela, por exemplo, cuidando da gestão de seus resíduos. Porém, em sua jornada de impacto positivo, é essencial que a empresa se atente a sua atividade principal, seu core business, e garanta que ela não está indo na direção contrária, gerando impacto negativo. Por exemplo, vender produtos alimentícios não saudáveis em sua atividade principal ao mesmo tempo que realiza campanhas promocionais relacionadas ao bem-estar. 

 

Além disso, esse olhar pode ser fonte de novos negócios e entrada em novos mercados – uma empresa de saúde, por exemplo, pode passar a oferecer seus serviços para a população de baixa renda, gerando o benefício de saúde de qualidade acessível ao mesmo tempo que entra em um mercado de milhões de pessoas. Este caminho compreende serviços que enxergam o impacto positivo de forma ampla e ajudam a empresa a oferecer produtos e serviços alinhados ao futuro.

Serviços compreendidos neste caminho:

  • Criação e revisão do modelo de negócio com impacto na atividade principal (core business).
  • Criação e revisão de produtos/serviços/unidades de negócio que geram impacto positivo integrado ao negócio.

Desafios de negócio relacionados:

  • Ir além de práticas e iniciativas pontuais para estabelecer vínculo com o objetivo do negócio.
  • Criação de novos negócios estratégicos.
  • Compreender qual a vocação de sua empresa frente aos desafios globais a partir de sua atuação e estrutura existente.
  • Atendimento das expectativas de clientes, investidores e sociedade acerca do papel do setor privado em relação aos problemas socioambientais.

Organizações que atuam no caminho

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