Sobre

O presente material foi idealizado e desenvolvido pelo Quintessa, aceleradora de impacto, e pelo ICE – Instituto de Cidadania Empresarial, tendo como parceiros estratégicos a Climate Ventures, IBGC, Pares e Sistema B. Para disseminação e divulgação do material aos públicos de interesse, contamos com o apoio do Gife – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, Instituto Ethos, Pacto Global e CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e Capitalismo Consciente.

Ao longo de toda a construção do material, foram consultados diversos especialistas que nos apoiaram na identificação de temas, caminhos e organizações a serem mapeadas. Nosso profundo agradecimento a Aron Belinky, Gustavo Luz, Juliana Vilhena, Luis Fernando Guggenberger, Márcia Soares, Maria Eugênia Buosi, Rachel Sampaio, Ricardo Voltolini, Ricardo Young, Tarcila Ursini e Tatiana Assali.

Correalização

Parceiros estratégicos

Apoio

Especialistas consultados

Aron Belinky 
Gustavo Luz 
Juliana Vilhena 
Márcia Soares 
Luis Fernando Guggenberger 
Maria Eugênia Buosi
Rachel Sampaio
Ricardo Voltolini
Ricardo Young
Tarcila Ursini 
Tatiana Assali

O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado financeiro, atuando junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG. O Quintessa já identificou e mapeou mais de 4.5 mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão.

O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) nasceu em 1999 com um propósito claro: reunir empresários e investidores em torno de inovações sociais que pudessem alavancar seu investimento pessoal e filantrópico, de suas fundações e seu investimento corporativo para promover a inclusão social e a redução da pobreza no país. Hoje o ICE está dedicado ao fortalecimento do ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil conectando-se ao movimento global pelo impacto social e ambiental positivo.

Aliança pelo Impacto é uma iniciativa de fomento ao ecossistema de investimentos e negócios de Impacto, idealizada e operacionalizada pelo ICE. Existe para identificar temas e conectar organizações que atuam em favor deste campo no Brasil. Atua por meio de 4 estratégias: e quatro estratégias principais: produção e disseminação de conhecimento; articulação de atores estratégicos; implementação de projetos / protótipos e comunicação.

Para viabilizar essa iniciativa, a Aliança pelo Impacto contou com o patrocínio do Fundo Vale.

Processo de construção

Para viabilizar o mapeamento, o Quintessa e o ICE contaram com o apoio do GT da Aliança pelo Impacto para definições do escopo da publicação e tomadas de decisão ao longo do processo. Assim, foi possível identificar as nove principais categorias de produtos e serviços em que a atuação com impacto positivo em médias e grandes empresas se dá atualmente, estabelecendo, assim, os caminhos que impulsionam a jornada pelo impacto positivo.

Após a definição dos caminhos, foram realizadas diversas consultas com especialistas no setor para validação desses caminhos e sugestões de temas a serem abordados nesta publicação. Em seguida, foi realizada uma nova rodada de consulta a especialistas e membros do GT da Aliança e uma pesquisa desk a partir de levantamentos já existentes para identificação de organizações com reconhecida atuação em cada caminho para a composição do mapeamento de atores desta primeira versão da publicação.

A partir de uma lista consolidada de organizações que atuam nos nove caminhos elencados, foram disparados convites por e-mail para inscrição e participação das organizações identificadas. Para realização das inscrições, foi elaborado um formulário, de maneira que cada organização pudesse indicar os caminhos em que atua, descrever seus produtos e serviços e apresentar seus cases com médias e grandes empresas.

Se você possui uma organização que oferece os serviços listados no mapeamento, preencha este formulário para ser contatado nas próximas edições e atualizações do material (ainda sem previsão de lançamento).

Critérios utilizados para inclusão de organizações no mapeamento:

  • A organização possui serviço(s) com foco na potencialização de impacto positivo, e isso é explícito em sua comunicação institucional e nos resultados alcançados em seus cases.
  • Esses serviços são ou podem ser oferecidos a médias e grandes empresas.
  • Esses serviços são recorrentes ou têm perspectiva de continuidade.
  • Esses serviços são prestados há pelo menos três anos (com foco na potencialização de impacto positivo).
  • A organização possui pelo menos três cases nacionais desses serviços (experiências de sucesso ao executá-los).
  • A organização tem pelo menos cinco colaboradores, fixos ou em rede.