Implementação de iniciativas e práticas

Além de planejar, é preciso colocar em prática as estratégias desenhadas. Há uma infinidade de possibilidades de implementação prática de ações: desde políticas de diversidade e ações de eficiência energética até programas de desenvolvimento territorial e programas de voluntariado, bem como valorização de pequenos produtores na cadeia de valor e programas de intraempreendedorismo para desenvolvimento de novas ações. Listamos abaixo alguns exemplos.

Serviços compreendidos neste caminho:

  • Implementação de programas de investimento social privado.
  • Implementação de programas de sustentabilidade.
  • Promoção da diversidade e inclusão.
  • Criação e implementação de programas de intraempreendedorismo com foco em novos negócios.
  • Criação e revisão de processos/cadeia de valor que geram impacto positivo integrado ao negócio.
  • Diagnóstico em territórios de atuação/sede da empresa.
  • Criação e implementação de programas e práticas de voluntariado.

Desafios de negócio relacionados:

  • Redução do impacto negativo gerado na operação.
  • Engajamento de colaboradores.
  • Fidelização de fornecedores.
  • Criação de diálogo e articulação com a comunidade local.
  • Expertise para execução e manutenção de iniciativas e práticas.
  • Acesso a uma rede estabelecida de parceiros para implementação de projetos.
  • Melhor seleção de ferramentas, métodos e frameworks para cada iniciativa.

Orientações e boas práticas para contratações neste caminho:

Este caminho não possui listagem, pois existe um número muito expressivo de organizações que oferecem este tipo de serviço. No entanto, recomendamos algumas boas práticas para a contratação de organizações para implementar os serviços descritos acima:

  • Entenda se a organização possui a especialidade de atuar em iniciativas relacionadas a impacto positivo, com experiências na temática, além da competência generalista de atuar com gestão de projetos.
  • Conheça o portfólio de ações já realizadas anteriormente junto a outros clientes de perfil similar ao seu.
  • Valorize os especialistas – criar um programa de voluntariado com a comunidade local, por exemplo, é diferente de criar um programa de intraempreendedorismo.