Inovação aberta com negócios de impacto
A inovação aberta diz sobre uma forma de inovação das empresas a partir da interação com ideias, processos, tecnologias e pesquisas externas, indo além de seus muros e complementando a atuação da equipe interna, por exemplo, com P&D. A empresa pode oferecer suas inovações para outras organizações e utilizar recursos externos para inovar, em um processo de colaboração com universidades, laboratórios, outras empresas e startups, por exemplo. Se a empresa depender apenas do desenvolvimento de soluções internamente, ela pode tardar demais em promover as melhorias que deveria. Este caminho se concentra na inovação aberta a partir da conexão com negócios de impacto, que tem se mostrado um caminho rápido e eficaz para as empresas solucionarem seus desafios, trazerem inovação e novos negócios e cumprirem seus compromissos de sustentabilidade e impacto social.
Leia mais: O que são negócios de impacto?
Entenda mais sobre como criar um programa de inovação aberta focado em impacto positivo
Neste caminho, limitamo-nos à listagem de organizações que oferecem a inovação aberta relacionada a soluções de negócios de impacto. Mas existem outras formas de praticar a inovação aberta, como: inovação aberta em parceria com a cadeia de fornecedores; parcerias com centros de pesquisa/academia; parcerias entre empresas; parcerias com o setor público; entre outras.
É possível apoiar organizações e redes que fomentam empreendedores e o dinamismo econômico de públicos ou territórios específicos, não necessariamente ligados à atuação core da empresa, como é o caso da Aliança Empreendedora, que apoia microempreendedores; a BlackRocks, focada em empreendedores negros; a B2Mamy, que desenvolve o empreendedorismo materno; o EmpreendeAí, que fomenta o empreendedorismo periférico; a Rede Mulher Empreendedora, com o empreendedorismo feminino; e a Phomenta, que apoia organizações do terceiro setor.