PPA

Sobre

A PPA é uma plataforma de ação coletiva liderada pelo setor privado que busca fomentar soluções de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. Com o apoio de seus fóruns colaborativos e por meio de seus projetos, a PPA alavanca investimentos sociais e ambientais, fomenta o desenvolvimento de parcerias transformadoras, compartilha melhores práticas e cria um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de soluções conjuntas para os desafios amazônicos.

Caminhos

Acesso a capital / Atuação em rede / Inovação aberta com negócios de impacto / Mensuração, reporte e certificação

Ficha Técnica

Principais clientes

USAID, Ambev, Suzano, Alcoa, Hydro, Fundo Vale, Instituto Humanize, Natura, Beraca e iCS.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Acesso a capital

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Apoio na estruturação de veículos financeiros (filantropia) para financiar iniciativas (próprias, externas e/ou da cadeia de valor) comprometidas com a geração de impacto positivo.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Suporte financeiro para organizações dinamizadoras (e/ou implementadoras) de programas de fomento produtivo na Amazônia, com o intuito de destravar o capital de investimento de outras entidades privadas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Acessar programas de fomento a negócios de impacto na Amazônia com a possibilidade de retorno de seus investimentos.

Case 1

Nome da empresa cliente
Ambev
Setor do cliente
Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto
Abril/2021 – em andamento
Resumo e resultados do projeto
O projeto tem como principal objetivo incentivar ainda mais soluções de impacto, incluindo o foco em biodiversidade na região amazônica, crescendo de maneira sustentável. Para isso, parte da hipótese que há ainda uma grande oportunidade para desenvolver o ecossistema de empreendedorismo relacionado a impacto no Brasil, ao mesmo passo que grandes empresas buscam por soluções inovadoras que permitam continuar alcançando seus objetivos hoje e amanhã. A PPA é responsável pelo desenho de escopo, financiamento e monitoramento do projeto.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Viabilização de pilotos que conferiram acesso à água aos povos indígenas, acesso a mercados para associações e produtores de pequeno porte etc.

Case 2

Nome da empresa cliente
Alcoa
Setor do cliente
Mineração
Duração do serviço/projeto
Outubro/2021 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A essência do Projeto INGÁ – Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia – é um hub de desenvolvimento sustentável com foco em conservação da biodiversidade, restauração de ecossistemas florestais, desenvolvimento de lideranças locais, gestão territorial e monitoramento de indicadores, através de parcerias estratégicas entre organizações dos três setores, objetivando a implantação de novas tecnologias sociais, ambientais e econômicas direcionadas para melhoria de arranjos sociobioprodutivos. A PPA é responsável pelo desenho de escopo, financiamento e monitoramento do projeto.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Por se tratar de um projeto novo, os resultados ainda não foram identificados.

Atuação em rede

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Atuação em movimentos, redes e coalizões em torno de temáticas de impacto positivo.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Grupos temáticos, seminários, workshops, eventos e grupos de discussão.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: (1) Ampliação da agenda de investimentos ESG; (2) Acesso a portfólio de negócios de impacto para diversificação de investimentos; (3) Necessidade de trabalho em rede; (4) Cumprimento de indicadores socioambientais positivos.
Qual o impacto socioambiental positivo gerado pelos serviços?
Conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida na Amazônia brasileira.

Rede 1

Nome da empresa cliente
Grupo temático – Empreendedorismo

Rede 2

Nome da empresa cliente
Grupo temático – Mercados
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Desenvolve cadeias de valor locais, estimulando a aquisição de produtos e serviços de empresas locais pelo setor privado presente na região. Também trabalha para promover iniciativas de desenvolvimento territorial na Amazônia e dar visibilidade a oportunidades de cooperação multissetorial.

Inovação aberta com negócios de impacto

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Identificação de agendas estratégicas da empresa integradas à agenda de impacto: definição dos desafios que serão lançados ao mercado.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Cocriação e cofinanciamento de programas voltados ao fortalecimento de negócios de impacto na Amazônia.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Oficinas de cocriação, identificação de parceiros cofinanciadores e/ou implementadores, match funding e monitoramento do programa.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Geração de um pipeline de negócios qualificados capazes de atender às demandas das empresas ou que possam inspirar investimentos na diversificação de seus negócios.

Case 1

Nome da empresa cliente
Instituto Humanize, Fundo Vale (Projeto AMAZ)
Setor do cliente
Filantropia
Duração do serviço/projeto
2018 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Aumento nas vendas, incremento na área de conservação de floresta dos negócios apoiados, diversificação de produtos, atração de investimentos estrangeiros etc.

Case 2

Nome da empresa cliente
IKEA Foundation e CISCO (projeto NESsT Amazônia).
Setor do cliente
Serviços
Duração do serviço/projeto
2021 – em andamento. Possui duração estimada de, pelo menos, três anos.
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A NESsT Amazônia aborda a conservação regenerativa de florestas, apoiando soluções inteligentes para o clima que desenvolvem cadeias de valor sustentáveis e, ao mesmo tempo, melhoram os meios de subsistência na Bacia Amazônica. O programa incuba e financia pequenas empresas, cooperativas e associações que impactam cadeias de valor sustentáveis por meio de abordagens de bioeconomia, incluindo práticas de manejo florestal, agrossilvicultura e restauração de terras.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Ampliação da capacidade de absorção de investimentos estrangeiros em negócios sustentáveis na Amazônia.

Case 3

Nome da empresa cliente
Instituto Sabin (Plataforma de Empréstimo Coletivo)
Setor do cliente
Serviços e saúde
Duração do serviço/projeto
2019 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A Plataforma de Empréstimo Coletivo da SITAWI oferece, desde 2019, a pessoas físicas, a possibilidade de investir em organizações que estão alinhadas com seus valores com rentabilidade atrativa e ainda apoiar o fomento do impacto socioambiental positivo. A plataforma trabalha no modelo de peer to peer lending, abrindo novas oportunidades para organizações conseguirem crédito para seus projetos. A PPA apoia a Rodada Amazônia da plataforma, trazendo uma leitura estratégica do território, indicando novos negócios e estabelecendo indicadores relacionados à conservação da biodiversidade e melhoria das condições de vida das populações locais.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Em 2020, foram lançadas três rodadas – com destaque para a segunda rodada, realizada em parceria com a PPA, exclusivamente para negócios que promovem a conservação da floresta amazônica a partir do conceito de “economia da floresta em pé”. Em menos de 24 horas, a rodada mobilizou o total de R$ 3,3 milhões através de mais de 70 investidores. No fim do ano, 11 negócios concluíram com sucesso suas captações, totalizando R$ 5,5 milhões.

Mensuração, reporte e certificação

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto de iniciativas executadas.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Sim. A PPA conta com uma robusta metodologia de monitoramento de projetos, capaz de aferir com riqueza de detalhes todos os resultados e aprendizados de suas iniciativas. Essa metodologia é aplicada em todo o portfólio de projetos da PPA.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Metodologia aprofundada de monitoramento, avaliação e colheita de aprendizados de todas as iniciativas apoiadas. Fornecimento de reports trimestrais baseados em evidências de resultados e acompanhamento de indicadores específicos.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Possibilidade de mensuração do investimento realizado. Capacidade de ingerência sobre as iniciativas a partir de dados e informações aprofundados.

Case 1

Nome da empresa cliente
Ambev (Aliança Guaraná de Maués)
Setor do cliente
Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto
2020 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
São 5.347 indivíduos com melhora de benefícios, 451 assistências técnicas agrícolas pelo aplicativo ManejeChat, 1.131,65 hectares de florestas com melhorias nas cadeias de valor, 34 produtores com certificação orgânica, 31 grupos produtivos capacitados com práticas de extrativismos sustentável, 34 produtores cultivando guaraná orgânico.

Case 2

Nome da empresa cliente
Hydro (Plataforma Conexões Sustentáveis)
Setor do cliente
Mineração
Duração do serviço/projeto
Março/2022 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Conexões Sustentáveis é uma plataforma de chamada pública para financiar projetos sociais que tenham por objeto promover o desenvolvimento do município de Barcarena com realização do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) e que conta com parceria da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e da USAID. Serão três chamadas que, durante dois anos, beneficiarão prioritariamente organizações comunitárias locais que enfrentam dificuldades para o acesso às oportunidades de crédito. Toda a execução estará a cargo da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS). Em paralelo, a PPA é responsável por monitorar e avaliar as atividades inerentes ao portfólio.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O lançamento Chamada de Base Comunitária teve um total de 34 inscritos, e atingiu a marca de 3.200 visitas, quase a mesma da home do site (3.500). Foi realizado o segundo workshop Desvendando a Chamada de Projetos de Base Comunitária I, com o objetivo de esclarecer o instrumento e tirar dúvidas dos interessados em participar da Chamada.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O lançamento Chamada de Base Comunitária teve um total de 34 inscritos, e atingiu a marca de 3.200 visitas, quase a mesma da home do site (3.500). Foi realizado o segundo workshop Desvendando a Chamada de Projetos de Base Comunitária I, com o objetivo de esclarecer o instrumento e tirar dúvidas dos interessados em participar da Chamada.