Parsifal21

Sobre

Parsifal21 é um empreendimento de impacto formado por uma rede de consultores associados na área de gestão e desenvolvimento humano, organizacional e territorial no Brasil e em Portugal, focado em estruturação e facilitação de processos de mudança. Acreditamos na força dos negócios como energia propulsora para a criação de uma sociedade próspera e de uma economia fraterna e associativa.

Caminhos

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional / Estratégia de iniciativas e práticas / Inovação aberta com negócios de impacto

Ficha Técnica

Principais clientes

Beckhauser, Fundação Grupo Boticário, Credsystem e Grupo Cornélio Brennand

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Formação de lideranças e de colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto, Desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto, Criação e implementação de programas de intraempreendedorismo com foco em desenvolvimento humano.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Desenhamos e implementamos trilhas inspirativas e transformativas para organizações e lideranças. O intuito subjacente a todas as trilhas é mostrar que a transformação dos negócios é possível e apoiar de forma concreta esses negócios a avançarem na direção do impacto positivo, tendo como força propulsora a colaboração e a cocriação multistakeholders e multicompany. Algumas trilhas oferecidas: I. Diálogos; II. Jornadas; III. Clube de CocriAção; IV. Consultorias de Desenvolvimento, incluindo facilitação, mentoria e coaching; V. Projetos de intervenção sistêmica na cultura organizacional.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Empresas que buscam a prosperidade alinhada aos valores do século 21 têm o desafio de buscar conexão com seu propósito e fortalecimento dos times. Esses são pontos de partida para a construção do futuro da organização e para sua estruturação na direção das transformações, aspectos que apoiamos.

Case 1

Nome da empresa cliente
Beckhauser
Setor do cliente
Industrializa e difunde tecnologia para o manejo de bovinos
Duração do serviço/projeto
2018 (Projeto Lotus) – seis meses de duração, 2021 (Projeto Sinapse) – seis meses de duração
Resumo e resultados do projeto
O P21 apoiou em duas etapas: I. na preparação de uma importante transição de planta fabril e mudanças de gestão com a realização de um trabalho junto ao time de lideranças, para integrar os pilares do futuro da empresa e conduzir o time ao sonho conjunto do novo; II. no fortalecimento da cultura de inovação e ampliação do propósito (diminuir o desperdício na cadeia da pecuária). A estruturação feita para as mudanças junto às pessoas foi essencial para que o negócio crescesse em dois anos mais de 60% e a produção tivesse seu número de equipamentos dobrado no primeiro ano da nova fábrica.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A nova fábrica primou pela eficiência para impacto ambiental: ventilação natural, coleta de água da chuva, substituição de materiais de alto impacto. Na mudança, houve apoio aos colaboradores para a transição, desde apoio psicológico para a família até transporte para mudança de cidade.

Case 2

Nome da empresa cliente
Cento e setenta empresários e intraempreendedores dos mais diversos setores de atuação e regiões do Brasil.
Setor do cliente
Clientes dos mais diversos setores de atuação.
Duração do serviço/projeto
Novembro/2014 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Ao longo de 19 jornadas (nacionais e internacionais, abertas e in company), cerca de 170 empresários e intraempreendedores em busca de referenciais para promover mudanças em suas organizações tiveram a oportunidade de embarcar em vivências presenciais em empresas que já atuam com propósito direcionado ao impacto. Ali, os participantes puderam entender a atuação, os desafios e a operação desses negócios a partir da lógica do valor compartilhado e também interagir com os líderes dessas organizações e outros pares em um espaço inspirador de conversas, reflexões e formação de rede.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A partir de exemplos concretos, os participantes criaram suas próprias iniciativas de impacto, como: fábrica verde, relacionamento humanizado com clientes tomadores de crédito e criação de fluxo de doação para negócios de impacto, entre outras.

Case 3

Nome da empresa cliente
310 empresários e empreendedores dos mais diversos setores de atuação e regiões do Brasil.
Setor do cliente
Clientes dos mais diversos setores de atuação.
Duração do serviço/projeto
Março/2020 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A pandemia deflagrou desafios, dilemas e incertezas que os empresários e empreendedores jamais haviam vivenciado. Na intenção de apoiá-los a buscar respostas para as questões que emergiram, criamos o Clube de CocriAção, um espaço de compartilhamento e desenvolvimento no qual líderes empresariais sob nossa facilitação e mediação se conectaram a partir da partilha de suas questões e se apoiaram na ampliação do entendimento da situação e na busca colaborativa de encaminhamentos e soluções.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Muitos desses líderes empresariais eram do setor de impacto, e, a partir desse espaço de compartilhamento e cocriação, encontraram formas de criação e revisão do foco estratégico, adequando-o à nova realidade de negócio para seguir servindo ao mundo e gerando impacto positivo em múltiplas esferas.

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, criação de estratégia de investimento social privado e criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Apoiamos a criação e a transformação de negócios que gerem maior impacto positivo no mundo. Fortalecemos e desenvolvemos o ecossistema empreendedor a partir de facilitações e projetos proprietários focados em cocriação, planejamento estratégico, processos e ferramentas integrativas e colaborativas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Identificamos como um grande desafio a falta de clareza de como os negócios podem gerar a transformação. As metodologias do P21 trazem ampliação da consciência, clareza e concretude para os passos no caminho de desenvolvimento e impacto social, econômico, cultural e ambiental dessas empresas.

Case 2

Nome da empresa cliente
Territórios regenerativos
Setor do cliente
Conservação da natureza
Duração do serviço/projeto
Fevereiro/2021 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Fortalecimento dos modelos de negócio de impacto local. Valorização da cadeia de valor local em uma lógica de sistema. Prosperidade cultural, social e econômica local, tracionada pelo desenvolvimento de negócios de impacto (fortalecendo a vocação local).

Case 2

Nome da empresa cliente
Quatro negócios de impacto de porte médio e diferentes.
Setor do cliente
Reciclagem, design, comunicação e alimentos e bebidas
Duração do serviço/projeto
De outubro/2021 a dezembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Metodologia ágil aplicada na resolução de desafios internos relacionados a processos ou relações que eram gargalos para a implementação das estratégias de impacto. A ferramenta, em poucas horas de trabalho dentro das empresas, conduziu a um termômetro claro do cerne do desafio e das ações necessárias. Ampliou-se a visão sobre a realidade atual e o contexto a partir da escuta de pessoas de diferentes níveis hierárquicos e papéis, foram identificados os “pontos de acupuntura”, e o processo decisório de escolha das frentes de ação e desenho do plano de trabalho foi facilitado e estruturado.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Cada um desses negócios atua diretamente em prol de um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Ao contribuir para que eles tratem de forma rápida e assertiva seus gargalos internos, eles seguem desenvolvendo soluções de impacto e colocando sua atuação a serviço do mundo.

Case 3

Nome da empresa cliente
Empresa familiar de crédito público CDE, médio porte, 26 anos de mercado.
Setor do cliente
Financeiro
Duração do serviço/projeto
Abril/2022 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
As duas gerações da família envolvidas no negócio entenderam que gostariam de ampliar sua atuação no sentido de devolver para a sociedade mais valor do que apenas pelas suas soluções e serviços. A história, os valores e a essência da família foram revisitados, pessoas e organizações inspiradoras foram ouvidas, e com isso foi desenvolvido o Manifesto de Impacto da família. A partir da ampliação de entendimento de todos os pontos do manifesto, iniciou-se o desenho do modelo e a estratégia de impacto do negócio. Por fim, está sendo desenvolvido um protótipo de modelo de ação voltado para a educação.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O Manifesto de Impacto da família direcionou o desenho de um modelo de impacto do negócio no sentido de maximizar ideias, soluções e impactos positivos relacionados à educação na base da pirâmide, o público CDE, que é o público-alvo do negócio desde o início.

Inovação aberta com negócios de impacto

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Identificação de agendas estratégicas da empresa integradas à agenda de impacto: definição dos desafios que serão lançados ao mercado, busca e seleção de negócios de impacto, aceleração de negócios de impacto ou programas de mentoria, execução de programas de cocriação e desenvolvimento de parcerias com negócios de impacto e implementação de estratégias de financiamento/investimento nas startups (CVC).
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Articulação de projetos de longo prazo para desenvolvimento territorial. Oferecemos diferentes metodologias de facilitação estruturada e cocriação para capacitar grupos empresariais médios e grandes a ampliar o entendimento e a prática de seus valores, princípios e visão e a avançar para uma atuação mais protagonista e de maior impacto social, ambiental e cultural positivo nos territórios onde atuam. Para isso, articulamos uma grande rede de stakeholders que atuará pelo sonho coletivo de futuro da região, tendo como alavanca, âncora e anfitriã a média ou grande empresa da localidade.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Desenvolvimento da lógica de criação de valor compartilhado para desenvolvimento territorial ou da cadeia de produção do negócio (stakeholders).

Case 1

Nome da empresa cliente
Grupo Cornélio Brennand
Setor do cliente
Grupo econômico: energia, vidros planos, desenvolvimento imobiliário e cimento
Duração do serviço/projeto
De março/2021 a julho/2021
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Criação de articulações econômicas para valorização cultural da sociedade e da biodiversidade local, fortalecimento dos negócios para impacto positivo e incentivo a empreendedores para desenvolver estratégias de impacto e atração de fluxo de capital para o projeto e os negócios.

Case 2

Nome da empresa cliente
Fundação Grupo Boticário
Setor do cliente
Conservação da biodiversidade
Duração do serviço/projeto
De fevereiro/2021 a abril/2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Jornada de desenvolvimento com negócios de impacto para captar investimentos potencializando o impacto socioambiental. Empreendedores revisitaram propósito, missão, visão e valores e desenvolveram análise FOFA, realinhando seu posicionamento estratégico. Na etapa final, participaram da banca avaliadora e se candidataram a receber capital semente ou investimento. Resultados: estruturação da empresa, fortalecimento do empreendedor para entrada na plataforma de investimentos/capital semente, aumento da potência do negócio, clareza, foco e posicionamento de mercado.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Maior número de projetos focados na conservação da Mata Atlântica, geração de renda por crescimento dos negócios e fortalecimento de comunidade de negócios visando a conservação da mata.

Case 3

Nome da empresa cliente
Fundação Grupo Boticário
Setor do cliente
Conservação da biodiversidade
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2022 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Projeto criado para aportar maior número de empresas e investidores no Programa Territórios Regenerativos. Agente local com objetivo de identificar, atrair e apoiar os negócios para concretizar seus impulsos em atividade que promova impacto positivo (econômico, ambiental, social e cultural). Contexto: originação – conversar com prospects para mapear negócios de preservação da biodiversidade e soluções baseadas na natureza. Resultados: 63 novos negócios contatados e 32 conversas de negócios com fichas de inscrições enviadas para adesão aos programas.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Maior número de empresas engajadas no sonho coletivo de conservação da Grande Reserva da Mata Atlântica, com mudança em seu modelo de negócios ou práticas que endereçam os assuntos relativos a impacto social, econômico e ambiental do território.