Artemisia

Sobre

Organização pioneira no apoio a negócios de impacto no Brasil, tem como missão potencializar negócios que criem soluções para problemas sociais ou ambientais e provoquem impacto positivo por meio de sua atividade principal. Para isso, lidera iniciativas de fortalecimento a negócios de impacto – via programas de aceleração, pilotos de inovação aberta e articulação de investimento de impacto –, conecta grandes empresas ao universo dos negócios de impacto e desenvolve conhecimentos sobre o tema.

Caminhos

Atuação em rede / Estratégia de iniciativas e práticas / Inovação aberta com negócios de impacto

Ficha Técnica

Principais clientes

Meta, Gerdau, Votorantim, Vedacit, Tigre, Lenovo, Natura, Coca-Cola, Volkswagen e Accenture

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Atuação em rede

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Atuação em movimentos, redes e coalizões em torno de temáticas de impacto positivo
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Sim, temos coalizões focadas em temas/setores.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Desde 2018, a Artemisia tem atuado em estruturas de coalizão para trabalhar temas estruturantes e de alto impacto para o Brasil, contemplando apontamento de oportunidades para geração de impacto social e ambiental alinhado aos interesses das grandes empresas, construção de estratégias, operacionalização das estratégias, gestão de governança e comitês de troca de conhecimento entre os parceiros apoiadores (com outras grandes empresas).
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Há, para algumas empresas, um desafio de entender onde e como atuar. Os benefícios estratégicos são recomendação e direcionamento de atuação na geração de impacto via negócios. Além do desenho da estratégia, também realizamos planejamento e execução tática e mensuramos os impactos gerados.
Qual o impacto socioambiental positivo gerado pelos serviços?
Impacto na ponta por meio de produtos ou serviços inovadores criados por negócios de impacto dentro dos temas/focos das coalizões, como saúde, moradia e inclusão produtiva (geração de emprego e renda).

Rede 1

Nome da empresa cliente
Coalizão em Atenção Primária à Saúde
Resumo e resultados do projeto
Realizada em parceria com a Umane e com apoio do BID e do Instituto Arapyaú. Focada em atenção primária, para trazer mais acesso e qualidade para todos(as) os(as) brasileiros(as), especialmente os(as) que dependem do SUS. União da visão de todos os parceiros sobre os desafios APS no Brasil, mapeamento de inovações, seleção das com mais potencial e teste de produto em campo.

Rede 2

Nome da empresa cliente
Coalizão pela Habitação
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Estratégia realizada em parceria com Gerdau, Votorantim, Tigre e Vedacit, dedicada a negócios relacionados ao tema da habitação. Construção de uma visão de desafios e oportunidades para fomento de NIS no tema. União de esforços para identificação e impulsionamento de negócios.

Rede 3

Nome da empresa cliente
Coalizão pela Inclusão Produtiva
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Estratégia realizada em parceria com Accenture, Meta, Potencia Ventures, Instituto XP, B3 Social, Fundação Casas Bahia, Fundação Tide Setubal, Fundação Arymax, Humanize e Lenovo Foundation focada em um dos principais desafios do País, que é a geração de emprego e renda. Resultados: capacitação de milhares de micro e nanoempreendedores de todo o Brasil.

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, Criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, Criação de estratégia de investimento social privado
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Somos uma organização da sociedade civil, e nossa missão é a geração de impacto social ou ambiental através de negócios. Dentro desse foco, vemos as grandes empresas como parceiras potenciais para amplificar o impacto. Oferecemos um serviço customizado através de análises de oportunidade entre o core business e/ou temas de impacto de interesse das grandes empresas e nosso olhar de desafios e necessidades de transformação para o Brasil. Somos proativos na relação com as grandes empresas, aproximamo-nos, apresentamos a visão e desenhamos as estratégias, além de operacionalizá-las.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: O principal desafio é entender onde estão as oportunidades para geração de impacto através de negócios dentro de seu core business e/ou temas de interesse. O benefício estratégico é que ajudamos as grandes empresas nessa leitura de oportunidade e na construção de uma estratégia.

Case 1

Nome da empresa cliente
Gerdau
Setor do cliente
Habitação
Duração do serviço/projeto
De 2018 a 2022
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Levantamento de dores e oportunidades para novos negócios com impacto voltados para a moradia e 64 negócios acelerados em diversos eixos, como moradia acessível, crédito para moradia, regularização fundiária, entre outros. Famílias beneficiadas na ponta pelas soluções dos negócios.

Case 2

Nome da empresa cliente
Natura
Setor do cliente
Bem Estar (ODS 2 e 3), Biodiversidade (ODS 13), Economia da Floresta em Pé (ODS 9 e 12), Educação para o Futuro (ODS 4) e Infraestrutura Sustentável (ODS 6, 7 e 11).
Duração do serviço/projeto
2017
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A Natura tem como objetivo de negócio a preservação da natureza. Desenhamos para a empresa uma estratégia focada na preservação da Amazônia por meio da identificação e do fomento de modelos de negócios de impacto socioambiental presentes na região prioritária de atuação da empresa (região Norte). Como resultado, a empresa teve acesso a um mapeamento do ecossistema local (na visão de potencial empreendedor – suas oportunidades e desafios), além de prospecção de negócios potenciais para parceria.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Entendimento de oportunidades para geração de impacto na região por meio de negócios locais e fortalecimento de 17 negócios do Pará e do Amazonas. Familias/pessoas beneficiadas pelas soluções na ponta.

Case 3

Nome da empresa cliente
Facebook/Meta
Setor do cliente
Tecnologia
Duração do serviço/projeto
De 2018 a 2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Desenhamos uma estratégia de geração de impacto social/ambiental para o Brasil, a “aceleradora Estação Hack”, focada na identificação e no fomento de soluções de negócios que utilizavam dados para geração de impacto. Criamos uma tese de eixos de oportunidade no uso de dados (tema relacionado ao negócio da empresa) e desafios de país, desenhamos a estratégia e operacionalizamos.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
55 startups apoiadas e pessoas beneficiadas pelas soluções desses negócios na ponta em diversos setores/temas críticos para o Brasil.

Inovação aberta com negócios de impacto

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Identificação de agendas estratégicas da empresa integradas à agenda de impacto: definição dos desafios que serão lançados ao mercado, busca e seleção de negócios de impacto, aceleração de negócios de impacto ou programas de mentoria, implementação de pilotos de soluções de negócios de impacto, execução de programas de cocriação e desenvolvimento de parcerias com negócios de impacto e implementação de estratégias de financiamento/investimento nas startups (CVC).
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Temos programas de inovação aberta para o setor privado e para o setor público. No privado, com grandes empresas, destacamos aqui um programa recém-lançado com a Fundação Grupo Volkswagen.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Gerar impacto socioambiental, tendo as grandes empresas como plataforma. Os benefícios são: alavancar o crescimento dos negócios via acesso ao mercado, conhecimento de mercado, financiamento etc. E, para as grandes e médias empresas, o benefício é inovação e geração de impacto em maior escala.

Case 1

Nome da empresa cliente
Fundação Grupo Volkswagen
Setor do cliente
Mobilidade urbana
Duração do serviço/projeto
De 2022 a 2023
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Os negócios terão acompanhamento individualizado, acesso a mentores(as) e especialistas do setor, potenciais parceiros(as) e até R$ 75 mil para investir no piloto, permitindo a melhoria do acesso e da locomoção pela cidade, promovendo equidade social e/ou atuando de maneira ambientalmente responsável.

Case 2

Nome da empresa cliente
Caixa Econômica Federal
Setor do cliente
Financeiro
Duração do serviço/projeto
De 2018 a 2019
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
O Desafio de Negócios de Impacto Social: Educação Financeira e Serviços Financeiros para Todos foi uma iniciativa correalizada pela CAIXA e pela Artemisia, e teve como objetivo buscar, apoiar (com mentoria e apoio financeiro) e validar negócios de impacto social com soluções escaláveis e inovadoras que promovessem (i) educação financeira e (ii) produtos e serviços financeiros adequados às necessidades das pessoas de menor renda, especialmente beneficiários dos programas Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família. www.artemisia.org.br/desafiocaixa/
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O projeto potencializou uma nova geração de soluções/negócios que atendessem às necessidades da população de menor renda no Brasil. Mais de 400 soluções foram mapeadas, e 5 negócios de impacto foram selecionados e tiveram suas soluções testadas em campo, em áreas de atuação e interesse da Caixa.

Acesso a capital