Sistema B

Sobre

O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, pela divulgação e pela promoção local de todo o movimento B em todo o País e na América Latina. O Movimento Global de Empresas B foi criado em 2006, nos Estados Unidos, com objetivo de redefinir o sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta.

Caminhos

Atuação em rede / Inclusão de impacto positivo na atividade principal / Mensuração, reporte e certificação

Ficha Técnica

Principais clientes

Natura, Nespresso, Reserva, Movida, Clearsale, Mãe Terra, Cia. Hering, Danone, Fazenda da Toca e Yunus Negócios Sociais.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Atuação em rede

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Atuação em movimentos, redes e coalizões em torno de temáticas de impacto positivo, Engajamento em pactos e/ou compromissos públicos.

Rede 1

Nome da empresa cliente
NET Zero 2030
Resumo e resultados do projeto
Mais de 1.800 empresas B se comprometeram publicamente a acelerar a redução de suas emissões de carbono até 2030, e não até 2050, conforme estabelecido no Acordo de Paris, em 2015. Busca-se, assim, impedir que a temperatura do planeta suba mais de 1,5 ºC, de acordo com o limite definido pela comunidade científica para evitar os piores impactos sociais e ambientais. Algumas empresas B comprometidas são: Patagonia, Davines, All Birds, Intrepid Travel, The Body Shop, Natura, Ecoalf e The Guardian, entre outras.

Inclusão de impacto positivo na atividade principal

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação e revisão do modelo de negócio com impacto na atividade principal (core business); Criação e revisão de produtos/serviços/unidades de negócio que geram impacto positivo integrado ao negócio.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Caminho+B – Programa para apoiar empresas individualmente a medir seu impacto positivo. O apoio consiste em: sensibilização; suporte no preenchimento da BIA (Avaliação de Impacto B) junto à empresa, facilitado pela equipe de especialistas do Sistema B; análise de resultados; apresentação de um plano de melhorias e benchmarks inspiradores para a empresa.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Programa de medição de impacto social e ambiental com base na ferramenta de impacto B rumo a uma economia mais inclusiva e sustentável. Apoiar a empresa no diagnóstico de impacto socioambiental, bem como de oportunidades e gaps do negócio para um plano de melhorias com base na ferramenta B. Apresentar benchmark de empresas da indústria/setor para sensibilização e inspiração. Apoiar na estratégia de geração de valor do negócio baseado na coconstrução de um plano de ação concreto de melhorias.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Tomar uma decisão para seguir essa nova direção de impacto e engajar todas as lideranças envolvidas, para que possam disponibilizar os elementos necessários para que a coconstrução aconteça.

Case 1

Setor do cliente
Engenharia e construção
Duração do serviço/projeto
De janeiro/2021 a setembro/2021
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Comprometimento com as questões sociais e ambientais, transparência e responsabilidade empresarial. Trabalhando o propósito de gerar impacto positivo em nossas operações alinhados com a crença da empresa: com simplicidade e cooperação, criamos um mundo melhor.

Case 2

Setor do cliente
Vestuário
Duração do serviço/projeto
De março/2022 a julho/2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Apoio à empresa no diagnóstico de impacto socioambiental, bem como de oportunidades e gaps do negócio para um plano de melhorias com base na ferramenta B. Reunião de benchmarks para sensibilização e inspiração e na estratégia de geração de valor do negócio baseado na coconstrução de um plano de ação.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Projeto de sustentabilidade para implementar práticas para conseguir impactar o mundo e construir valor para o meio ambiente, as empresas e a sociedade. Construção de um relatório de maturidade ESG para a empresa e de um plano de ação para implementação de melhorias baseadas na avaliação de impacto B da empresa.

Mensuração, reporte e certificação

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto da empresa, mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto de iniciativas executadas, certificação de atuação com impacto positivo, apoio no preparo e adequação para obter certificações, elaboração de reportes de sustentabilidade com dimensão de impacto e avaliação de aspectos ESG de fornecedores/investimentos/cadeia de valor.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
A certificação como empresa B é uma revisão detalhada de todas as áreas de sua empresa. Ela revela em quais temas seu negócio já se destaca e identifica os possíveis pontos de melhoria na tomada de decisão estratégica, contribuindo para uma gestão mais transparente e responsável a longo prazo.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:A certificação como empresa B se preocupa em acompanhar e medir fatores que vão além do desempenho econômico do negócio, levando em consideração, acima de tudo, o desempenho social e ambiental que a empresa gera no curso de sua operação. Para isso, utilizamos a Avaliação de Impacto B (BIA), ferramenta gratuita, on-line e exclusiva que permite analisar e acompanhar a evolução da performance de sua empresa de acordo com os mais altos padrões de desempenho e impacto positivo reconhecidos pelo mercado.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Permitir à empresa um papel mais ativo e com maior capacidade de gestão frente aos impactos na sociedade e no meio ambiente, trazendo a responsabilidade e a transparência relacionadas ao impacto socioambiental. Entendimento organizacional da relevância. Engajamento das lideranças.

Case 1

Nome da empresa cliente
Natura
Setor do cliente
Cosméticos e beleza
Duração do serviço/projeto
Dezembro/2014 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Sete modelos de negócios de impacto. Refere-se a temas que buscam refletir o DNA das empresas: Desenvolvimento de funcionários, Redução e remediação, Conservação de recursos, Conservação do solo e vida silvestre, Redução de toxinas e Processos de fabricação ecológicos e inovadores.

Case 2

Nome da empresa cliente
Reserva
Setor do cliente
Vestuário e acessórios
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2020 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A certificação como empresa B é uma revisão detalhada de todas as áreas de sua empresa. Ela revela em quais temas seu negócio já se destaca e identifica os possíveis pontos de melhoria na tomada de decisão estratégica, contribuindo para uma gestão mais transparente e responsável a longo prazo.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O grupo conta com a chancela do selo ABVTEX, que garante junto aos fornecedores uma atuação idônea e socialmente responsável. Destaque também para o uso de energia renovável e o uso crescente de matérias-primas orgânicas, pouco poluentes e recicladas. Hoje, 100% das camisetas gráficas da marca são de algodão orgânico e solas de tênis são feitas a partir do reaproveitamento de calçados antigos. Além disso, recentemente, a Reserva foi a primeira empresa brasileira a assinar o Fashion Industry Charter, compromisso assumido com a ONU para a neutralização total do carbono em seus processos até 2030.

Acesso a capital