Abissal

Sobre

Mentoria, consultoria e assessoria em ESG/sustentabilidade

Caminhos

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional / Inclusão de impacto positivo na atividade principal / Mensuração, reporte e certificação

Ficha Técnica

Principais clientes

NewInc, Trinus, Camino, ConnectFARM, Sicoob CrediRural, Lundin Mining, Sousa Andrade, FR Incorporadora, Todos Projetos.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Formação de lideranças e colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto, Desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
“Nossa metodologia, o ESG Journey, inicia-se pela formação do Comitê ESG, o qual requer a presença de líderes estratégicos do negócio para que a macroestratégia empresarial seja estabelecida para, posteriormente, banhar as áreas táticas e operacionais da empresa, de forma a fomentar os valores de sustentabilidade na cultura organizacional do negócio. Após a formação do elenco definido para o comitê, há um treinamento desses membros, tanto para o nivelamento do conceito de ESG/sustentabilidade quanto a respeito da função desse comitê dentro da companhia. Esse treinamento é feito em três horas.”
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
“Os desafios dizem respeito à necessidade do negócio de se alinhar com padrões de certificação e/ou exigências do mercado e stakeholders. O principal benefício é a identificação de sua vocação natural em ESG e a definição dos pontos focais de sua atuação, bem como as métricas a serem mensuradas.”

Case 1

Nome da empresa cliente
Sicoob Credi Rural
Setor do cliente
Crédito ao setor agropecuário
Duração do serviço/projeto
Outubro/2021 – em andamento
Resumo e resultados do projeto
O Siccob Credi Rural contratou o nosso ESG Journey com duração de nove meses. O diagnóstico intencional foi executado e finalizado em março de 2022. Plano estratégico elaborado. Implantação das atividades sendo iniciadas em maio de 2022. As métricas já foram definidas, e os KPIs, elencados. O trabalho de comunicação interna está sendo realizado, e o relatório dessa atividade (diagnóstico, plano estratégico e implantação) será entregue em agosto de 2022. As atividades que estão sendo implementadas terão suas métricas medidas em médio prazo (nos próximos dois anos).
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Nivelamento do entendimento da liderança (com participação do presidente) realizado sobre foco de atuação da cooperativa. Plano estratégico construído junto à liderança interna com 14 membros estratégicos no Comitê ESG.

Case 2

Nome da empresa cliente
Soul Baru
Setor do cliente
Indústria
Duração do serviço/projeto
De agosto/2019 a fevereiro/2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
“A empresa foi fundada com o propósito de colocar no mercado um produto que promova saúde a partir de fruto específico do cerrado brasileiro, porém, a gestão da empresa, recém-formada e com equipe muito nova, não tinha o nivelamento necessário na equipe a respeito de impacto positivo. A Abissal foi contratada para assessorar esse nivelamento conceitual no primeiro semestre de atividade da empresa. Essa orientação levou as fundadoras à conclusão de que poderiam buscar a certificação B.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Um produto de alta qualidade e funcionalidade para a saúde do público usuário. Uma gestão interna inclusiva para os colaboradores. Um programa de treinamento e de remuneração diferenciados aos terceirizados catadores de baru nas pequenas propriedades particulares em fazendas do interior de Goiás.

Case 3

Nome da empresa cliente
Fazenda da Mata Orgânicos
Setor do cliente
Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto
De fevereiro/2017 a setembro/2019
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
É uma Empresa B Certificada, título conquistado com nosso trabalho. A FDM produz hortaliças e legumes orgânicos em escala, atendendo Carrefour e outros grandes distribuidores em Goiás e no Distrito Federal. Está se preparando, atualmente, para a exportação de seus produtos, dando início também na produção de frutas com os mesmos critérios. A empresa tem uma cultura sólida e bem propagada internamente para o desenvolvimento sustentável via produção de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O programa de contratação inclusiva para mulheres em situação vulnerável é fruto do trabalho de consultoria da Abissal. Há também um programa de produção familiar no qual os colaboradores têm a opção de produzir com maior lucratividade para a venda direta dos produtos, nas áreas da FDM.

Inclusão de impacto positivo na atividade principal

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação e revisão de produtos/serviços/unidades de negócio que geram impacto positivo integrado ao negócio.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Mentoria e consultoria em ESG/sustentabilidade para a liderança do negócio. Temos reuniões frequentes com os gestores (neste caso, com os fundadores da empresa) para orientar a tomada de decisões sobre seus produtos em torno da sustentabilidade. É um trabalho que compõe outras pautas nossas com esse cliente, porém, com este foco estratégico específico, apenas para os sócios fundadores do negócio.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Os desafios das empresas se referem ao alinhamento estratégico do negócio com padrões ESG exigidos pelo mercado. Alguns buscam certificações específicas e outros, melhores relações com a cadeia de fornecimento e/ou os clientes.

Case 1

Nome da empresa cliente
NewInc Incorporadora
Setor do cliente
Engenharia e construção
Duração do serviço/projeto
Setembro/2009 – em andamento.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Um produto imobiliário que tem gestão de resíduos, água e energia no condomínio. Menos custo ao usuário final, atividades educacionais internas e padrões de dispositivos que minimizam os custos do condomínio e da taxa administrativa. A obra tem gestão de pessoas com educação para os colaboradores.

Case 2

Nome da empresa cliente
NewInc Incorporadora
Setor do cliente
Engenharia e construção
Duração do serviço/projeto
Setembro/2009 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
“O trabalho da Abissal dentro da NewInc foi mais intenso entre 2012 e 2015. Foi feita a consultoria para estratégia do negócio, e, a partir daí, uma assessoria para colocar em prática as estratégias definidas. Em 2014, tornou-se uma Empresa B Certificada, conquistando outros reconhecimentos. No mesmo ano, lançou seu primeiro produto imobiliário com padrões de sustentabilidade, o Terra Mundi, que já tem quatro condomínios entregues e mais três em andamento. A mídia espontânea das publicações e dos eventos para os quais a NewInc foi convidada soma mais de 1,2 milhão de reais. Atendemos a NewInc até hoje.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Junto à Abissal, a empresa elaborou um programa de doação de casas a partir da economia resultante da gestão de água, energia e resíduos em seus canteiros de obra. Já foram doadas 16 casas, desde 2013. Não há caçambas de entulho nas obras, devido à exemplar gestão de resíduos.

Mensuração, reporte e certificação

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Certificação de atuação com impacto positivo
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Consultoria para alinhamento estratégico com certificações específicas do setor em gestão responsável para sustentabilidade. Além de uma consultoria para a alta gestão do negócio, fazemos a implantação e o monitoramento das atividades, de forma a garantir o alinhamento e medir as melhorias, visando futuras submissões a certificações e selos específicos.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Que a estratégia estabelecida junto à liderança seja implantada com o rigor necessário para o avanço das métricas. Os desafios das empresas se referem ao alinhamento estratégico com exigências mercadológicas, seja para exportação, melhoria na cadeia produtiva ou melhora no relacionamento com os clientes.

Case 1

Nome da empresa cliente
Social Bank
Setor do cliente
Financeiro
Duração do serviço/projeto
De novembro/2017 a dezembro/2018
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Equipe interna muito bem alinhada, com padrões de inclusão, engajamento e participação dos colaboradores.

Case 2

Nome da empresa cliente
ConnectFARM
Setor do cliente
Tecnologia para o agronegócio
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2018 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Alinhamento com Certificação B em andamento, provável submissão em dezembro de 2022. Diretoria envolvida plenamente nas decisões estratégicas e envolvimento intenso dos colaboradores. A cultura da empresa já é alinhada com sustentabilidade, é uma startup do agronegócio e tem visão inovadora para o mercado.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A empresa conhecia a Certificação B muito superficialmente. O trabalho da Abissal lá dentro fez da empresa, além de certificada, uma grande conhecedora e propagadora da certificação, motivando alguns clientes e outros players do agronegócio diretamente envolvidos com eles a se interessar.

Case 3

Nome da empresa cliente
Camino Education
Setor do cliente
Educação
Duração do serviço/projeto
De abril/2020 a abril/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Alinhamento estratégico com Certificação B. A empresa requereu da Abissal um alinhamento de lapidação estratégica com certificação que já vinha pleiteando. Após tentativa solo sem sucesso, procurou nossa consultoria para revisão de sua submissão e entender onde deveria fazer ajustes capazes de saldar sua necessidade de aumento de pontuação. Após nossa intervenção, os ajustes foram identificados, e o plano está em andamento, com submissão prevista para dezembro de 2022.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Alinhamento do público interno com padrões de sustentabilidade, nivelamento de entendimento e engajamento dos colaboradores. Produto da empresa lapidado para educação de seu público final com valores ESG inclusos em suas pautas para daqui em diante.