A Yunus Negócios Sociais é uma das empresas pioneiras, local e globalmente, no segmento de investimento de impacto e empreendedorismo social. Foi cofundada pelo Nobel da Paz Professor Muhammad Yunus há mais de dez anos, e, desde então, tem atuado em duas frentes principais: 1) Inovação social corporativa com serviços oferecidos para grandes empresas como venture building, inovação aberta e procurement de impacto; 2) Financiamento de negócios sociais, juntamente com apoio não financeiro.
Caminhos
Acesso a capital / Inclusão de impacto positivo na atividade principal / Inovação aberta com negócios de impacto
Ficha Técnica
Principais clientes
Ambev, Itaú, Natura, Raia Drogasil, Sanofi, Sovema, Neo Química, Hypera Pharma, Reckitt Benckiser e Grupo Boticário.
Inclusão de impacto positivo na atividade principal
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Criação e revisão de produtos/serviços/unidades de negócio que geram impacto positivo integrado ao negócio.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual? Temos uma área dedicada a apoiar grandes empresas na criação de negócios sociais corporativos, sejam produtos, serviços ou canais. Nosso foco é desenvolver soluções que usem a expertise da companhia e que olhem para um problema social ou ambiental relevante, alavancando seu core business.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho Desconhecimento sobre baixa renda e os contextos estruturantes de problemas sociais, e como desenvolver as soluções para tal via modelos de negócios de impacto. Foco em resultados no curto prazo.
Case 1
Nome da empresa cliente Ambev
Setor do cliente Bebidas
Duração do serviço/projeto De 2018 a 2020
Resumo e resultados do projeto Criação de um novo produto (Água Ama), cujo lucro é 100% investido em projetos de acesso à água na região do semiárido nordestino.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto “Impacto auditado pela KPMG. No momento (junho de 2022), R$ 5,7 milhões foram investidos na região do semiárido. Mais de 339 mil pessoas foram beneficiadas até o momento. Mais detalhes: https://www.ambev.com.br/ama/.”
Case 2
Nome da empresa cliente Grupo Boticário
Setor do cliente Cosméticos
Duração do serviço/projeto Em andamento. O objetivo é desenvolver um novo modelo de negócios, em formato de serviço, para impactar a vida de 1 milhão de mulheres até 2025.
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Ainda sem impacto (em fase de desenvolvimento da solução).
Case 3
Nome da empresa cliente Raia Drogasil
Setor do cliente Farmacêutica
Duração do serviço/projeto 2021-2023
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Em andamento. Criação de um negócio de impacto proprietário para Raia Drogasil com foco em levar acesso à saúde integral e preventiva para populações urbanas de baixa renda.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Ainda sem impacto (em fase de desenvolvimento da solução).
Inovação aberta com negócios de impacto
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Identificação de agendas estratégicas da empresa integradas à agenda de impacto: definição dos desafios que serão lançados ao mercado, busca e seleção de negócios de impacto, aceleração de negócios de impacto ou programas de mentoria, implementação de pilotos de soluções de negócios de impacto e execução de programas de cocriação e desenvolvimento de parcerias com negócios de impacto.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual? Gestão de contratos e parcerias, criação e gestão de ecossistemas de inovação para impacto social, desenvolvimento de fornecedores e gestão e acompanhamento de portfólio.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Inovação Aberta e Procurement de Impacto Socioambiental
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Conexão com ESG e impacto social, inovação interna, engajamento de colaboradores, novas oportunidades de negócio, posicionamento de marca, enquadramento a forças externas, eficiência ambiental e inclusão social.
Case 1
Nome da empresa cliente Neo Química
Setor do cliente Farmacêutica
Duração do serviço/projeto 2019-2021
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Quatorze negócios de impacto acelerados no setor de atenção à saúde primária e à longevidade.
Case 2
Nome da empresa cliente Azeite Andorinha – Sovena
Setor do cliente Alimentação
Duração do serviço/projeto 2021-2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Primeiro programa de relacionamento do grupo Sovena Brasil com negócios de impacto e com startups. Impulsionou o lançamento de um produto social da marca Andorinha. Todo o lucro gerado será reinvestido em negócios de impacto no acesso à alimentação. Impacto relevante na visibilidade da marca, principalmente no Nordeste.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Seis negócios de impacto em acesso a alimentação saudável acelerados, todos com operação no Nordeste, a região mais afetada pela insegurança alimentar.
Case 3
Nome da empresa cliente Klabin
Setor do cliente Indústria de papel
Duração do serviço/projeto Dois meses
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Avaliação de negócios de impacto como potenciais fornecedores da Klabin. Facilitação da contratação e set up das parcerias.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Aumento do volume de aparas de papel e cartão para reciclagem junto a organizações com potencial de impacto positivo no trabalho com catadores.
Acesso a capital
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Apoio na estruturação veículos financeiros (dívida ou investimento) para financiar iniciativas (próprias, externase/ou da cadeia de valor) comprometidas com a geração de impacto positivo;
Apoio na estruturação veículos financeiros (filantropia) para financiar iniciativas (próprias, externas e/ou da cadeiade valor) comprometidas com a geração de impacto positivo;
Apoio na emissão de títulos, dívidas e outros instrumentos financeiros atrelados a metas ESG/de sustentabilidade/geração de impacto positivo (pareceres independentes, certificações).
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:– Prestação de serviços de consultoria de “impact investing as a service” que incluir todo o conhecimento de originação até gestão de portfólio para diferentes tipos de veículos financeiros para organizações do segundo e terceiro setor.
– Estruturação de programas de aceleração e apoio a negócios de impacto que incluem capacitação, mentoria e acesso a doações.
– Elaboração de pareceres de segunda opinião para emissão de títulos de crédito, tais como debêntures com impacto social.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: No caso de elaboração de veículos de investimento, os principais desafios são: (i) valor do investimento para estruturar um veículo que seja minimamente escalável; (ii) processo comercial de longo prazo; (iii) por muitas vezes a solicitação do contratante é focada em uma causa muito nichada que não possui originação de ativos suficiente.
Case 1
Nome da empresa cliente AISCE – Associação de Intercâmbio Sociocultural e Empresarial Brasil Colômbia
Setor do cliente Educação
Duração do serviço/projeto De agosto/2021 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto R$ 440 mil foi captado na plataforma. A empresa selecionada chamada FazGame vai poder implementar o projeto educacional de melhoria de habilidades gramaticais para mais de 4 mil estudantes do Ensino Fundamental II de escolas públicas.
Case 02
Nome da empresa cliente Provi e Vert Capital
Setor do cliente Educação/Financeiro
Duração do serviço/projeto Julho/2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Elaboração de um parecer de segunda opinião a respeito da emissão de debêntures com impacto social da securitizadora Vert-Provi.
Foram feitos 3 relatórios a respeito de 3 emissões, sendo a última no valor de R$ 75 milhões, em julho de 2022.
A empresa Provi já financiou diretamente mais de 130 mil alunos do ensino profissionalizante, sendo 80% dos estudantes provenientes de classes C, D e E.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto O parecer possibilitou a captação de recursos com investidores tradicionais interessados na pauta de ESG e Impacto Social.