WeFlow

Sobre

Empresa B de consultoria, treinamento e experiências nas áreas de ESG, impacto social, liderança consciente e cultura de impacto.

Caminhos

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional / Estratégia de iniciativas e práticas / Inclusão de impacto positivo na atividade principal / Inovação aberta com negócios de impacto / Mensuração, reporte e certificação

Ficha Técnica

Principais clientes

Fundação Grupo Boticário, Wickbold, Weleda, La Violetera, B-lab, Mude, Nita Alimentos, Construtora Laguna e Vapza.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Formação de lideranças e de colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto, Desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto, Criação e implementação de programas de intraempreendedorismo com foco em desenvolvimento humano.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Mentoria/coaching com foco em liderança consciente para sustentabilidade; Programas de voluntariado corporativo focados no desenvolvimento de competências para impacto positivo; Experiências de impacto: viagens imersivas personalizadas de cinco ou mais dias, com foco na descoberta de diferentes ecossistemas de impacto em todo o mundo – uma combinação de aprendizagem experiencial e desenvolvimento de liderança consciente para os participantes e oportunidade de parcerias para os empreendedores locais. Também organizamos retiros e bootcamps focados em processos de facilitação para grupos (profissionais, estudantes ou indivíduos). Alguns dos temas que abordamos são: impacto social, inovação social, sustentabilidade, ESG e desenvolvimento de liderança consciente.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Liderança Consciente > workshops, palestras, programas (também in-company), imersões e retiros. Cultura de Impacto > consultoria e treinamento para cocriar e implementar a mentalidade e as habilidades para sustentabilidade e bem-estar nas organizações. Soul > programa de desenvolvimento pessoal e coletivo para aqueles que buscam uma jornada de autoconhecimento e transformação de impacto, inspirado nas dimensões do movimento de empresas B.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
O principal desafio é a dificuldade de implementar sustentabilidade/ESG, pois, sem uma liderança e cultura de impacto, não existe aderência dessa pauta dentro da empresa. Dessa forma, além de contribuir para essa implementação, esses serviços contribuem para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Case 1

Nome da empresa cliente
SENAC
Setor do cliente
Educação
Duração do serviço/projeto
De abril/2021 a agosto/2021
Resumo e resultados do projeto
Programa “Soul” (in-company), na época, com o nome de “Pessoa B”. Desenvolvimento de liderança consciente para 30 profissionais da organização. Esses líderes, além de atuar de forma mais consciente e focada no impacto positivo, replicaram os conhecimentos em suas respectivas equipes.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Capacitação de 30 líderes conscientes para a sustentabilidade. https://weflow.global/soul/

Case 2

Nome da empresa cliente
La Violetera
Setor do cliente
Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto
De abril/2021 a julho/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Workshop sobre ESG e certificação B; Workshop de liderança e cultura B; Diagnóstico inicial das ações de impacto socioambiental; Preenchimento da plataforma de avaliação da certificação B; Plano de ação com foco na pontuação e ações da certificação B e estratégia de impacto/ESG.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Revisão e redesenho da estratégia ESG de toda a empresa, vinculada à estratégia de negócio, com implementação de novo modelo de impacto; preenchimento do B Impact Assessment com foco na certificação B; programa de Formação de Cultura e Liderança B na La Violetera.

Case 3

Nome da empresa cliente
Construtora Laguna
Setor do cliente
Construção civil
Duração do serviço/projeto
De março/2021 a abril/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Programa “Soul” (in-company), na época, com o nome de “Pessoa B”. Desenvolvimento de liderança consciente para 24 profissionais da organização. Esses líderes, além de atuar de forma mais consciente e focada no impacto positivo, replicaram os conhecimentos em suas respectivas equipes.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Capacitação de 24 líderes conscientes para a sustentabilidade. https://weflow.global/soul/

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, criação de estratégia de investimento social privado, definição de matriz de materialidade, definição de metas de sustentabilidade, criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa e estruturação de área de RSE/sustentabilidade ou correlatas.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Estratégia ESG > solução completa de uma estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) de impacto positivo em uma organização. Seus três pilares fundamentais são: i) o alinhamento e a integração entre o negócio e o impacto socioambiental; ii) o incentivo à formação de uma cultura e de uma liderança para o ESG; e iii) a transparência em termos de compliance e avaliação de impacto. ESG Flow > implementação mensal da estratégia ESG.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Cada vez mais, as empresas estão sendo cobradas por investidores, clientes e consumidores sobre a agenda ESG, e muitas vezes não sabem como estruturar essa agenda. Nesse sentido, nossos serviços de ESG apoiam as empresas para i) diagnóstico, ii) estratégia, iii) implementação, iv) avaliação e v) reporte de ESG.

Case 1

Nome da empresa cliente
Vapza Alimentos
Setor do cliente
Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto
Setembro/2021 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Obtenção de pontuação suficiente para requerer a certificação B (na lista de espera para verificação); construção da estratégia ESG; formação de comitê de impacto; elaboração de relatório ESG (a ser publicado pela empresa).

Case 2

Nome da empresa cliente
Construtora Laguna
Setor do cliente
Engenharia e construção
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2018 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Workshop sobre ESG e certificação B; Workshop de liderança e cultura B; Diagnóstico inicial das ações de impacto socioambiental; Preenchimento da plataforma de avaliação da certificação B; Plano de ação com foco na pontuação e nas ações da certificação B; Estratégia de impacto/ESG ; Suporte nas ações e projetos sociais com as comunidades próximas aos edifícios da empresa.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Implementação de estratégia ESG; alinhamento das ações e estratégias de impacto socioambiental, com desenvolvimento de novo modelo de impacto socioambiental interno e externo, tanto para a holding Sorrento como para a empresa Laguna Incorporadora e Construtora.

Case 3

Nome da empresa cliente
Construtora Rottas
Setor do cliente
Engenharia e construção
Duração do serviço/projeto
De outubro/2020 a maio/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Auxílio na elaboração de estratégia de impacto social; implementação de um instituto de responsabilidade social corporativo; definição de diretrizes de investimento social privado; recrutamento de profissional dedicada ao instituto; elaboração de um programa de voluntariado corporativo.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Formação jurídica de instituto de responsabilidade social corporativo; investimentos sociais em iniciativas de impacto; recrutamento de voluntários corporativos; reformas sociais; projeto “Arena Rottas” de construção de uma arena esportiva para jovens da comunidade do entorno.

Inclusão de impacto positivo na atividade principal

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação e revisão do modelo de negócio com impacto na atividade principal (core business) e criação e revisão de produtos/serviços/unidades de negócio que geram impacto positivo integrado ao negócio.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Estratégia ESG > solução completa de uma estratégia ESG de impacto positivo em uma organização. Seus três pilares fundamentais são: i) o alinhamento e a integração entre o negócio e o impacto socioambiental; ii) o incentivo à formação de uma cultura e de uma liderança para o ESG; e iii) a transparência em termos de compliance e avaliação de impacto.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Muitas empresas que contam com iniciativas de impacto socioambiental não contam com um alinhamento entre o core business e as ações. Nesse contexto, faz parte de nosso serviço Estratégia ESG garantir esse alinhamento e a integração para que as ações sejam perenes e efetivas.

Case 1

Nome da empresa cliente
Marina Linhares
Setor do cliente
Serviços
Duração do serviço/projeto
Novembro/2021 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Início do desenho de projetos de impacto que estejam alinhados ao core business da empresa (decoração e arquitetura); jornada rumo à certificação como empresa B; auxílio na elaboração de documentos e políticas socioambientais para integrar a sustentabilidade aos serviços que são prestados atualmente.

Case 2

Nome da empresa cliente
O Bosque Hostel
Setor do cliente
Hospedagem e turismo
Duração do serviço/projeto
De abril/2019 a junho/2019
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Proposta de programa de facilitação para o planejamento de impacto social d’O Bosque Hostel, considerando seu alinhamento com as diretrizes estratégicas da empresa, o histórico de ações sociais já realizadas e em realização e a demanda da organização para o impacto socioambiental.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A operação foi planejada desde seu início de maneira a considerar aspectos de sustentabilidade, especialmente aqueles utilizados pela certificação de empresas B. Dessa maneira, todo o core business foi pensado de modo a atender a esses critérios.

Case 3

Nome da empresa cliente
Anthor
Setor do cliente
Tecnologia
Duração do serviço/projeto
De fevereiro/2021 a abril/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Prestação de serviço de análise estratégica dos dados do impacto ESG da empresa Anthor para o desenvolvimento de uma narrativa, bem fundamentada em dados, do impacto socioambiental positivo da empresa.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A partir do trabalho realizado, foi constatado que o core business da empresa está diretamente relacionado a temas de impacto social.

Inovação aberta com negócios de impacto

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Busca e seleção de negócios de impacto, aceleração de negócios de impacto ou programas de mentoria e implementação de pilotos de soluções de negócios de impacto.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Fazemos a conexão de negócios sociais com as demandas de nossos clientes que estão estruturando ESG.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Algumas empresas desconhecem possíveis fornecedores e parceiros que sejam negócios de impacto.

Case 1

Nome da empresa cliente
Coalizão Flumen
Setor do cliente
Construção civil
Duração do serviço/projeto
Março/2022 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O projeto ainda está em andamento, mas a expectativa é que o impacto socioambiental gerado seja o da revitalização urbana de parte da Vila Bom Menino, com foco na construção civil, visto que a coalizão é formada por empresas dessa área.

Case 2

Nome da empresa cliente
Tintas Verginia
Setor do cliente
Construção civil
Duração do serviço/projeto
Novembro/2021 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Articulação de dois clientes da We.Flow, Tintas Verginia e Construtora Rottas, junto à iniciativa de impacto Sociedade Educativa Tanguá para a implementação do projeto Treinando pela Vida.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Desenvolvimento humano de crianças e adolescentes da comunidade do entorno, por meio do futebol (ensinando valores, disciplina e respeito através do esporte). Vídeo: https://drive.google.com/file/d/13Q-zh_D2OBofzPklAT1BLWWHm82aIyM8/view?usp=sharing

Mensuração, reporte e certificação

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto da empresa, mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto de iniciativas executadas, apoio no preparo e adequação para obter certificações, elaboração de reportes de sustentabilidade com dimensão de impacto e avaliação de aspectos ESG de fornecedores/ investimentos/cadeia de valor.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:“Avaliação e mensuração de impacto. Jornada Empresa B.”
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Empresas precisam avaliar e medir o impacto socioambiental. Ambas as soluções mencionadas atendem a essa demanda, tanto para projetos e programas sociais, quanto para a empresa como um todo (utilizando a avaliação de impacto B).

Case 1

Nome da empresa cliente
RAC Engenharia
Setor do cliente
Engenharia e construção
Duração do serviço/projeto
De 2019 a 2021
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Obtenção da certificação B. Construção da estratégia ESG

Case 2

Nome da empresa cliente
Tintas Verginia
Setor do cliente
Indústria
Duração do serviço/projeto
2021 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Acompanhamento mensal das ações de ESG com foco na certificação como empresa B. Até o momento, foram realizados: diagnóstico sobre as ações de impacto socioambiental; acompanhamento do preenchimento da plataforma de avaliação da certificação B; coconstrução da estratégia de impacto/ESG; suporte nas atividades socioambientais do Instituto Verginia e do programa Coleta Colorida.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Desenvolvimento humano de crianças e adolescentes da comunidade do entorno, por meio do futebol (ensinando valores, disciplina e respeito através do esporte). Vídeo: https://drive.google.com/file/d/13Q-zh_D2OBofzPklAT1BLWWHm82aIyM8/view?usp=sharing

Case 3

Nome da empresa cliente
NTT Data
Setor do cliente
Serviços
Duração do serviço/projeto
2019 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Workshop sobre ESG e certificação B; Diagnóstico inicial das ações de impacto socioambiental; Preenchimento da plataforma de avaliação da certificação B; e Plano de ação com foco na pontuação e ações da certificação B.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Revisão e redesenho da estratégia de impacto socioambiental de toda a empresa, vinculada à estratégia de negócio, com implementação de novo modelo de impacto. Preenchimento do B Impact Assessment com foco na certificação B na NTT Data Brasil.