Tri.bo

Sobre

Transformamos negócios sendo uma consultoria de cultura organizacional que entende que todo o desafio de negócio é um desafio de gente. Fazemos com que as pessoas se sintam no centro do negócio através da construção de uma conexão genuína e do alinhamento com o propósito e com os resultados. Nosso portfólio se divide em três frentes: Cultura, Desenvolvimento Humano e Gestão Consciente. Somos o braço de desenvolvimento de negócios da holding Grupo Anga, que empreende negócios conscientes.

Caminhos

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Ficha Técnica

Principais clientes

Sicoob, Sicredi, Johnson & Johnson, Hypera, Banco Votorantim, Natura e Movida.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Formação de lideranças e de colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto, Desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto, Criação e implementação de programas de intraempreendedorismo com foco em desenvolvimento humano.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), Consultoria em autogestão e gestão por impacto, Rituais e Artefatos.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Dentro da formação de lideranças e de colaboradores, temos: programas de desenvolvimento e de DEI, teambuildings, imersões, jogos organizacionais e desenvolvimento de liderança. Na frente de cultura, temos: investigação cultural, guia de cultura e experiências de disseminação da cultura (EDCs). Por fim, temos uma frente de gestão, com consultoria em autogestão, gestão por impacto e rituais e artefatos.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Os principais desafios endereçados são: engajamento e ativação cultural, alinhamento e coerência na liderança, desenvolvimento humano atrelado ao negócio e à visão de impacto e DEI, orientação do negócio a impacto e instrumentalização para o desenvolvimento organizacional voltado a impacto.

Case 1

Nome da empresa cliente
Central Sicredi PR/SP/RJ
Setor do cliente
Financeiro
Duração do serviço/projeto
De fevereiro/2021 a outubro/2022
Resumo e resultados do projeto
O Programa ODS 2030, nome do projeto realizado com o Sicredi PR/SP/RJ, consiste em uma jornada de formação de dois anos focada nos comitês de sustentabilidade das cooperativas, trazendo temas-chave e ferramentas a serem incorporados em sua estratégia, conectando o Pacto Global e a Agenda 2020 a cada realidade local.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Desdobramento prático e teórico para mais de 400 pessoas e 20 cooperativas de crédito, dentro de cada um dos 17 Objetivos pelo Desenvolvimento Sustentável firmado pela ONU no pacto global.

Case 2

Nome da empresa cliente
Sicoob
Setor do cliente
Financeiro
Duração do serviço/projeto
De 2018 a fevereiro/2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
O projeto DNA Sicoob tem o objetivo de resgatar o propósito do cooperativismo entre os colaboradores do Sicoob, criando maior conexão e engajamento à cultura do negócio e, consequentemente, aumentando o desempenho das cooperativas. A execução do projeto se deu por meio da facilitação de workshops que revivem os princípios do movimento cooperativista e o DNA do Sicoob, inicialmente em um formato imersivo presencial, e, a partir do contexto de pandemia, adaptado ao formato on-line. Foram realizadas mais de 70 turmas, com uma média de 25 pessoas por turma.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Ao ressignificar sua relação com o trabalho e focar em sua atuação para a geração de prosperidade nas comunidades onde a cooperativa está inserida, os colaboradores passam a se comportar como agentes de transformação local e utilizam os produtos e serviços da cooperativa para esse fim.

Case 3

Nome da empresa cliente
Sescoop Nacional
Setor do cliente
Educação
Duração do serviço/projeto
2019 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Há 20 anos, o Cooperjovem é desenvolvido pelo Sistema Cooperativista visando “formar protagonistas na construção de uma sociedade consciente, colaborativa e próspera”. Em 2019, a Tribo facilitou o trabalho de modernização de sua metodologia de ensino, que é implementada em escolas de nível fundamental em todo o País. Realizamos a escuta profunda de todos os atores: estudantes, professores, gestores escolares e cooperativas. Ao fim, cocriamos uma nova abordagem que coloca o estudante no centro de sua aprendizagem numa jornada de educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Registrou-se um comportamento mais cooperativo e colaborativo dos estudantes que passaram pela intervenção. A nova metodologia promove alunos e alunas a protagonistas de sua aprendizagem, e isso se reflete nas temáticas de ABP e correlação com habilidades da BNCC.