Sense-Lab

Sobre

A Sense-Lab é uma consultoria orientada por propósito. Trabalhamos com estratégia e inovação, com foco no desenvolvimento de organizações, sistemas e liderança necessárias para enfrentar os principais desafios coletivos da atualidade. Os projetos são desenvolvidos e implementados no Brasil e no mundo para organizações de diversos setores, públicas, privadas ou da sociedade civil. Os processos são baseados em uma combinação de metodologias participativas e facilitação de diálogos para gerar convergência interna ou entre organizações.

Caminhos

Estratégia de iniciativas e práticas / Inclusão de impacto positivo na atividade principal / Inovação aberta com negócios de impacto

Ficha Técnica

Principais clientes

Instituto Socioambiental, B Lab, Instituto Cidadania Empresarial (ICE), Imaflora, Fundação Grupo Boticário, Associação Rede Sementes do Xingu (ARSX), Articulação Xingu-Araguaia (AXA), Idesam e Sistema B Brasil.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, Criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, Criação de estratégia de investimento social privado, Definição de matriz de materialidade, Criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa, Estruturação de área de RSE/sustentabilidade ou correlatas.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Processos de inovação, gestão de projetos e programas com diferentes focos: (1) Implementação de processos participativos de inovação, com técnicas dialógicas e cocriativas, uso de abordagens como design thinking, Teoria U e processos de inovação social; (2) Gestão de projetos usando metodologias convencionais orientadas por prazos, cronogramas, gestão financeira e de recursos ou métodos ágeis e adaptativos para implementação de processos dinâmicos em ambientes extremamente complexos e incertos; (3) Planejamento e implementação de programas de impacto para empresas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
A estruturação e a implementação de processos de inovação são repletas de desafios, e nossos serviços nesse caminho buscam auxiliar a empresa na escolha da metodologia mais adequada, bem como trazer o know-how e o suporte necessários para implementá-los de forma efetiva.

Case 1

Nome da empresa cliente
BASF
Setor do cliente
Indústria química
Duração do serviço/projeto
De outubro/2018 a abril/2019
Resumo e resultados do projeto
Organização e facilitação de um processo de articulação de grandes empresas para criação de uma rede em torno da temática do valor compartilhado. Além de reunir as empresas para pensar governança e ações da rede, o trabalho teve como foco encontrar potenciais parcerias imediatas entre as organizações.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Construção e desenvolvimento de três projetos integrados de valor compartilhado junto às empresas participantes da Rede Brasil de Valor Compartilhado.

Case 2

Nome da empresa cliente
Carrefour
Setor do cliente
Supermercados
Duração do serviço/projeto
De abril/2019 a julho2019
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Planejamento estratégico e estruturação de ferramentas de gestão de portfólio de projetos para estratégia de transição alimentar do Carrefour, com foco em aumento de alimentação orgânica e saudável, redução de embalagens e desperdícios, rastreabilidade socioambiental na cadeia de suprimentos e bem-estar animal, entre outras ações.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O projeto fortalece uma iniciativa que promove sobretudo a segurança alimentar por meio da garantia de produtos acessíveis para os clientes, democratizando o acesso aos orgânicos. Além disso, há o fortalecimento da luta contra o desperdício de alimentos e a melhoria da sustentabilidade das embalagens.

Case 3

Nome da empresa cliente
EDP – Laboratório de Inovação Social
Setor do cliente
Energia
Duração do serviço/projeto
De janeiro/2016 a julho/2016
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Processo de inovação, sensibilização e capacitação do público interno da EDP, com foco na estruturação, por seu instituto, de um laboratório de inovação social.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Alavancar e aumentar a escala dos projetos que trazem soluções para as principais questões socioambientais que impactam as atividades da EDP.

Inclusão de impacto positivo na atividade principal

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação e revisão do modelo de negócio com impacto na atividade principal (core business) e criação e revisão de produtos/serviços/unidades de negócio que geram impacto positivo integrado ao negócio.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:O Sense-Lab tem uma longa trajetória de apoio a empreendimentos de diferentes tamanhos e setores na modelagem de seus negócios visando também a geração de impacto socioambiental positivo. Participou da elaboração do Modelo C, uma ferramenta para unificar o planejamento do impacto do negócio através de uma teoria de mudança e seu modelo de negócios. Trabalhamos com desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico, processos e cultura de inovação e estratégias de impacto através dos princípios das organizações regenerativas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Desafio de combinar geração de impacto socioambiental positivo com um modelo de receitas sustentável no longo prazo. Auxiliamos a dar clareza e consistência à estratégia de impacto por trás do core business da organização, bem como desenvolver frameworks e indicadores para acompanhamento.

Case 1

Nome da empresa cliente
Betterfly
Setor do cliente
Seguros
Duração do serviço/projeto
De janeiro/2021 a maio/2021
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Proteção financeira por meio da oferta de seguros de vida, engajamento com a comunidade por meio de doações atreladas à realização de atividades que promovem o bem-estar, como meditação, yoga, corrida etc. O projeto trouxe clareza para a estratégia e indicadores para acompanhar sua evolução.

Case 2

Nome da empresa cliente
Carrefour (projeto: Acts for Food)
Setor do cliente
Supermercados
Duração do serviço/projeto
De março/2020 a fevereiro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Consolidação e manutenção do Movimento Global Comitê Acts for Food do Carrefour e apoio ao desenvolvimento e acompanhamento das principais iniciativas para alavancar a estratégia. Foram selecionadas as estratégias fim prioritárias no curto e médio prazo e comunicados, de forma clara e direta, os quatro pilares do Act for Food a seus principais públicos, engajando também de forma mais efetiva os colaboradores da empresa que interagem com esses públicos.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O projeto fortalece uma iniciativa que promove sobretudo a segurança alimentar por meio da garantia de produtos acessíveis para os clientes, democratizando o acesso aos orgânicos. Além disso, há o fortalecimento da luta contra o desperdício de alimentos e melhoria da sustentabilidade das embalagens.

Case 3

Nome da empresa cliente
Banco do Brasil
Setor do cliente
Financeiro
Duração do serviço/projeto
De julho/2018 a agosto/2018
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Processo de articulação de atores para mapeamento de riscos socioambientais e ações de mitigação na concessão de crédito por parte do Banco do Brasil para as cadeias pecuárias de corte e de leite. A identificação e a avaliação de riscos dessas duas commodities foi a última etapa de um processo de dois anos que discutiu diversas cadeias agrícolas.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Sinergia em relação aos riscos socioambientais da commodity pecuária preestabelecidos pelo WWF, podendo assim ser desdobrado em outras ações de impacto direto.

Inovação aberta com negócios de impacto

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Identificação de agendas estratégicas da empresa integradas à agenda de impacto: definição dos desafios que serão lançados ao mercado, busca e seleção de negócios de impacto, aceleração de negócios de impacto ou programas de mentoria, implementação de pilotos de soluções de negócios de impacto, execução de programas de cocriação e desenvolvimento de parcerias com negócios de impacto e implementação de estratégias de financiamento/investimento nas startups (CVC).
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Através do desenvolvimento coordenado de atores-chaves do campo em questão, por meio de programas de desenvolvimento e aceleração de organizações, pode-se alavancar todo um ecossistema. Nesse tipo de processo, diversas organizações passam por um desenvolvimento semiestruturado, em que parte das interações é padronizada para todos e parte é customizada de acordo com o estágio de desenvolvimento e o contexto de cada um. Programas de aceleração são mais efetivos se articulados com outras estratégias, como atração de capital, atração de grandes empresas, comunicação e visibilidade etc.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Programas de inovação com negócios de impacto podem ser uma ferramenta muito interessante para alavancar a transformação positiva em um ecossistema. Mapeamento, coordenação e articulação de atores envolvidos são aspectos-chaves que devem ser construídos de forma consistente e customizada.

Case 1

Nome da empresa cliente
Kimberly-Clarke
Setor do cliente
Consumo e profissional
Duração do serviço/projeto
De outubro/2016 a fevereiro/2018
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Endereçamento dos principais desafios do setor de saneamento no Brasil e identificação de alavancas e vetores de mudança que possam gerar uma melhoria consistente no setor de saneamento no país.

Case 2

Nome da empresa cliente
Fundo Vale (projeto: Estratégia em Bioeconomia)
Setor do cliente
Mineração
Duração do serviço/projeto
De março/2021 a setembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Construção colaborativa e participativa do desenho programático da iniciativa do Fundo Vale, com foco em bioeconomia amazônica. O processo participativo envolveu diversos parceiros, atores do território e especialistas no tema, a fim de construir uma estratégia o mais aderente possível a uma bioeconomia inclusiva e regenerativa. A Estratégia de Bioeconomia do Fundo Vale surge com o propósito de fortalecer os negócios da bioeconomia, de forma a dar acesso a investimentos e criar competitividade para os produtos da floresta, gerando valor para seus povos.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A estratégia mais aderente possível a uma bioeconomia inclusiva e regenerativa foi criada, de modo a contribuir para a Amazônia e para uma economia que valoriza e que agrega valor aos ativos socioambientais.

Case 3

Nome da empresa cliente
Fundo Vale (projeto: Desafio Agroflorestal)
Setor do cliente
Mineração
Duração do serviço/projeto
abril/2019
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Desenho e execução de um módulo de modelo de negócios de impacto para o programa de aceleração Desafio Agroflorestal. Tal desafio, idealizado pelo Fundo Vale, contribui para a meta da Vale em ser líder da transição para mineração neutra em carbono, recuperando 500.000 ha de áreas degradadas além de suas fronteiras.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Uma estratégia consistente para uma bioeconomia inclusiva e regenerativa foi criada, contribuindo para a Amazônia e para uma economia que valoriza e que agrega valor aos ativos socioambientais.