Rever Consulting

Sobre

A Rever Consulting é uma consultoria com 16 anos de mercado dedicada a tornar a sustentabilidade um atributo de valor nos negócios e marcas. Oferecemos serviços especializados para integração da sustentabilidade nos negócios e cadeias de fornecimento. Apoiamos nossos clientes a alavancar seus negócios e marcas antecipando os desafios socioeconômicos e ambientais e gerando impactos positivos para as pessoas, as comunidades e o planeta.

Caminhos

Estratégia de iniciativas e práticas / Mensuração, reporte e certificação

Ficha Técnica

Principais clientes

Alpargatas, Magazine Luiza, Lojas Renner, Tok & Stok, Braskem, JHSF, Marfrig, WWF, IDH e Steck.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, Criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, Criação de estratégia de investimento social privado, Definição de matriz de materialidade, Definição de metas de sustentabilidade, Criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Além dos serviços listados, estruturamos e acompanhamos squads e grupos de trabalho multidisciplinares para a implementação do planejamento de sustentabilidade.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Dentro da criação de estratégias de iniciativas e práticas de impacto, atuamos com as frentes de: ESG, Clima e Direitos Humanos. Ajudamos as empresas a compreender sua maturidade e propomos as melhores iniciativas e práticas factíveis para cada caso, a fim de avançarem a estratégia dentro dessas três frentes. Para isso, apoiamos a definição de metas de avanço e construção de planos de ação junto às áreas relacionadas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
A falta de direcionamento para a atuação em sustentabilidade e integração entre as áreas é uma barreira para uma construção de impacto positivo. Nossos serviços permitem a construção e o planejamento de uma jornada de impacto rumo a um objetivo coconstruído de forma(de forma o quê? Falta texto) com as áreas relacionadas.

Case 1

Nome da empresa cliente
Lojas Renner
Setor do cliente
Varejo de moda
Duração do serviço/projeto
De setembro/2019 a dezembro/2021
Resumo e resultados do projeto
A empresa tem os princípios da sustentabilidade como direcionadores de negócio e formalizou seu compromisso com a promoção do respeito aos direitos humanos. Em um amplo processo de due diligence, mapeamos e priorizamos os riscos de violação aos DH na operação e na cadeia de valor. A priorização de três deles (discriminação entre colaboradores, fraude, corrupção e violações trabalhistas na cadeia internacional e danos ao meio ambiente na produção) levou ao endereçamento para sua mitigação e remediação por meio de um grupo multidisciplinar responsável pela promoção dos direitos humanos.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Ocorreu um aprimoramento da gestão dos riscos de violação aos DH devido à criação de processos e formalização de políticas. Foram formalizadas novas diretrizes para mitigar casos de assédio e discriminação e direcionar as tratativas da empresa em denúncias relatadas no Canal de Denúncias e em outros meios.

Case 1

Nome da empresa cliente
Alpargatas S/A
Setor do cliente
Varejo de moda
Duração do serviço/projeto
De abril/2021 a dezembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A empresa desejava revisitar sua estratégia de sustentabilidade, abordando as expectativas dos stakeholders internos e externos, além de afirmar seu posicionamento e seu comprometimento com a agenda de sustentabilidade. A transição para um posicionamento mais robusto se pautou na valorização da história e na legitimidade dessa empresa centenária e em sua capacidade de transformação. Os resultados obtidos foram: a estratégia de sustentabilidade composta por três pilares de atuação e 12 metas específicas.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Os impactos socioambientais buscados foram: promoção da economia circular por meio de produtos e processos produtivos que valorizem o ciclo de vida dos materiais, fortalecimento da diversidade e inclusão nas operações e operações com menor impacto ambiental.

Case 3

Nome da empresa cliente
Magazine Luiza
Setor do cliente
Varejo
Duração do serviço/projeto
De março/2021 a novembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A empresa demandou nova matriz de materialidade a fim de definir sua atuação para o próximo ciclo. Foi realizada a análise de documentos internos, desde políticas até avaliações de risco e planos de negócios. As entrevistas realizadas selecionaram cuidadosamente os stakeholders internos e externos, garantindo ampla representação e maior profundidade de informação. Foram selecionados os eixos “Relevância” para cada stakeholder externo e “Significância” dos temas para a empresa, a fim de gerar insumos de maior impacto para a organização e influência sobre as partes interessadas.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A partir da materialidade, foram definidos alguns focos de atuação para o próximo ciclo, como: fomentar a inclusão no Brasil, proporcionar por meio de seus serviços mais oportunidade de trabalho para os brasileiros e reduzir seu impacto ambiental em suas operações.

Mensuração, reporte e certificação

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto da empresa, mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto de iniciativas executadas, apoio no preparo e adequação para obter certificações e avaliação de aspectos ESG de fornecedores/investimentos/cadeia de valor.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Definição de modelos para reportar desempenho em sustentabilidade e responder a índices de sustentabilidade específicos.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Nesse caminho para a valorização dos impactos positivos, realizamos a mensuração de impactos ambientais (como emissões de GEE) e sociais utilizando as melhores metodologias do mercado. Somos uma empresa B certificada e apoiamos nossos clientes no processo de certificação e fortalecimento do impacto positivo. Com relação às cadeias de valor, guiamos organizações para garantir o acesso às matérias-primas críticas, tornando as cadeias de fornecimento mais inclusivas, resilientes e transparentes. Também criamos referenciais e selos de sustentabilidade para valorização de produtos com atributos de sustentabilidade (labelling).
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: A complexidade das cadeias de fornecimento e da mensuração de impactos é um grande desafio. Utilizar certificações, soluções de rastreabilidade e métodos consolidados para mensurar e reportar impactos auxilia sua tratativa. Dessa forma, empresas podem ser mais efetivas em seus esforços de ESG.

Case 1

Nome da empresa cliente
CJ Selecta
Setor do cliente
Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto
De outubro/2020 a dezembro/2020
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Com a formalização do compromisso para soja livre de desmatamento, fortaleceram fornecedores e a cadeia da soja como um todo para práticas mais responsáveis. Além disso, demonstrou-se a viabilidade de um caminho rumo a esse compromisso ambicioso, podendo influenciar outros atores do mercado.

Case 2

Setor do cliente
Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto
De julho/2021 a dezembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Considerando a magnitude de impacto inerente dessa indústria, em escala internacional, para esse cliente, foi buscado um aprofundamento no entendimento de suas externalidades. Realizamos o mapeamento dessas externalidades de forma transversal, considerando toda a cadeia de valor em seus aspectos socioambientais. A partir daí, foi feita uma análise da atuação da empresa frente aos temas observados, determinando o nível de sua importância por meio de uma matriz de impacto. Com esses insumos robustos, fizemos recomendações de avanço para mitigação e tratativa dos impactos mais críticos.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Os impactos positivos gerados foram: aumento da transparência por toda a empresa e o fortalecimento da atuação no pilar social, por meio da atuação nas frentes de abuso, assédio e discriminação, saúde e bem-estar, conflitos agrários, direitos humanos, condições de trabalho e renda.