Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, Criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, Criação de estratégia de investimento social privado, Definição de matriz de materialidade, Definição de metas de sustentabilidade, Criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Além dos serviços listados, estruturamos e acompanhamos squads e grupos de trabalho multidisciplinares para a implementação do planejamento de sustentabilidade.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Dentro da criação de estratégias de iniciativas e práticas de impacto, atuamos com as frentes de: ESG, Clima e Direitos Humanos. Ajudamos as empresas a compreender sua maturidade e propomos as melhores iniciativas e práticas factíveis para cada caso, a fim de avançarem a estratégia dentro dessas três frentes. Para isso, apoiamos a definição de metas de avanço e construção de planos de ação junto às áreas relacionadas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
A falta de direcionamento para a atuação em sustentabilidade e integração entre as áreas é uma barreira para uma construção de impacto positivo. Nossos serviços permitem a construção e o planejamento de uma jornada de impacto rumo a um objetivo coconstruído de forma(de forma o quê? Falta texto) com as áreas relacionadas.
Nome da empresa cliente
Lojas Renner
Setor do cliente
Varejo de moda
Duração do serviço/projeto
De setembro/2019 a dezembro/2021
Resumo e resultados do projeto
A empresa tem os princípios da sustentabilidade como direcionadores de negócio e formalizou seu compromisso com a promoção do respeito aos direitos humanos. Em um amplo processo de due diligence, mapeamos e priorizamos os riscos de violação aos DH na operação e na cadeia de valor. A priorização de três deles (discriminação entre colaboradores, fraude, corrupção e violações trabalhistas na cadeia internacional e danos ao meio ambiente na produção) levou ao endereçamento para sua mitigação e remediação por meio de um grupo multidisciplinar responsável pela promoção dos direitos humanos.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Ocorreu um aprimoramento da gestão dos riscos de violação aos DH devido à criação de processos e formalização de políticas.
Foram formalizadas novas diretrizes para mitigar casos de assédio e discriminação e direcionar as tratativas da empresa em denúncias relatadas no Canal de Denúncias e em outros meios.
Nome da empresa cliente
Alpargatas S/A
Setor do cliente
Varejo de moda
Duração do serviço/projeto
De abril/2021 a dezembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A empresa desejava revisitar sua estratégia de sustentabilidade, abordando as expectativas dos stakeholders internos e externos, além de afirmar seu posicionamento e seu comprometimento com a agenda de sustentabilidade. A transição para um posicionamento mais robusto se pautou na valorização da história e na legitimidade dessa empresa centenária e em sua capacidade de transformação. Os resultados obtidos foram: a estratégia de sustentabilidade composta por três pilares de atuação e 12 metas específicas.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Os impactos socioambientais buscados foram: promoção da economia circular por meio de produtos e processos produtivos que valorizem o ciclo de vida dos materiais, fortalecimento da diversidade e inclusão nas operações e operações com menor impacto ambiental.
Nome da empresa cliente
Magazine Luiza
Duração do serviço/projeto
De março/2021 a novembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A empresa demandou nova matriz de materialidade a fim de definir sua atuação para o próximo ciclo. Foi realizada a análise de documentos internos, desde políticas até avaliações de risco e planos de negócios. As entrevistas realizadas selecionaram cuidadosamente os stakeholders internos e externos, garantindo ampla representação e maior profundidade de informação. Foram selecionados os eixos “Relevância” para cada stakeholder externo e “Significância” dos temas para a empresa, a fim de gerar insumos de maior impacto para a organização e influência sobre as partes interessadas.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A partir da materialidade, foram definidos alguns focos de atuação para o próximo ciclo, como: fomentar a inclusão no Brasil, proporcionar por meio de seus serviços mais oportunidade de trabalho para os brasileiros e reduzir seu impacto ambiental em suas operações.