Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Identificação de agendas estratégicas da empresa integradas à agenda de impacto: definição dos desafios que serão lançados ao mercado, busca e seleção de negócios de impacto, aceleração de negócios de impacto ou programas de mentoria, implementação de pilotos de soluções de negócios de impacto, execução de programas de cocriação e desenvolvimento de parcerias com negócios de impacto e implementação de estratégias de financiamento/investimento nas startups (CVC).
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Estratégia: escuta dos executivos e definição da tese do programa (proposta de valor aos empreendedores, conexão com agendas estratégicas da empresa e necessidades do ecossistema, bem como recorte de seleção a ser realizado).
Busca e seleção: curadoria de startups e eventos de pitch day, rodadas de mentoria e speed dating.
Programas de aceleração: apoio ao desenvolvimento e à qualificação das startups, ganhando maturidade de gestão e crescimento. Podem ser em grupo ou individuais, e focados em diferentes estágios de maturidade dos negócios.
Implementação de pilotos: mediação da relação entre executivos e empreendedores para garantir êxito dos pilotos das startups.
Investimento ou aquisição de startups de impacto: assessoria para a realização do investimento e a qualificação de investidas pré ou pós-rodada.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Trazer inovação e novos negócios, produtos e serviços e ampliação de mercado; melhoria de desempenho em ESG e sustentabilidade; responsabilidade social e filantropia corporativa: atuação em causas, desenvolvimento territorial; gerar pipeline qualificado para investimento de impacto e CVC.
Nome da empresa cliente
Braskem
Setor do cliente
Indústria
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2019 – em andamento (quatro edições, uma por ano)
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A aceleração é essencial para as startups de impacto se estruturarem, crescerem e continuarem gerando o impacto social e ambiental pretendido. No Braskem Labs, 40% das startups aceleradas receberam investimentos externos e 96% continuam ativas no mercado.
Nome da empresa cliente
Ambev
Setor do cliente
Alimentos e Bebidas
Duração do serviço/projeto
Fevereiro/2021 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A Aceleradora 100+ é a plataforma de inovação aberta para sustentabilidade da Ambev. A iniciativa tem como foco implementar soluções de startups para alcançar os objetivos sustentáveis da Ambev para 2025, como: mudanças climáticas, embalagem circular, agricultura sustentável, gestão de água, Amazônia e ecossistema empreendedor. Em 2021, na terceira edição do programa, a Ambev contou com a parceria do Quintessa para implementar nove pilotos de startups de impacto na companhia. https://www.quintessa.org.br/case-ambev-aceleradora100
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Na edição de 2021, os pilotos geraram resultados como: 702 pessoas impactadas com água de qualidade por meio do kit da Água Camelo, distribuído no RJ e no AC; 1,5 milhão de litros de água economizados pela TRC Sustentável; mais de100 afroempreendedores capacitados pela Afroimpacto: https://bit.ly/3yi0pp8
Nome da empresa cliente
Instituto BRF
Setor do cliente
Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto
Junho/2021 a Junho/2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
O Programa Ecco Comunidades é uma parceria entre o Instituto BRF e o Quintessa com foco em reduzir a perda e o desperdício de alimentos e promover o desenvolvimento territorial nos locais onde a BRF atua. A iniciativa é uma forma de levar inovação, escala e perenidade para as ações de responsabilidade social da BRF, realizadas por meio do Instituto BRF. Oito startups selecionadas participaram de um programa de aceleração durante quatro meses, e quatro delas foram escolhidas para uma segunda fase, em que receberam R$ 90 mil para implementar pilotos de suas soluções.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O principal impacto gerado foi por meio da implementação das soluções dos negócios de impacto nos territórios. Foram gerados 40 conteúdos educativos sobre perda e desperdício de alimentos, mais de 3,26 toneladas de alimentos próximos da data de validade foram distribuídas, o desperdício de alimento no prato das crianças em escola pública foi reduzido em mais de 65% e gerou-se mais de R$ 34 mil de renda formal para famílias locais.