Como parte de um network de firmas presente em 156 territórios e formado por mais de 295 mil profissionais, ajudamos organizações e indivíduos oferecendo qualidade na prestação de serviços integrados nas áreas de auditoria e asseguração, consultoria tributária, consultoria estratégica e assessoria em transações.
Caminhos
Estratégia de iniciativas e práticas / Mensuração, reporte e certificação
Ficha Técnica
Principais clientes
Votorantim, Itaú, Santander, Telefônica, Nexa, CBA, CBMM, CTEEP, Natura e Hypera (todos com relatório de sustentabilidade publicado em caso de citação, pedimos que nos solicitem autorização).
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, Criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, Definição de metas de sustentabilidade, Criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho Diagnóstico e análise de maturidade em temáticas ESG, desenvolvimento de estratégia ESG, estruturação de planos e programas relacionados à sustentabilidade e consultoria em temas relacionados a ESG e sustentabilidade corporativa.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços Atingir a maturidade ESG, adoção de boas práticas socioambientais e alinhamento dessas práticas com o propósito e a estratégia dos negócios.
Case 1
Setor do cliente Engenharia e construção
Duração do serviço/projeto De agosto/2021 a janeiro/2022
Resumo e resultados do projeto Recomendações de atuação na agenda ESG, elaboração de recomendações de atuação externa, revisão da matriz de materialidade da empresa, análise de maturidade da empresa em relação às melhores práticas relacionadas à temática de ESG e avaliação dos temas materiais.
Diante dos desafios que o setor da Construção Civil enfrenta nas questões ESG, a partir desse trabalho a companhia pode começar a se posicionar nas temáticas de ESG e dar início ao seu 1º reporte de Sustentabilidade baseado no GRI e SASB. Além disso, a empresa também iniciou um projeto de Diversidade e Inclusão.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Por meio do direcionamento estratégico em ESG, a companhia teve subsídio para poder melhorar a reputação e engajamento com os stakeholders.
Case 2
Setor do cliente Indústria
Duração do serviço/projeto set/2021 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Desenvolvimento do programa de sustentabilidade com proposta de diretrizes da estratégia ESG, definição de objetivos e meta.
Considerando a complexidade do segmento da companhia, foi realizado um estudo e análise de riscos para que as metas e compromissos assumidos pela empresa fossem compatíveis com as mudanças que esse segmento é demandado. Foi desenvolvido um comitê de sustentabilidade para que as metas e resultados sejam acompanhados de perto.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Por meio do direcionamento estratégico em ESG, a companhia teve subsídio para poder melhorar a reputação e engajamento com os stakeholders.
Case 3
Setor do cliente Serviços
Duração do serviço/projeto ago/2021 – mai/2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Recomendações de atuação e análise de maturidade em relação às melhores práticas de ESG. Os desafios do segmento dessa companhia estão na parte social e de governança.
Considerando que são os temas menos abordados quando se fala em ESG, foi necessário um engajamento diferenciado para demonstrar a importância da própria companhia nas questões sociais. A partir das proposições, foi iniciado um programa de Diversidade e Inclusão e a definição de grupos de trabalho para acompanhamento dos projetos de cada frente e início da inclusão de indicadores ESG no relatório anual da companhia.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Por meio do direcionamento estratégico em ESG, a companhia teve subsídio para poder melhorar a reputação e engajamento com os stakeholders.
Mensuração, reporte e certificação
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual? Asseguração de relatório de sustentabilidade
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Nosso serviço é proporcionar maior consistência e acurácia das informações dos relatórios de sustentabilidade, para que as empresas ofereçam mais transparência aos stakeholders.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Desafios: comunicar temas relevantes para seus públicos de relacionamento e qualidade da gestão dos indicadores para apresentação. Benefícios: Aumentar a confiabilidade e a transparência na comunicação com stakeholders e potencializar a visão crítica das informações apresentadas.
Case 1
Setor do cliente Energia
Duração do serviço/projeto De dois a quatro meses
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Dar acesso aos stakeholders às informações de desempenho socioambiental e ações que a empresa realizou no período reportado.
Case 2
Setor do cliente Indústria
Duração do serviço/projeto De dois a quatro meses
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Resumo: a partir da definição dos temas e dos indicadores relevantes para fins de asseguração, foram realizados entendimentos e análises das informações incluídas no relatório de sustentabilidade e solicitados os ajustes quando necessário. Resultados: emissão do relatório de asseguração e comunicação de recomendações de melhoria ao cliente.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Dar acesso aos stakeholders às informações de desempenho socioambiental e ações que a empresa realizou no período reportado.
Case 3
Setor do cliente Financeiro
Duração do serviço/projeto De dois a quatro meses
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Resumo: a partir da definição dos temas e dos indicadores relevantes para fins de asseguração, foram realizados entendimentos e análises das informações incluídas no relatório de sustentabilidade e solicitados os ajustes quando necessário. Resultados: emissão do relatório de asseguração e comunicação de recomendações de melhoria ao cliente.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Dar acesso aos stakeholders às informações de desempenho socioambiental e ações que a empresa realizou no período reportado.