Pares

Sobre

A Pares é uma empresa B que oferece soluções estratégicas em desenvolvimento humano e organizacional. Atua como parceira estratégica de lideranças e organizações por meio de tecnologias sociais e projetos sob medida.

Caminhos

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional / Estratégia de iniciativas e práticas / Mensuração, reporte e certificação

Ficha Técnica

Principais clientes

L’Oréal, Ypê, Coca-Cola, Grupo Águia, BMW Foundation, Firjan, CEBDS, SESC, Zamboni Comercial e Raiar Orgânicos.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Formação de lideranças e de colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto, Desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto, Criação e implementação de programas de intraempreendedorismo com foco em desenvolvimento humano.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Planejamento estratégico participativo e desenvolvimento de cadeias de impacto
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
“INSPIRAÇÃO & DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS – Palestras e webinars, mentorias e jornadas para lideranças APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL – Planejamento Estratégico Participativo, Cultura e Comunidade Interna de Intraempreendedorismo, Desenvolvimento Compartilhado na Cadeia de Valor CONSULTORIA, FACILITAÇÃO & ASSESSORIA ESTRATÉGICA – Projetos sob medida. Apresentação institucional: http://shorturl.at/bfK05.”
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Alinhamento dos desafios socioambientais à estratégia, alinhamento e engajamento entre pares internos e externos para o atingimento de metas relacionadas a impacto e desenvolvimento dos colaboradores e média liderança frente aos compromissos firmados junto à sociedade.

Case 1

Nome da empresa cliente
Grupo Águia
Setor do cliente
Serviços
Duração do serviço/projeto
De 2016 a 2018
Resumo e resultados do projeto
“A Pares apoiou o Grupo Águia na concepção da jornada de desenvolvimento humano e organizacional entre os anos de 2016 e 2018, incluindo seus meetings anuais. O projeto foi construído para atuar como uma ferramenta de desenvolvimento e inovação organizacional, estimulando a integração entre stakeholders das diferentes empresas. Depoimentos: https://www.pares.etc.br/#opiniao.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A jornada teve duração de três anos, envolvendo diagnóstico, estratégia e engajamento de colaboradores de todas as empresas do grupo. Ainda no primeiro ano, foi criado um grupo de trabalho para olhar para o impacto socioambiental das empresas, e, a partir dele, nasceram iniciativas diversas de impacto.

Case 2

Nome da empresa cliente
League of Intrapreneurs (global) e Fundação BMW
Setor do cliente
Lideranças de diversos setores
Duração do serviço/projeto
Agosto a dezembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
“O Fellowship é um programa internacional realizado pela League of Intrapreneurs em colaboração com a Fundação BMW Herbert Quandt que tem o propósito de reconhecer intraempreendedores de impacto por suas trajetórias e projetos, levando-os para uma jornada que permite elevar suas iniciativas para um nível mais sistêmico. Em 2021, aconteceu em três edições: América do Norte, Global e Brasil, reconhecendo 58 lideranças. O programa no Brasil foi conduzido em parceria com a Pares, catalisadora e delivery partner da Liga no Brasil, e os encontros foram desenhados para apoiar jornadas de intraempreendedorismo e projetos de inovação, estimulando a criação de impacto sistêmico.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Desenvolvimento de lideranças responsáveis de 16 diferentes instituições brasileiras, sendo 13% do primeiro setor, 68% do segundo setor e 19% do tereiro setor, para catalisar e intraempreender projetos de inovação para impacto a partir das organizações em que atuam.

Case 3

Nome da empresa cliente
Protagonistas de Impacto
Setor do cliente
Jornadas individuais e in company e famílias empresárias.
Duração do serviço/projeto
6 encontros – a duração pode ser adaptada
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
“Programa de desenvolvimento compartilhado para inquietos que querem entender e construir seu lugar próprio de transformação e impacto positivo. Desenhado para se adaptar a jornadas individuais e in company e para famílias empresárias. O programa se destina a quem deseja iniciar um processo de transformação para colocar suas competências, aprendizados, recursos e conexões a favor da geração de impacto positivo no Brasil.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Com duas edições realizadas entre 2021 e 2022, o programa já recebeu mais de 30 lideranças dos mais diversos segmentos que puderam construir seu manifesto de impacto durante a realização da jornada para aplicá-lo em seus campos de atuação profissional.

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, definição de matriz de materialidade, definição de metas de sustentabilidade, criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa e estruturação de área de RSE/sustentabilidade ou correlatas.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Planejamento estratégico participativo para impacto. Jornadas de liderança com foco em estratégia de impacto.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Há mais de 10 anos, a Pares apoia organizações com um processo cuidadoso e artesanal, no qual sua equipe é a protagonista na construção da jornada de desenvolvimento para impacto positivo. Algumas das etapas desse processo: análise dos resultados e impactos do ciclo vigente, diagnóstico de oportunidades e movimentos do mercado, desenho de cenários e imagens de futuro, mapeamento e definição das grandes linhas de ação e curadoria de stakeholders. Apresentação institucional: http://shorturl.at/bfK05
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Alinhar o potencial de crescimento do negócio a estratégias que considerem o impacto social positivo que pode ser gerado. A Pares apoia o desenvolvimento e a estruturação da governança na aceleração de agendas de impacto e no fortalecimento da atuação em iniciativas de inovação socioambiental.

Case 2

Nome da empresa cliente
Grupo Baumgart
Setor do cliente
Indústria química, real estate e agronegócios
Duração do serviço/projeto
De setembro/2010 a novembro/2010
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Como resultado, os membros da família ganharam maior consciência da importância da sustentabilidade para as empresas do grupo e tomaram a decisão de desenhar uma estratégia e trilhar o caminho do impacto positivo.

Case 2

Nome da empresa cliente
Dinaco
Setor do cliente
Serviços
Duração do serviço/projeto
De janeiro a dezembro/2011
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Empresa familiar com décadas de história que passava por um processo de crescimento da equipe de executivos e precisava criar um alinhamento estratégico participativo com olhar para a sustentabilidade. Conduzimos um planejamento estratégico participativo com esse direcionamento para uma gestão mais sustentável, envolvendo integrantes da cadeia de valor e todos os colaboradores. Depoimentos: https://www.pares.etc.br/#opiniao.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Priorização estratégica e mudança de processos relacionados a pares internos e externos e ao meio ambiente, tornando a empresa apta a dar continuidade ao fornecimento para clientes de maior porte com compromissos socioambientais já firmados, além de melhorias com diferentes stakeholders.

Case 3

Nome da empresa cliente
Rio+B
Setor do cliente
Empresas de diversos setores
Duração do serviço/projeto
De junho/2016 a julho/2017
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Em 2016, junto ao Sistema B, à Fundação BMW, à Prefeitura do Rio e à Liga de Intraempreendedores, a Pares criou o projeto Rio+B, tendo mais de 300 empresas autoavaliando seu impacto e 41 delas participando de um laboratório de inovação social. Com o projeto, foi construído um painel de indicadores integrando: avaliação de impacto, indicadores de economia circular e avaliação das melhorias implantadas pelas empresas participantes.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A iniciativa alavancou parcerias e projetos em prol de uma economia mais inclusiva na cidade do Rio de Janeiro e inspirou a criação do Cidades +B, hoje presente em Santiago, no Rio de Janeiro, em Mendoza, em Barcelona, em Assunção e em Edimburgo. Link: http://www.citiescanb.org/#about-us.

Mensuração, reporte e certificação

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto da empresa, certificação de atuação com impacto positivo e avaliação de aspectos ESG de fornecedores/investimentos/cadeia de valor.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Construção de compromissos institucionais, mapeamento do estágio atual da organização e construção da visão de futuro. Apresentação institucional: shorturl.at/bfK05.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Alinhar estrategicamente e engajar as partes interessadas na construção de compromissos que sejam coerentes com as práticas é um grande desafio. A Pares apoia as organizações em seu desenvolvimento e na construção de políticas, códigos de ética e acordos entre partes interessadas.

Case 1

Nome da empresa cliente
Zamboni Comercial
Setor do cliente
Atacadista distribuidora
Duração do serviço/projeto
2014
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Capacitação de média e alta lideranças na mensuração de impacto usando os indicadores ETHOS e construção da política de responsabilidade social que norteou o processo decisório relacionado ao tema nos anos seguintes.

Case 2

Nome da empresa cliente
Unimed Rio e Unimed Federação Rio (reúne as Unimeds do Estado do RJ)
Setor do cliente
Saúde e bem-estar
Duração do serviço/projeto
De 2012 a 2014
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Entre 2012 e 2014, a Pares apoiou a Unimed Rio e, posteriormente, a Unimed Federação Rio na sensibilização de suas lideranças envolvidas no processo de mensuração e reporte dos indicadores socioambientais, conduziu a construção participativa do plano de ação do Comitê Estadual de Responsabilidade Social para a publicação do Relatório de Sustentabilidade no modelo GRI (Global Reporting Initiative), contribuiu na reestruturação do Prêmio de Melhores Práticas e Selo de Sustentabilidade da Unimed Brasil e atuou no alinhamento entre os stakeholders.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Mensuração e alinhamento estratégico de futuro em relação aos compromissos de sustentabilidade e desenvolvimento das lideranças responsáveis pelo processo de mensuração e avanço da agenda de impacto da Unimed Federação RJ.

Case 1

Nome da empresa cliente
L’Oréal Brasil
Setor do cliente
Bens de consumo
Duração do serviço/projeto
De 2015 a 2016
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A Pares conduziu o projeto de desenvolvimento sustentável da L’Oréal junto a sua cadeia de fornecedores alinhado aos compromissos globais de sustentabilidade. Cada subsidiária pôde desenhar soluções de desenvolvimento da cadeia de fornecedores. No Brasil, a abordagem foi feita de forma participativa, integradora e alinhada aos desafios socioambientais específicos do País.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Apoio na redefinição da estratégia e da prática socioambiental, com indicadores desenhados sob medida, junto ao quadro de fornecedores.