Move Social

Sobre

A consultoria Move Social é uma empresa B que apoia organizações de diferentes setores, tamanhos e temáticas a tomar decisões com base em evidências, a planejar e a se articular para a solução de problemas complexos. Trabalhamos com planejamento estratégico, sistemas de monitoramento, teoria de mudança, desenvolvimento de cultura avaliativa, avaliação de resultados e impacto, estudos e diagnósticos, desenvolvimento organizacional e formação.

Caminhos

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional / Estratégia de iniciativas e práticas / Mensuração, reporte e certificação

Ficha Técnica

Principais clientes

Fundação Vale, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Instituto C&A, Itaú Social, Instituto Tecnológico Vale, Laudes Foundation, Instituto de Cidadania e Empresa, GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) e IDESAM.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Formação de lideranças e de colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto, Desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Oferecemos oficinas e capacitações em temas de impacto para colaboradores ou membros de organizações, programas e iniciativas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Os serviços oferecem aos participantes panorama e conhecimento introdutório acerca de temas de impacto, como Teoria de Mudança, Avaliação de Impacto, Modelo C e Monitoramento.

Case 1

Nome da empresa cliente
Andorinha
Setor do cliente
Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto
Março/2022
Resumo e resultados do projeto
Uma palestra/oficina sobre gestão de impacto e modelo C para a turma de negócios acelerados da Iniciativa Revoa, da Andorinha em parceria com a Yunus Negócios Sociais. O projeto tem como objetivo impulsionar soluções inovadoras que combatam os desafios alimentares de forma contínua, e não ações pontuais, que busquem de alguma forma promover mudanças e impactos positivos na sociedade.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O principal ganho foi poder enxergar algumas abordagens e conceitos vistos pelo grupo (teoria de mudança, modelo canvas e matriz de avaliação), conectados em um debate e em prática integrados a partir do Modelo C.

Case 2

Nome da empresa cliente
GIFE
Setor do cliente
Associação sem fins lucrativos
Duração do serviço/projeto
De agosto/2018 a maio/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Produção da série de 11 edições “O que o Investimento Social pode Fazer por…”, voltada a fomentar agendas relevantes no campo do investimento social privado (ISP). Para a produção da série, foram realizados preparo e facilitação de workshops com especialistas, sistematização da produção dos workshops, pesquisa complementar e elaboração e revisões do texto dos guias. O público envolvido no processo foi de cerca de 275 pessoas e composto por equipes e lideranças de organizações do ISP, equipes e lideranças de organizações da sociedade civil e acadêmicas(os)/pesquisadoras(es).
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Sensibilização e promoção de pautas relevantes para atuação no campo do ISP, evidenciando caminhos relevantes e inovadores para tal.

Case 3

Nome da empresa cliente
Neoquímica
Setor do cliente
Saúde e bem-estar
Duração do serviço/projeto
out./2020
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Formação de duas horas de duração para empreendedores sociais selecionados pelo projeto de aceleração Neo Acelera, da Neoquimica com curadoria da Yunus Negócios Sociais. O tema da formação foi introdução a avaliação e mensuração de impacto social. Apresentação dialogada de conceitos seguida por momento de exercício prático e debate final.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Aumento do conhecimento sobre avaliação e mensuração de impacto e os conceitos relacionados ao tema. Um aprendizado interessante foi o uso da avaliação em diferentes momentos do negócio.

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto e criação de estratégia de investimento social privado.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Oferecemos serviços de planejamento estratégico de organizações, programas e iniciativas e desenho de teorias de mudança também de organizações, programas e iniciativas, fazemos diagnósticos sociais e produzimos estudos e sistematizações em função da estratégia de iniciativas e práticas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Os serviços oferecem a organizações de diferentes portes e setores a possibilidade de traçar rotas com base em evidências, planejar e se articular para solucionar problemas complexos, considerando os contextos específicos em que estão inseridas e as perspectivas diversas das partes interessadas.

Case 1

Nome da empresa cliente
Brasal
Setor do cliente
Indústria
Duração do serviço/projeto
De janeiro/2021 a setembro/2021
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Contribuímos para que o instituto passasse a atuar em temas relevantes e com potencial para mudanças positivas, com reflexões e aprendizados para o campo de impacto, possibilidades e tendências de atuação, importância da intencionalidade e direcionamento estratégico na atuação.

Case 2

Nome da empresa cliente
RaiaDrogasil
Setor do cliente
Varejista farmacêutico
Duração do serviço/projeto
De setembro/2021 a maio/2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Conduzimos o processo de elaboração da Teoria de Mudança do Investimento Social Privado da RaiaDrogasil. A organização realiza investimentos sociais com foco em gerar impacto positivo na saúde integral, bem como fortalecer a cultura de doação da comunidade de funcionários e clientes. A abrangência de ação alcança 24 Estados da Federação, articulada em três pilares: parceria com clientes, rede de funcionários e operações corporativas. Durante o processo, foram realizados revisão de documentos relevantes, entrevistas com lideranças, estabelecimentos de indicadores e sistematização de propostas.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Contribuímos para que a teoria de mudança de sua estratégia de investimento social privado apoie as ações e fortaleça a trajetória para o alcance de resultados a partir de uma intencionalidade de mudança nos locais onde atua.

Case 3

Nome da empresa cliente
Banco Santander
Setor do cliente
Financeiro
Duração do serviço/projeto
2013
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
No processo de aquisição, o Banco Santander herdou do Banco Real uma série de ações sociais em educação. Em 2012, tornou-se necessário revisar as ações realizadas e construir um novo posicionamento estratégico. No processo de planejamento, realizamos um estudo dos resultados das ações até então realizadas, entrevistamos a equipe da área de investimento social e executivos do banco, pesquisamos oportunidades e tendências do investimento social brasileiro, fizemos estudo de benchmarking no setor bancário e identificamos iniciativas sociais que pudessem ser oportunidades para futuros investimentos.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A sistematização do material fundamentou debates e a criação de um novo plano estratégico para o período 2013-2015. O Santander adotou a inclusão social e econômica como causas de seu investimento social, definindo três objetivos estratégicos e escolhendo sete programas temáticos.

Mensuração, reporte e certificação

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto da empresa, mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto de iniciativas executadas, elaboração de reportes de sustentabilidade com dimensão de impacto e elaboração de reportes para acionistas com dimensão de impacto.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Realizamos monitoramento e avaliação de resultados e impactos socioambientais com foco na geração de aprendizagem. Nesses processos, lançamos mão de uma série de produções e metodologias. Desenho de teorias de mudança e indicadores podem ser etapas dos processos avaliativos que geralmente envolvem abordagens quantitativa e qualitativa. Também desenhamos sistemas de monitoramento e comunicamos os resultados de diferentes maneiras, como apresentações, relatórios e painéis.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Os serviços focam em compreender e medir os impactos e as transformações gerados por iniciativas e organizações, produzindo evidências e aprendizagens para comunicar resultados e orientar a tomada de decisões.

Case 1

Nome da empresa cliente
Banco Santander
Setor do cliente
Financeiro
Duração do serviço/projeto
De janeiro/2013 a setembro/2013
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Com o resultado da avaliação, foram reveladas a potência de intervenção na gestão municipal e a abrangência e qualidade das formações entre os profissionais das unidades. E, com os aprendizados gerados, a iniciativa foi aperfeiçoada.

Case 2

Nome da empresa cliente
Ambev
Setor do cliente
Indústria
Duração do serviço/projeto
De março/2020 a junho/2020
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Avaliamos o programa de voluntariado da Ambev, VOA, que oferece formação e mentoria em gestão para organizações da sociedade civil brasileira. Foi feita uma análise da régua utilizada para medição dos resultados do programa; também foi analisada a base de dados do programa e produzido e aplicado um instrumento de pesquisa quantitativo para verificar a percepção de impacto do programa nas organizações participantes. Os parâmetros de medição dos resultados foram revistos, e foi possível conhecer os resultados alcançados e não alcançados pelo programa, bem como a revisão das estratégias de capacitação.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Em função dos resultados do processo avaliativo, foram revisados os parâmetros de medição dos resultados e as estratégias de capacitação, aprimorando, assim, o programa de apoio às organizações da sociedade civil.

Case 3

Nome da empresa cliente
United Way Brasil
Setor do cliente
OSC
Duração do serviço/projeto
2019
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Foram avaliados os resultados dos ciclos de 2018 e 2019 do programa Crescer Aprendendo, implementado pela United Way Brasil em centros de educação infantil da região do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo. O programa tem como foco o desenvolvimento integral da criança na primeira infância. Para o processo de avaliação, foram coletados dados de linha de base antes e após as intervenções, além da realização de entrevistas em profundidade e grupos focais com todas as partes interessadas e envolvidas no programa.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A avaliação foi capaz de informar os resultados alcançados e gerar aprendizados para refinamento do programa, que trabalha com formação para os familiares de crianças de zero a seis anos, assim como com oficinas com educadores dos serviços educacionais.