Iönica

Sobre

A Iönica é uma agência de sustentabilidade que nasceu com o propósito de acelerar a transição dos negócios em direção à sustentabilidade, gerando soluções e iniciativas para o desenvolvimento estratégico de um capitalismo regenerativo. Construindo bases para um futuro próspero e equilibrado, através de pesquisas, desenvolve e implementa projetos e negócios que impactam de forma positiva a sociedade, o meio ambiente e a economia.

Caminhos

Atuação em rede / Estratégia de iniciativas e práticas / Mensuração, reporte e certificação

Ficha Técnica

Principais clientes

Noronha Plástico Zero, Prefeitura do Rio de Janeiro, Cerveja Praya, WWF, SEBRAE RJ, Maratona do Rio, Do Bem, Rio+30, GloboNews e Goma.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Atuação em rede

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Atuação em movimentos, redes e coalizões em torno de temáticas de impacto positivo, Engajamento em pactos e/ou compromissos públicos.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Na Iönica, buscamos desenvolver projetos colaborativos, tanto aqueles voltados a empresas e organizações quanto projetos inseridos em contextos de melhorias e políticas públicas. Estivemos envolvidos no Noronha Plástico Zero, e, atualmente, estamos atuando na implantação da We All Hub Brasil.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
“A Iönica, como um negócio de impacto, busca estar inserida em projetos colaborativos que estejam em conformidade com os objetivos de desenvolvimento sustentável e que vejam a economia como um meio para melhorar a qualidade de vida, e não só um apanhado de decisões pautadas num dito sucesso. Desenvolvemos projetos colaborativos e governança de stakeholders descentralizados e participativos, visando um triplo impacto positivo.”
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Os desafios relatados são ampliar as noções sobre a economia do bem-estar, exemplificar e demonstrar que é viável ser um negócio que valoriza mais que apenas a geração de lucro,pautando-se em um triplo impacto positivo.
Qual o impacto socioambiental positivo gerado pelos serviços?
Projetos colaborativos como a We All Hub Brasil envolvem governança e impactos sociais pautados numa economia do bem-estar.

Rede 1

Nome da empresa cliente
We All Hub Brasil
Resumo e resultados do projeto
We All Brasil é um hub de inovação em novas economias e políticas públicas que representa a We All Global. No Brasil, é coliderada pela Iönica, e visa promover a economia do bem-estar. Conta com organizações parceiras, como Sistema B, Economia da Comunhão e Raízes. Com encontros a cada 15 dias, atualmente, o hub está buscando recursos para aplicar o plano de ação da economia do bem-estar no Brasil para os próximos dois anos, e está aberto a todas as pessoas e organizações que queiram criar uma economia do bem-estar para o Brasil. O processo de membership é gratuito, basta entrar em contato conosco. Saiba mais: https://weall.org/brazil.

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, criação de estratégia de investimento social privado, definição de metas de sustentabilidade e criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Oferecemos serviços que possam auxiliar no processo de transformação e de mudanças positivas na sociedade em que vivemos. Para isso, buscamos estimular nossos parceiros e clientes a atuar e desenhar projetos colaborativos que, além de contar com uma estrutura de governança voltada para um triplo impacto positivo, tenham metas bem definidas quanto a sustentabilidade, ontemplando também meios de garantir a manutenção dessas iniciativas por meio de investimento social privado.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Os clientes buscam apoio no desenho de iniciativas que não são parte do core da empresa e que estão ligadas ao triplo impacto positivo. Passamos a integrar uma espécie de departamento externo de impacto positivo, auxiliando no desenho, na criação e na captação de recursos para viabilizar tais projetos.

Case 1

Nome da empresa cliente
Noronha Plástico Zero
Setor do cliente
Políticas públicas, serviços, saúde e bem-estar
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2019 – em andamento.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Foram realizados exposições e ciclos que, através de uma metodologia colaborativa e interdisciplinar, uniria moradores, agentes locais, empresas e poder público para que o território de Fernando de Noronha se tornasse livre do plástico descartável.

Case 2

Setor do cliente
Políticas públicas, serviços, saúde e bem-estar
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2019 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
“O Caminho do Vidro é um projeto de economia circular que cuida da gestão de toda a cadeia de reciclagem do vidro na ilha de Noronha. Fizemos o planejamento, a captação de recursos e sua implementação, bem como toda a validação com a legislação de Pernambuco. Foram realizadas visitas técnicas à usina de resíduos, contratação de engenheiro especializado, pesquisa de maquinários de reciclagem, de materiais de coletores e de fornecedores, desenho e instalação de pontos de coleta, compra de maquinário e de materiais, reforma da usina de tratamento de resíduos e instalação de equipamentos.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Com a implementação do Caminho do Vidro, o vidro descartado na ilha passa a ser aproveitado de forma diferente, tornando-se um pilar da construção civil na ilha.

Mensuração, reporte e certificação

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Apoio no preparo e na adequação para obter certificações e elaboração de reportes de sustentabilidade com dimensão de impacto.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Através da elaboração de reportes de sustentabilidade e das dimensões de impacto de uma empresa, pode-se desenhar um projeto e estruturar um planejamento baseado em dados para que o triplo impacto positivo passe a integrar o core da empresa. Com processos de melhoria contínua através da mensuração de dados, é possível se preparar para obter certificações.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: O desafio enfrentado é encontrar ferramentas e apoio de uma organização independente e chancelada pelo mercado. Por esse motivo, buscam a Iönica, pois, através da ferramenta de avaliação de impacto B, é possível oferecer dados e iniciativas necessários para encaminhá-la a uma potencial certificação.

Case 1

Nome da empresa cliente
Cerveja Praya
Setor do cliente
Serviços
Duração do serviço/projeto
De março/2019 a setembro/2019
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Ao auxiliar na transformação de sistemas estratégicos e operacionais de uma empresa, várias áreas serão também impactadas pela mudança de um negócio tradicional em um negócio de impacto focado não só em lucro, mas em contrapartidas sociais e ambientais.

Case 2

Nome da empresa cliente
Grupo Heineken Brasil
Setor do cliente
Serviços, saúde e bem-estar e energia.
Duração do serviço/projeto
De janeiro/2021 a setembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Auxiliamos o Grupo Heineken Brasil a analisar quais iniciativas e alterações operacionais deveriam ser feitas para que o compromisso de descarbonização até 2030 fosse atingido, além de colaborar com compras sustentáveis, em parceria com marcas como Caminho do Vidro e Noronha Plástico Zero, citadas anteriormente.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Ao auxiliar uma empresa a obter mensuração de dados e reportes de seus impactos, é possível oferecer a ela alternativas para transformar a forma como está inserida no ambiente em que atua, obtendo certificações e passando a impactar de forma positiva o ambiente e a sociedade em que está inserida.

Acesso a capital