Impact Hub

Sobre

O Impact Hub é uma rede global presente em mais de 100 cidades do mundo. No Brasil, estamos em oito cidades, sendo uma delas São Paulo. O Impact Hub São Paulo tem o papel de facilitar e impulsionar o ecossistema de empreendedorismo e inovação social. Fazemos isso planejando e desenvolvendo programas e projetos ligados a comunidades empreendedoras, gerando impacto positivo e inovação em todas as regiões do País.

Caminhos

Atuação em rede / Inovação aberta com negócios de impacto

Ficha Técnica

Principais clientes

Nono Nordisk, Bank of America, Fundação Vale, Governo do Estado de São Paulo, Fundação Telefônica, AES Brasil, SEBRAE MG, Sicredi e Ernest Young.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Atuação em rede

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Atuação em movimentos, redes e coalizões em torno de temáticas de impacto positivo.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Gestão de comunidades de impacto
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
“Elaboração de programas de impacto com mais de uma organização envolvida na implementação – Programas Multistakeholders Gestão de comunidades de impacto – Hub Comunidades Lançamento de desafios socioambientais e engajamento no desenvolvimento de soluções – Hub Convoca”
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Inclusão de impacto social efetivo na cultura organizacional dos negócios, auxílio no alcance de metas de impacto e sustentabilidade a partir de programas de impacto social e auxílio em articular e mobilizar rede de lideranças e/ou organizações que estão no core do negócio
Qual o impacto socioambiental positivo gerado pelos serviços?
Conexão entre atores do ecossistema, gerando mais inovação e atuações conjuntas e impacto social na ponta e nos territórios do Brasil.

Rede 1

Nome da empresa cliente
Em Movimento
Resumo e resultados do projeto
“O Em Movimento é uma aliança de organizações que atuam dando suporte às juventudes para que possam mudar o mundo e fazer com que cada vez mais jovens se engajem, desenvolvam-se e tenham acesso às oportunidades oferecidas pelo campo social. Por acreditarmos nas potencialidades das juventudes, nosso objetivo é comunicar, pesquisar, ampliar e articular oportunidades com e para as diferentes juventudes brasileiras. Nossa aliança é composta por seis organizações – Instituto Arapyaú, Ashoka, Itaú Educação e Trabalho, Impact Hub São Paulo, Instituto Elos e Grupo +Unidos. Links: https://www.emmovimento.org.br/quemsomos”

Inovação aberta com negócios de impacto

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Identificação de agendas estratégicas da empresa integradas com a agenda de impacto: definição dos desafios que serão lançados ao mercado, busca e seleção de negócios de impacto, aceleração de negócios de impacto ou programas de mentoria e execução de programas de cocriação e desenvolvimento de parcerias com negócios de impacto.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Levantamento de desafios com o setor corporativo, aceleração de parcerias entre negócios de impacto e esses desafios corporativos, mentorias e matchmaking.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: O principal benefício de um programa de inovação aberto com negócios de impacto é as médias e grandes empresas conseguirem implementar o impacto social no core do negócio, deixando de lado a separação das ações sociais para a área de responsabilidade social.

Case 1

Nome da empresa cliente
Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo
Setor do cliente
Governo e serviços públicos
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2020 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Mais de 20 instituições engajadas no programa, R$ 5 milhões mobilizados em fundo para o programa, 50 empresas selecionadas pelo governo para o programa de inovação, 1 mil m² de espaço de coworking para empresas e startups.

Case 2

Nome da empresa cliente
Basf
Setor do cliente
Química/farmacêutica
Duração do serviço/projeto
De maio/2018 a julho/2018
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
“Centro de inovação aberta da Basf O Onono nasce com o espírito de colaboração que conecta Basf, clientes e parceiros ao ecossistema da inovação, criando oportunidades de crescimento sustentável. Ele nasceu conectado à essência da empresa. Como moléculas e átomos de valência, o Onono nasceu com o objetivo de conectar elementos essenciais que geram infinitas possibilidades, promovendo conexões transformadoras. O espaço foi desenhado e criado em parceria com o Impact Hub São Paulo, sendo que esse auxiliou na definição de missão, aspectos da comunidade e rituais e apoiou também seu lançamento.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Criação do espaço de inovação aberta Onono da Basf e a metodologia de conexão ao programa de inovação aberta da Basf.

Case 3

Nome da empresa cliente
Circular Economy Initiative
Setor do cliente
Economia circular
Duração do serviço/projeto
De janeiro/2020 a novembro/2020
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Foram feitas 12 provas de conceitos concretas. Estabeleceram-se projetos-piloto e outras associações entre os 16 parceiros do ickstart e as 17 startups participantes em todas as verticais existentes do programa.