Somos uma consultoria de impacto positivo em inovação e negócios liderada por mulheres que desenvolve projetos estratégicos e criativos para quebrar as barreiras entre as empresas e o ecossistema do triplo impacto positivo.
Caminhos
Desenvolvimento humano e de cultura organizacional / Estratégia de iniciativas e práticas / Inclusão de impacto positivo na atividade principal / Mensuração, reporte e certificação
Ficha Técnica
Principais clientes
Google, Alpargatas, Urbia, Grupo Águas do Brasil, Ambev, Mercado Livre e HP.
Desenvolvimento humano e de cultura organizacional
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Formação de lideranças e de colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto, Desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual? Palestras e treinamentos sobre diversidade e inclusão, criação de trilhas educativas no processo de transformação da cultura corporativa, sensibilizações através de dinâmicas de grupo e capacitação e treinamento de times em DE&I (diversidade, equidade e inclusão).
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho “-Workshops sobre diversos aspectos de desenvolvimento humano e reflexões para empreender.
-Vivências em grupo para formação ou alinhamento de times. Pode ser feito como offsite em empresas ou grupo de estagiários e integração de novos contratados.
-Diversidade: trazemos workshops ou série de capacitação focada em desenvolver times inclusivos.
-Facilitação de conversas difíceis e mediação de conflitos.”
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços As empresas estão vivendo diversas mudanças e reestruturações com os novos momentos e cobranças para vivenciar um capitalismo mais consciente, porém, as práticas atuais e experiências das lideranças ainda estão muito desatualizadas e seguindo padrões enrijecidos que não abrem espaço para o novo.
Case 1
Setor do cliente Saúde e Bem-estar
Duração do serviço/projeto Janeiro/2020 – em andamento
Resumo e resultados do projeto Desenvolvemos um treinamento para os funcionários de uma rede de academias. O projeto aconteceu em diferentes etapas, com encontros presenciais e on-line falando de diversos temas, como racismo e letramento racial, inclusão e capacitismo, gordofobia, LGBTQIA+, entre outros.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Criação, lançamento e execução do programa com mais de 3 mil funcionários impactados diretamente.
Case 2
Nome da empresa cliente Empresa de pessoa Influenciadora.
Setor do cliente Artes
Duração do serviço/projeto De junho/2021 a agosto/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Fizemos uma série de workshops de escuta e entendimento da história dessa pessoa influenciadora para apoiá-la no desenho e no entendimento de seu posicionamento social, assim como em suas estratégias de impacto e apoio a organizações e empresas que atuem com pautas sociais nas campanhas de marketing. Além dessa estruturação personalizada, desenvolvemos workshops de letramento racial e social para preparar ainda mais essa pessoa para essas pautas.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Tomadas de decisão mais seguras sobre sua atuação e ampliação das ações de impacto social em suas redes, que contam com mais de 25 milhões de seguidores.
Estratégia de iniciativas e práticas
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, criação de estratégia de investimento social privado, criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa e estruturação de área de RSE/sustentabilidade ou correlatas.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual? Definição da matriz ODS.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:A Impact Beyond desenvolve o planejamento estratégico para estruturação das áreas de responsabilidade social e sustentabilidade de empresas e organizações sem fins lucrativos. Desenhamos o caminho de transformação por projeto ou organização para ampliar o olhar e aprofundar o entendimento dos stakeholders sobre o impacto desejado.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Equipe dedicada e a pauta estar na agenda da alta liderança.
Case 1
Nome da empresa cliente Empresa de calçados
Setor do cliente Indústria
Duração do serviço/projeto Setembro/2021 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Para o lançamento, a empresa fechou parceria com 1dez organizações, gerando mais de 20 ações de voluntariado.
Case 2
Setor do cliente Tecnologia
Duração do serviço/projeto Abril/2022 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Gestão e acompanhamento de um projeto de investimento social privado focado em empreendedores negros, realizado por uma empresa de tecnologia. O trabalho consiste na elaboração das trilhas de conhecimento para a rede de pessoas apoiadas até a mensuração e avaliação das estratégias estabelecidas, acompanhando métricas e resultados que garantam que a estrutura proposta esteja conectada com o core business da empresa, gerando os resultados esperados.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto O desenho de uma estratégia e uma gestão de qualidade pró-projeto de impacto social gera resultados que garantem a ampliação e a continuidade da ação dentro da empresa.
Case 3
Nome da empresa cliente Empresa do ramo de bebidas
Setor do cliente Indústria
Duração do serviço/projeto 2020/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Fizemos a estratégia para a área de inovação atuar em uma campanha de inovação aberta diretamente aos consumidores. O projeto chamado “Ideias que transformam” buscava soluções para dois pilares: consumo consciente e cultura do retornável. A definição das temáticas desenvolvidas foi resultado de um processo de imersão, diagnóstico e facilitação de workshops. O principal resultado para o negócio foi o entendimento da inovação social como um caminho para aproximar a marca de cidadãos comuns – 80% dos participantes nunca tinham participado de um programa de aceleração.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto O projeto gerou a implementação de quatro MVPs de impacto socioambiental com investimento de mais de R$ 400 mil.
Inclusão de impacto positivo na atividade principal
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Criação e revisão do modelo de negócio com impacto na atividade principal (core business) e criação e revisão de produtos/serviços/unidades de negócio que geram impacto positivo integrado ao negócio.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Criação de modelos de negócio de impacto
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: As empresas estão querendo ampliar suas atuações, mas ainda encontram muita dificuldade de entender a diferença entre os modelos de operação e tipos de investimento.
Case 1
Setor do cliente Concessionária
Duração do serviço/projeto Outubro/2021 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Cento e sessenta pessoas com baixa escolaridade com acesso a cursos de capacitação e um modelo de negócio pensado para gerar mais renda e dignidade.
Case 2
Nome da empresa cliente Marca de cosméticos
Setor do cliente Indústria
Duração do serviço/projeto De maio/2021 a novembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Desenvolvemos junto ao branding de uma nova marca uma estratégia já alinhada a objetivos de impacto social, que foi desde o desenvolvimento do produto até a criação de uma comunicação mais assertiva, com público-alvo definido e posicionamento ativista.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Apoiar a criação de uma marca que já nasça com uma visão de impacto em seu DNA ajuda em todo o fortalecimento da cadeia, desde a escolha dos fornecedores e da composição dos produtos até a comunicação correta para o público final.
Mensuração, reporte e certificação
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto da empresa, mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto de iniciativas executadas, apoio no preparo e adequação para obter certificações e avaliação de aspectos ESG de fornecedores/investimentos/cadeia de valor.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual? “Desenho e acompanhamento de indicadores de impacto positivo e
apoio para certificação no Sistema B.”
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Desenvolvemos uma metodologia proprietária chamada MIA – Mensuração de Impacto e Aprendizagem –, uma plataforma de monitoramento e avaliação de impacto que utilizamos para definição de indicadores e estratégias de mensuração dos projetos desde a criação da estratégia até a implementação em campo.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Estruturação de ferramentas de acompanhamento e mensuração de impacto baseada em dados e evidências.
Case 1
Nome da empresa cliente Empresa no ramo de alimento e bebidas
Setor do cliente Serviços
Duração do serviço/projeto De agosto/2021 a outubro/2021
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Empresa com selo B pendente.
Case 2
Nome da empresa cliente Fundo de investimento filantrópico.
Setor do cliente Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto Janeiro/2022 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Acompanhamento e mensuração de impacto do projeto de distribuição de marmitas, com gestão de três organizações sociais na distribuição de 350 mil marmitas durante o ano de 2022.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto O acompanhamento e a avaliação de impacto têm sido muito úteis não só no resultado final para avaliar o sucesso do impacto gerado na comunidade, mas para ajustar rotas durante o processo de validação das estratégias de distribuição. Isso tem sido muito eficiente para garantir os KPIs estabelecidos.
Case 3
Setor do cliente Saúde e bem-estar
Duração do serviço/projeto dez/2020
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Desenvolvimento de uma teoria de mudança para a construção de indicadores e estratégia de mensuração de impacto de um novo projeto que seria lançado pela empresa dentro da estratégia de novos negócios sociais.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto A metodologia utilizada foi certeira para a necessidade do cliente, ajudou a organizar as soluções propostas e a validar desde as atividades até o legado final esperado, desenhando os indicadores e KPIs a serem acompanhados na implementação.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto O acompanhamento e a avaliação de impacto têm sido muito úteis não só no resultado final para avaliar o sucesso do impacto gerado na comunidade, mas para ajustar rotas durante o processo de validação das estratégias de distribuição. Isso tem sido muito eficiente para garantir os KPIs estabelecidos.