IDIS

Sobre

Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalhamos junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares e organizações da sociedade civil. Nossa atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação.

Caminhos

Acesso a capital / Desenvolvimento humano e de cultura organizacional / Estratégia de iniciativas e práticas / Mensuração, reporte e certificação

Ficha Técnica

Principais clientes

Amigos do Bem, Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Gerando Falcões, Instituto Avon, Instituto Chamex, Pacto pela Promoção da Equidade Racial, Petrobras e RaiaDrogasil.

Ano de Fundação

Porte

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E-mail

Acesso a capital

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Apoio na estruturação veículos financeiros (filantropia) para financiar iniciativas (próprias, externas e/ou da cadeia de valor) comprometidas com a geração de impacto positivo.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Apoiamos a estruturação de fundos patrimoniais (endowments) e outros fundos filantrópicos para financiar projetos de impacto. A estruturação desses veículos requer a definição de vários aspectos, como missão, governança, processos decisórios, capital necessário e adequado, riscos envolvidos, alternativas de veículos, políticas e estrutura de gestão.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Para mudar realidades, são necessários apoios a projetos por vários anos, um desafio para muitas empresas. A estruturação de veículos de financiamento de médio e longo prazo requer o engajamento e a escuta de stakeholders, o que é estratégico no desenvolvimento de iniciativas de impacto.

Case 1

Nome da empresa cliente
Hospital A. C. Camargo
Setor do cliente
Saúde e bem-estar
Duração do serviço/projeto
De julho/2018 a dezembro/2019
Resumo e resultados do projeto
Em 2018, contou com o apoio técnico do IDIS para a definição de diretrizes gerais para a constituição de fundo financeiro destinado exclusivamente ao fomento de suas atividades de ensino e pesquisa. No ano seguinte, o A.C. Camargo Cancer Center renovou a parceria com o IDIS, que apoiou o fortalecimento do modelo de governança, da gestão financeira e das diretrizes de investimento, de modo a garantir a perenidade do Fundo Exclusivo de Fomento ao Ensino e à Pesquisa.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O A.C. Camargo é referência no mundo em oncologia, porém, sem sustentabilidade nas áreas de ensino e pesquisa. Seu fundo patrimonial reduzirá a dependência dos recursos da área de assistência, trazendo estabilidade no longo prazo (www.idis.org.br/casesidis/hospital-a-c-camargo/).

Case 2

Nome da empresa cliente
Avon
Setor do cliente
Cosméticos
Duração do serviço/projeto
Junho/2020 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Em 2020, em meio à pandemia de covid-19, houve o agravamento dos casos de violência contra mulheres e meninas, e o Instituto Avon, em parceria com a Accor, instituiu o Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas. Nosso time se envolveu na definição de diretrizes estratégicas, governança e metas do fundo e no estabelecimento de suas linhas de atuação, características e critérios para as doações e processo de seleção dos beneficiários. Outras empresas interessadas juntaram-se a essa iniciativa, como a Natura. (www.idis.org.br/casesidis/instituto-avon/)
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O fundo já concretizou o apoio a várias organizações com projetos voltados ao aumento da disponibilidade de vagas de abrigamento para mulheres em situação de violência.

Case 3

Nome da empresa cliente
Unicamp
Setor do cliente
Educação
Duração do serviço/projeto
De maio/2019 a janeiro/2020
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Em 2019, com o intuito de constituir fonte de recursos de longo prazo para financiar suas iniciativas em ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo, cultura e assistência, contou com o apoio técnico do IDIS para estruturar seu fundo patrimonial filantrópico. O projeto compreendeu a definição de diretrizes estratégicas e a elaboração de políticas de gestão e de operação para o fundo patrimonial, bem como a criação de plano de estruturação para a organização gestora, nos termos da Lei 13.800/19.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O fundo patrimonial da Unicamp apoiará a ampliação das capacidades de ensino e pesquisa da universidade, beneficiando seus três campi, 24 unidades e cerca de 34 mil alunos. (www.idis.org.br/casesidis/unicamp-universidade-estadual-de-campinas/)

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Formação de lideranças e de colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto e apoio na contratação de pessoas com expertise para geração de impacto positivo.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Oferecemos capacitações e cursos sob medida para famílias, empresas e organizações da sociedade civil. Entre os temas que abordamos com frequência estão: Investimento Social Privado, Governança, Treinamento para Conselhos, Fundos Patrimoniais e Filantrópicos, Formação de Redes, Gestão da Doação, Captação de Recursos, Elaboração e Gestão de Projetos, Avaliação de Impacto, Metodologia SROI e Monitoramento e Métodos de Avaliação.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: O setor de impacto social ainda não conta com uma ampla diversidade de profissionais para enfrentar os desafios. São inúmeros os benefícios de contar com conhecimento especializado para agilizar a jornada de profissionais que entram nessa área.

Case 1

Nome da empresa cliente
Santander
Setor do cliente
Financeiro
Duração do serviço/projeto
De janeiro/2018 a dezembro/2019
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Aumento na conscientização e no estímulo para a criação de fundos patrimoniais entre as organizações participantes: uma organização gestora e um fundo patrimonial instituídos, uma organização gestora de fundo patrimonial e um fundo patrimonial em constituição e sete planos de estruturação do fundo patrimonial.

Case 3

Nome da empresa cliente
Petrobras
Setor do cliente
Indústria petroquímica
Duração do serviço/projeto
De agosto/2021 a setembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
O IDIS realizou a capacitação da equipe da Petrobras nas metodologias de avaliação de impacto Social Return on Investment (SROI – Retorno Social do Investimento) e Análise Custo-Benefício (ACB). A Petrobras investe em diversos projetos e busca internalizar o processo de avaliação de impacto para melhorar seus processos de acompanhamento e decisão de projetos. Foram realizadas seis oficinas de trabalho para capacitar a equipe, com apresentação de casos práticos e exercícios.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A equipe, a partir dos conteúdos da capacitação, está mais apta a avaliar e buscar os melhores projetos para ampliar o impacto socioambiental da empresa.

Case 3

Nome da empresa cliente
Vale
Setor do cliente
Mineração
Duração do serviço/projeto
Fevereiro/2020
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
O IDIS realizou a capacitação da equipe da Vale nas metodologias de avaliação de impacto Social Return on Investment (SROI – Retorno Social do Investimento) e Social Capital Protocol. A Vale investe em diversos projetos, e busca aprender mais sobre processos de avaliação de impacto para melhorar seus processos de acompanhamento e decisão de projetos. Foi realizada uma oficina de trabalho para capacitar a equipe com apresentação dos principais conceitos sobre avaliação e sobre as metodologias mencionadas.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A equipe, a partir dos conteúdos da capacitação, está mais apta a avaliar e buscar os melhores projetos para ampliar o impacto socioambiental da empresa.

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, criação de estratégia de investimento social privado, definição de matriz de materialidade, definição de metas de sustentabilidade, criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa e estruturação de área de RSE/sustentabilidade ou correlatas.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Relacionamento com a Comunidade, Criação e Gestão de Editais, Concursos e Prêmios, Seleção Direta de Organizações Sociais e/ou Projetos Sociais e Validação de Organizações Sociais para Recebimento do Apoio do Investidor.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:O IDIS realiza planejamento estratégico e apoia a estruturação e/ou incubação de institutos e fundações, a estruturação de política de investimento social e responsabilidade social corporativa (RSC), o fortalecimento da governança e o desenvolvimento institucional, o desenho e a implantação de programas e projetos, o diagnóstico local, a produção de benchmarks, estudos e relatórios, e o diagnóstico das causas prioritárias para a atuação social.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Num contexto em que a sociedade exige cada vez mais atitudes responsáveis e engajamento social do setor privado, definir o foco do investimento social corporativo é fundamental para ampliar o impacto positivo das ações sociais desenvolvidas e fazer o melhor com os recursos disponíveis.

Case 1

Nome da empresa cliente
CTG Brasil
Setor do cliente
Energia
Duração do serviço/projeto
De setembro/2019 a fevereiro/2020
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O entorno das unidades da CTG Brasil foi definido como foco primário de atuação, que passou a ter como propósito: “Promover o desenvolvimento local nas comunidades em que estamos presentes, fomentando a geração de renda por meio do emprego e do empreendedorismo.”

Case 2

Nome da empresa cliente
Instituto Conceição Moura
Setor do cliente
Indústria
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Em 2019, o IDIS apoiou o Instituto Conceição Moura em seu processo de reflexão estratégica, realizado junto aos membros da gestão e do conselho da organização. O projeto buscou explorar os objetivos do instituto para os próximos anos, avaliar a aderência do portfólio de projetos e programas atuais aos objetivos estratégicos, refletir sobre o relacionamento entre o instituto e seus stakeholders e refletir sobre o foco e o modelo de atuação da organização.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Após a consolidação das diretrizes estratégicas, o IDIS contribuiu para a construção coletiva, junto à equipe do Instituto Conceição Moura, do planejamento da implementação das principais decisões tomadas. Foram discutidos aspectos como frentes de ação, atividades e cronogramas.

Case 3

Nome da empresa cliente
Itaú Cultural
Setor do cliente
Cultura
Duração do serviço/projeto
De outubro/2017 a setembro/2018
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
O projeto de reflexão estratégica do Itaú Cultural envolveu aspectos de diretrizes estratégicas, estrutura de governança, foco de atuação, modelo de financiamento e indicadores de monitoramento e avaliação de resultados. Todo o processo de reflexão foi realizado de forma participativa e envolveu representantes do Banco Itaú, das famílias acionistas e do Itaú Cultural e referências do setor cultural do Brasil.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O trabalho reforçou a grande importância, o reconhecimento e a credibilidade da organização no cumprimento de sua missão de inspirar e ser inspirada pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas para gerar experiências transformadoras no mundo da arte e da cultura brasileiras.

Mensuração, reporte e certificação

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto da empresa, mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto de iniciativas executadas e mensuração financeira de impactos positivos e negativos gerados pelas iniciativas e operações.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Avaliação de impacto que mede o retorno social do investimento (SROI).
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:A escolha do método de avaliação deve ser coerente com a amplitude, a duração e os objetivos estratégicos do investimento socioambiental. Analisamos a demanda do cliente e as características dos projetos para definir qual o caminho mais adequado. Nossos serviços incluem: definição de indicadores; avaliação de programas, projetos, organizações e negócios sociais; avaliação SROI – Índice de Retorno Social sobre Investimento; monitoramento técnico e financeiro da execução de programas e projetos por organizações sociais; e estruturação de áreas e capacitação de equipes de monitoramento e avaliação.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Estudos de avaliação de impacto ganham cada vez mais importância entre investidores sociais no mundo, apesar de complexos. São inúmeras as vantagens para a iniciativa e sua financiadora em verificar se seus recursos estão trazendo benefícios efetivos à sociedade.

Case 1

Nome da empresa cliente
Fundação Sicredi
Setor do cliente
Financeiro
Duração do serviço/projeto
De julho/2019 a janeiro/2021
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O estudo comprovou que o programa transforma crianças e jovens em protagonistas de seu processo de aprendizagem e atuação cidadã, além de indicar melhorias na implementação que permitirão ampliar ainda mais esse impacto. (www.idis.org.br/publicacoesidis/relatorio-de-avaliacao-de-impacto-sicredi/)

Case 2

Nome da empresa cliente
Fundação André e Lúcia Maggi (FALM)
Setor do cliente
Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto
De maio/2016 a novembro/2016
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Avaliação do retorno social do investimento (SROI) de projeto desenvolvido pela Fundação André a Lucia Maggi (FALM) da empresa AMAGGI executado na cidade de Rondonópolis, MT. Os resultados da avaliação SROI retrataram em que medida as intervenções são eficientes e a forma como os resultados são percebidos por cada grupo de interesse (stakeholders). Além disso, os dados do SROI auxiliaram a fundação a maximizar o impacto de um determinado recurso (financeiro ou não financeiro). https://idis.org.br/wp-content/uploads/2017/08/SROI_CasaMaggica.pdf
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Por meio de um processo avaliativo que combina métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, foi possível analisar quais fatores – intrínsecos e extrínsecos ao projeto – dificultam ou potencializam o sucesso, além de compreender a efetividade relativa entre diferentes intervenções.

Case 3

Nome da empresa cliente
ICE – Instituto de Cidadania Empresarial
Setor do cliente
Organização da sociedade civil
Duração do serviço/projeto
De abril/2019 a setembro/2020
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Avaliamos o impacto do Projeto de Promoção do Ecossistema de Investimento e Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil, promovido pelo ICE – Instituto de Cidadania Empresarial – em convênio com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. O estudo avaliativo foi conduzido em duas etapas, de modo que sua análise intermediária aconteceu entre abril e outubro de 2019, e a análise final ocorreu entre junho e setembro de 2020. O estudo trouxe evidências concretas sobre impactos positivos das iniciativas avaliadas.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Recomendações mais específicas e direcionadas a cada um dos programas podem ser encontradas no link. (www.idis.org.br/avaliacao-de-impacto-e-sroi/)
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Por meio de um processo avaliativo que combina métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, foi possível analisar quais fatores – intrínsecos e extrínsecos ao projeto – dificultam ou potencializam o sucesso, além de compreender a efetividade relativa entre diferentes intervenções.