Ideia Sustentável

Sobre

Consultoria especializada em sustentabilidade e ESG que atua em planejamentos e estratégia, desenvolvimento de pessoas e líderes e elaboração de conteúdos transformadores.

Caminhos

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional / Estratégia de iniciativas e práticas

Ficha Técnica

Principais clientes

CVC Corp, Bayer, Renner, Bsbios, WEG, C&A, Equatorial Energia, EBitu Energia, Special Dog e Porto Seguro.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Formação de lideranças e de colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto, Desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Formação de profissionais para os desafios práticos da implementação das ações ligadas às soluções identificadas para cada desafio.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Capacitação com base no estudo dos impactos do negócio, visando a aplicabilidade das soluções para os principais problemas identificados.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Os principais desafios estão ligados à operação de cada negócio. Normalmente, relacionam-se a descarbonização, economia circular e regeneração. Os benefícios são percebidos a médio prazo, com economia de recursos, diminuição de emissões e visão de futuro e perenidade do negócio.

Case 1

Nome da empresa cliente
Bsbios
Setor do cliente
Energia
Duração do serviço/projeto
Abril/2022 – em andamento
Resumo e resultados do projeto
Com base na estratégia ESG desenvolvida, a Ideia Sustentável elaborou uma trilha de desenvolvimento de liderança com foco na preparação dos profissionais da empresa.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Os impactos ainda estão sendo medidos, pois o projeto está em andamento, porém, os feedbacks já estão apontando para uma nova consciência dos profissionais que estão passando pela capacitação. Estão em curso projetos que nasceram com base na capacitação aplicada.

Case 2

Nome da empresa cliente
Porto Seguro
Setor do cliente
Serviços
Duração do serviço/projeto
Junho/2022 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Trilha de liderança em ESG em diversos formatos, como cafés, podcasts, lives e artigos.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Os impactos ainda estão sendo medidos, pois o projeto está em andamento.

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, criação de estratégia de investimento social privado, definição de matriz de materialidade, definição de metas de sustentabilidade e estruturação de área de RSE/sustentabilidade ou correlatas
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Elaboração de estratégia, planos de ação e posicionamento de sustentabilidade.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Consultoria em sustentabilidade/ESG (estratégia, planos de ação, metas, métricas e comunicação).
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Com a ascensão global do conceito de ESG, cada vez mais empresas, de diferentes portes, têm procurado IS para organizar seus grandes desafios ambientais, sociais e de governança em estratégias claras e assertivas (diretrizes, grandes temas, objetivos, planos de ação, metas e métricas).

Case 1

Nome da empresa cliente
CVC Corp
Setor do cliente
Serviços
Duração do serviço/projeto
De novembro/2020 a maio/2021
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
As quatro iniciativas mencionadas estão em curso. Seus resultados ainda não podem ser precisamente demarcados. Com elas, a companhia espera criar uma cultura de D&I, reduzir impactos ambientais na cadeia de valor e gerar valor positivo para comunidades e impactados pela atividade turística.

Case 2

Nome da empresa cliente
Iguá Saneamento
Setor do cliente
Água e saneamento
Duração do serviço/projeto
De janeiro/2018 a maio/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Apoiamos a empresa na criação de sua estratégia de sustentabilidade, denominada SERR: (S) segurança hídrica, (E) eficiência na produção e na distribuição de água, (R) responsabilidade na coleta e no tratamento do esgoto e (R) respeito às pessoas. Foram definidos diretrizes, temas, objetivos e metas, além do apoio à criação do Instituto Iguá, que atua contribuindo para a universalização do saneamento no Brasil.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Como resultado do impacto da implementação dos objetivos da estratégia estão a conformidade das análises da qualidade da água distribuída e economia de água em 2020.

Case 2

Nome da empresa cliente
BSBios
Setor do cliente
Energia
Duração do serviço/projeto
Setembro/2021 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Apoiamos a empresa na criação de uma estratégia de sustentabilidade estruturada em três grandes diretrizes (Cadeia de Valor e Natureza, Colaboradores e Comunidades e Clientes e Sociedade) e dez objetivos estratégicos. Tais objetivos estão sendo desdobrados em ações em reuniões de trabalho com líderes das áreas relacionadas.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O plano de ações está em início de implementação. A empresa tem investido na formação de líderes e desenvolvido iniciativas para inventariar emissões e fazer a gestão de carbono, desenvolver fornecedores e assegurar que seu produto receba certificações consagradas internacionalmente.