GIFE

Sobre

O GIFE é uma associação que reúne 160 membros, em sua grande maioria de natureza empresarial, que mobilizam recursos privados próprios para iniciativas de impacto social positivo. Sendo uma associação, tem caráter representativo desse setor do “investimento social privado”.

Caminhos

Atuação em rede

Ficha Técnica

Principais clientes

Itaú Social, Fundação Bradesco, Instituto Unibanco, Santander, Bank of America, Instituto Votorantim, Fundação Boticário, Raia Drogasil, Mattos Filho e Fundação Lemann

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Atuação em rede

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Atuação em movimentos, redes e coalizões em torno de temáticas de impacto positivo, Engajamento em pactos e/ou compromissos públicos.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
“Em “”Atuação em Rede””, buscamos promover espaços de articulação e cooperação entre atores privados, acreditando que essa troca gera interação que permite o reconhecimento mútuo entre organizações, troca de aprendizados e possibilidades de ação conjunta que podem aprimorar o impacto social e ambiental positivo das organizações. Além disso, o GIFE – como associação que é – tem mandato para manifestar-se publicamente em representação ao campo do ISP, a última delas (março/2022) pelo engajamento do setor quanto à equidade racial (realizada no bojo de um espaço de rede nosso: RT de Equidade Racial).”
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Buscam superar uma atuação excessivamente individualizada, sem parâmetros junto a “pares”, servindo de benchmarking uns aos outros quanto a boas práticas, o que minimiza custos de tempo dispendido e “atalhos” ao executar uma ação (pelo conhecimento advindo dessa atuação em rede).
Qual o impacto socioambiental positivo gerado pelos serviços?
Algumas das redes que o GIFE fomenta e presta suporte já realizaram iniciativas conjuntas de grande valor: apoio ao Plano de Leitura de Nova Iguaçu pela LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos, ou o exemplo já dado da carta contra o racismo, que se iniciou na rede de Equidade Racial.

Rede 1

Nome da empresa cliente
Rede temática de Equidade Racial (RT-ER).
Resumo e resultados do projeto
A RT-ER, criada em julho de 2020, visa promover a temática racial nas iniciativas de impacto social empreendidas por nossos associados, bem como nas práticas e na própria gestão organizacional deles. Isso pode significar, de um lado, reconhecer o recorte racial na implementação dos projetos (em educação, cultura, geração de renda, saúde etc.), e, de outro, garantir que tenham procedimentos internos para compor equipes mais diversas. Um dos frutos do trabalho foi a assinatura de uma carta pela promoção da equidade racial; outro foi o lançamento da plataforma equidaderacial.gife.org.br.

Rede 2

Nome da empresa cliente
Rede temática de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (RT-GDCA).
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Congrega os atores entre os associados do GIFE que trabalham com esse tema. Em um de seus esforços mais recentes, somou os cerca de dez atores que dela participam à assinatura do “Agenda 227”, movimento criado por organizações da sociedade civil que une suas capacidades de mobilização social, construção de conhecimento, incidência política e comunicação para garantir que crianças e adolescentes estejam no centro do debate sobre o País durante o processo eleitoral de 2022. (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehfMTkGxeuuEVJ9DFiBlOz3gVvAipLQ9nmBOpGkdSXTHofXQ/viewform)

Rede 3

Nome da empresa cliente
Rede temática de Leitura e Escrita de Qualidade para todos (LEQT).
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A LEQT foi a primeira rede temática criada no âmbito dos associados GIFE, em 2012. Atores do ISP que trabalham com esse tema juntaram-se para promover troca de conhecimentos e unir forças pela promoção da leitura. Desde então, muitas ações foram realizadas, e a LEQT expandiu-se, congregando também ONGs e até órgãos públicos. Em um de seus trabalhos, apoiou a implementação do Plano Municipal de Leitura de Nova Iguaçu, entre 2017 e 2018 (saiba mais em: redeleqt.org.br).
Caso sua organização compreenda mais redes, liste aqui o nome delas
RT Juventudes; RT Gestão e Políticas Públicas; RT Negócios de Impacto