O FGVces é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e produção de conhecimento composto por pessoas de formação multidisciplinar engajadas e comprometidas e com genuína vontade de transformar a sociedade. O FGVces trabalha no desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão pública e empresarial para a sustentabilidade, no âmbito local, nacional e internacional.
Caminhos
Atuação em rede / Desenvolvimento humano e de cultura organizacional / Estratégia de iniciativas e práticas / Mensuração, reporte e certificação
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Atuação em movimentos, redes e coalizões em torno de temáticas de impacto positivo, Engajamento em pactos e/ou compromissos públicos.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho O FGVces coordena e participa de redes, movimentos e coalizões para promover o engajamento de diferentes atores em torno de pactos/compromissos socioambientais e/ou induzir a incorporação de aspectos socioambientais nas tomadas de decisão sobre produtos, processos e investimentos. Entre outras ações nessa frente, destaca-se a Iniciativas Empresariais, rede que reúne empresas de diferentes setores para produzir coletivamente conhecimento aplicado e trocar experiências a fim de transformar os desafios da sustentabilidade em oportunidades de criação de valor para os negócios.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços Os desafios socioambientais são complexos e multifacetados, o que demanda das empresas o estabelecimento de espaços de diálogo e co-construção de alternativas de desenvolvimento sustentável, tais como os propiciados pelas redes descritas nos exemplos a seguir.
Qual o impacto socioambiental positivo gerado pelos serviços? As redes citadas nos exemplos a seguir induzem a incorporação efetiva de aspectos socioambientais na gestão de empresas dos mais variados portes e setores, e ainda contribuem com o estabelecimento de uma cultura de eficiência e redução de desperdícios.
Rede 1
Nome da empresa cliente Iniciativas Empresariais
Resumo e resultados do projeto “A Iniciativas Empresariais (iE) é uma rede coordenada desde 2010 pelo FGVces que reúne empresas interessadas em acessar e produzir conhecimento e trocar experiências sobre avanços e desafios da gestão empresarial para sustentabilidade.
A iE trabalha em ciclos de atividades anuais, e, por meio de uma série de atividades teóricas e práticas, fortalece as agendas socioambientais no cerne dos negócios com vistas à transição para uma economia verde, resiliente, de baixo carbono e socialmente justa.”
Rede 2
Nome da empresa cliente El Água nos Une – SuizAgua Brasil
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) A El Água nos Une, liderada pela Agência Suíça para Desenvolvimento e Cooperação (COSUDE) e que tem o FGVces como implementador local, é uma rede latino-americana que tem o objetivo de desenvolver e fortalecer, nos países em que atua, a gestão de recursos hídricos nas empresas por meio da técnica de pegada hídrica. Em seu primeiro ciclo de atividades, entre 2018 e 2021, as três empresas participantes – Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Klabin e Votorantim Cimentos – desenvolveram estudos de impacto e planos de ação para a redução da pegada hídrica.
Desenvolvimento humano e de cultura organizacional
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Formação de lideranças e de colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto e desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:O FGVces desenvolve metodologias inovadoras, processos e conteúdos para formação de novas lideranças para a sustentabilidade. Essa frente de atuação é composta, na pós, pela linha de Sustentabilidade do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade e pelo Master em Administração com ênfase em Sustentabilidade e por disciplinas específicas nos cursos de graduação da FGV, além de programas customizados para organizações nos formatos de imersões on-line ou presencial, por formações de curta duração, além de oficinas e outros encontros formativos que acontecem no âmbito dos projetos.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Além de oferecer formação técnica em temas de sustentabilidade, os programas de educação executiva do FGVces formam profissionais aptos a lidar com uma realidade complexa, com alta demanda por inovação, o grande desafio das organizações com visão de futuro.
Case 1
Setor do cliente Atende a profissionais das mais variadas áreas.
Duração do serviço/projeto Desde 2016
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto O mestrado já formou centenas de lideranças com visão crítica e sólido conhecimento sobre os conceitos e dilemas da sustentabilidade, além de habilidades comportamentais para atuar como agentes de mudanças positivas nas organizações.
Case 2
Nome da empresa cliente C&A, Escola Viva, International Paper e Raízen.
Setor do cliente Setores variados
Duração do serviço/projeto Desde 2019
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) O FGVces desenha formações e capacitações sob medida para organizações que desejam formar seu quadro de funcionários e/ou outros stakeholders em temáticas da sustentabilidade. Nos últimos anos, o FGVces realizou a formação de trainees e multiplicadores das empresas International Paper e Raízen em temáticas da sustentabilidade, conduziu cursos sobre ESG para empresas associadas à Única sobre mudanças climáticas para equipe multiáreas da C&A, entre outros.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Os programas já impactaram centenas de profissionais que, ao ampliar seus conhecimentos acerca dos conceitos e dilemas da sustentabilidade, adquirem uma ampla visão sobre os principais debates desse campo e de seus impactos na gestão organizacional e na sociedade.
Case 3
Setor do cliente O Master em Administração: Sustentabilidade é voltado a profissionais de vários setores de atuação.
Duração do serviço/projeto Desde 2005
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) O Master em Administração: Sustentabilidade possibilita o desenvolvimento de conhecimentos sobre gestão estratégica de organizações, além de conceitos e dilemas da sustentabilidade; ampla visão sobre os principais debates da sustentabilidade e seus impactos na gestão organizacional e na sociedade; capacidades para o uso de técnicas e ferramentas que integram a perspectiva da sustentabilidade a práticas de gestão organizacional; e habilidades para analisar alternativas e tomar decisões coerentes com a complexidade envolvida nas questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto O Master já formou centenas de especialistas que, ao desenvolver sólidos conhecimentos sobre conceitos e dilemas da sustentabilidade, conseguem identificar, compreender e aplicar técnicas e ferramentas que integram a perspectiva da sustentabilidade na gestão organizacional.
Estratégia de iniciativas e práticas
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, definição de metas de sustentabilidade e criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:O FGVces mantém projetos que incentivam e apoiam as empresas a alinhar seus objetivos estratégicos, políticas e processos com os princípios da sustentabilidade. Esses projetos geram conhecimento, instrumentos, técnicas e indicadores que embasam a revisão e a formulação de iniciativas ligadas à gestão dos impactos ambientais de produtos e serviços, o desenvolvimento de planos de gestão e redução de emissões de gases de efeito estufa, a definição de estratégias de adaptação à mudança do clima, a promoção da inovação e da sustentabilidade na cadeia de valor, entre outras medidas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: A sustentabilidade é um fator estratégico para a manutenção da vantagem competitiva das empresas. Em linha com isso, o FGVces oferece condições para que as organizações possam avaliar resultados, prever riscos e identificar oportunidades para estabelecer uma agenda de desenvolvimento sustentável.
Case 1
Setor do cliente Setores variados
Duração do serviço/projeto De 2012 a 2018.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto O GT estabeleceu referências importantes para a compreensão das diferentes dimensões e aspectos que precisam ser trabalhados para integração da sustentabilidade na gestão de fornecedores, apresentando oportunidades para atuação e inovação, além de caminhos para serem trilhados pelas empresas.
Case 2
Setor do cliente Setores variados.
Duração do serviço/projeto Desde 2016.
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) “Por meio dos projetos aplicados, o FGVces oferece apoio técnico para que as empresas apliquem e internalizem conhecimentos, métodos e ferramentas em cinco temas socioambientais:
– Valoração econômica e não econômica de serviços ecossistêmicos;
– Pegada hídrica e/ou pegada de carbono de produtos;
– Precificação interna de carbono;
– Estratégias empresariais de adaptação à mudança do clima;
– Cálculo de ROI (retorno sobre investimento) de projetos de sustentabilidade.
Ao fim do projeto, o caso é sistematizado, contribuindo com a geração e a disseminação de conhecimento.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Por meio dos projetos aplicados, as empresas incorporam o pensamento de ciclo de vida na gestão empresarial, aprendem a quantificar e a gerenciar os impactos ambientais de seus produtos e serviços e estabelecem planos de gestão e redução de emissões de gases de efeito estufa, entre outras ações.
Case 3
Nome da empresa cliente Assessa
Setor do cliente Indústria cosmética
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Em 2016, realizou-se um projeto-piloto de aplicação das Diretrizes Empresariais para a Valoração não Econômica de Serviços Ecossistêmicos Culturais (DESEC) para a empresa de cosméticos Assessa. Entre outros resultados, o projeto propiciou à empresa maior entendimento sobre a dinâmica da comunidade e dos atores envolvidos na cadeia de fornecimento de algas, bem como sobre o impacto da empresa no local naquele momento; maior conhecimento e aproximação da empresa com os comunitários; e compreensão dos gargalos de produção/coleta de algas para melhoria da gestão empresarial.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Entre outros impactos, o projeto gerou subsídio ao desenvolvimento de estratégias de articulação, de organização social local e de busca por alternativas de desenvolvimento baseadas numa visão compartilhada de futuro. Informações completas: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/30463
Mensuração, reporte e certificação
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto da empresa, mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto de iniciativas executadas, avaliação de aspectos ESG de fornecedores/investimentos/cadeia de valor e mensuração financeira de impactos positivos e negativos gerados pelas iniciativas e operações.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:O FGVces desenvolve/apoia iniciativas e metodologias para mensurar e acompanhar indicadores de impacto ambiental, como a emissão de gases de efeito estufa (GEE), os impactos hídricos de uma empresa ao longo de sua cadeia de valor e o retorno econômico-financeiro de projetos de sustentabilidade, para citar alguns exemplos. Essas ações de diagnóstico e reporte geram reconhecimento por parte dos stakeholders (investidores, clientes, parceiros), fortalecem a reputação e a credibilidade da organização em seu meio e abrem novos mercados, tornando as organizações mais competitivas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: A transição para uma economia alinhada aos princípios da sustentabilidade demanda ações de diagnóstico, reporte e gestão dos impactos e externalidades ambientais relacionados à produção de bens e serviços. Os projetos atendem a essas demandas e permitem às empresas avaliar desafios e oportunidades.
Case 1
Setor do cliente Setores variados.
Duração do serviço/projeto Desde 2008
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto O programa viabilizou a publicação de mais de 3 mil inventários de emissão de gases de efeito estufa (GEE), treinou mais de 1.600 gestores/as para atuar nesta frente e ainda criou e mantém o Registro Público de Emissões, maior base de dados de emissões corporativas de GEE da América Latina.
Case 2
Nome da empresa cliente AES Brasil, Grupo Boticário, Odebrecht Defesa e Tecnologia, Construtora Norberto Odebrecht, Siemens Healthcare, Fundação Siemens, Adidas Brasil, CPFL Energia, Votorantim Cimentos, entre outras.
Setor do cliente Setores variados.
Duração do serviço/projeto Desde 2015.
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) O projeto ROI de Sustentabilidade busca mensurar o retorno econômico-financeiro de projetos de sustentabilidade das empresas. Em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), o FGVces produziu um relatório sobre o retorno econômico-financeiro de projetos de sustentabilidade de sete empresas e um “Guia para Implementação do ROI de Sustentabilidade”. Ainda nessa frente, o FGVces desenvolveu com a Fundação Iochpe uma ferramenta de avaliação do retorno econômico-financeiro do Programa Formare às empresas que possuem o programa em suas unidades.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Ao divulgar estudos de casos e guias práticos, o projeto inspira as organizações a investir em projetos de sustentabilidade e comprova que investir em ações mais sustentáveis contribui positivamente para o desempenho econômico dos negócios.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Ao divulgar estudos de casos e guias práticos, o projeto inspira as organizações a investir em projetos de sustentabilidade e comprova que investir em ações mais sustentáveis contribui positivamente para o desempenho econômico dos negócios.