Em Roda

Sobre

É uma consultoria que se dedica a fazer da sustentabilidade um atributo de valor para empresas e marcas, com expertise em desenvolvimento de estratégias e implementação de processos, e que busca soluções para integrar critérios ESG aos modelos de atuação de nossos clientes. A Em Roda nasce de uma experiência prévia, a Ibi Eté Consultoria, cuja fundadora acumula 20 anos de experiência na área de sustentabilidade e integração de parâmetros ESG na gestão empresarial.

Caminhos

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional / Estratégia de iniciativas e práticas

Ficha Técnica

Principais clientes

Martins, IAG PUC-Rio, Vale, FCC, Megamatte, Volkswagen, Instituto Social Sotreq, Fundação Grupo Volkswagen, Instituto Ethos e UniEthos

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Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Formação de lideranças e de colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto, Desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto, Criação e implementação de programas de intraempreendedorismo com foco em desenvolvimento humano.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
A Em Roda oferece cursos de sustentabilidade e ESG, palestras, facilitação de diálogos e workshops em diversos temas e formatos, cobrindo os aspectos sociais, ambientais e de governança do ESG, finanças e investimentos ESG e temáticas correlatas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Sempre que possível, buscamos customizar nossos conteúdos trazendo as perspectivas específicas da empresa, do setor de atuação e do contexto mais amplo de sustentabilidade, fazendo com que os conteúdos tenham aderência ao negócio e gerando reflexões sobre a prática e os processos do cliente.

Case 1

Setor do cliente
Automotivo/automobilístico
Duração do serviço/projeto
De novembro/2021 a dezembro/2021
Resumo e resultados do projeto
O ciclo de workshops teve como participantes todos os colaboradores da Diretoria de Sustentabilidade e Comunicação (da diretora aos estagiários). A demanda era por expandir os conhecimentos e ampliar repertórios sobre as melhores práticas de mercado e entender as tendências regulatórias no campo ESG. Também teve o objetivo de compartilhar e nivelar conhecimentos sobre as práticas da própria empresa. O ciclo de workshop aumentou a barra de conhecimento dos colaboradores, responsáveis por implementar a agenda ESG e provocar revisões em processos de outras áreas.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Ampliação dos conhecimentos necessários para execução e implementação da agenda estratégica ESG da empresa.

Educação 2

Setor do cliente
Educação
Duração do serviço/projeto
De outubro/2021 a dezembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Coordenação e concepção da capacitação ESG para pequenas e médias empresas do Estado do Rio de Janeiro junto ao Instituto Ethos e ao Firjan/IEL, realizadas no âmbito da Jornada ESG. A Em Roda concebeu toda a trilha de capacitação, envolvendo desde as metodologias participativas, os conteúdos de cada encontro, a curadoria de profissionais e facilitadores até os convites às empresas para compartilhar suas práticas com os participantes.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Cada empresa participante saiu da Capacitação ESG com um plano de trabalho para implementação ESG em suas empresas.

Case 3

Setor do cliente
Varejo e distribuição
Duração do serviço/projeto
Junho/22 – em andamento.
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Ciclo de encontros com colaboradores da empresa com 24 horas de carga horária no total. Projeto com formato de capacitação e mentoria abordando conteúdos e demandas específicos do cliente. Curadoria de conteúdos on-line a serem disseminados na plataforma de aprendizagem da empresa.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Dotar os participantes de competências e conhecimentos necessários para a implementação da jornada ESG.

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia, estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, criação de estratégia de investimento social privado, definição de matriz de materialidade, definição de metas de sustentabilidade, criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa e estruturação de área de RSE/sustentabilidade ou correlatas.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Estudos de benchmarking com metodologia própria e robusta, diagnósticos e assessments diversos usando frameworks do mercado, elaboração de estudos setoriais e sustentabilidade aprofundados (análise de contexto).
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:“ESTRATÉGIA Diagnóstico das práticas de gestão e gap analysis frente a diversos frameworks. Identificação e análise de tendências de sustentabilidade. Identificação de requisitos ESG de acionistas, investidores e bancos. Estudo de benchmarking com pares ou outros players inseridos no contexto competitivo da empresa. Identificação de riscos e desafios socioambientais em cadeias de valor. PROCESSOS E INTEGRAÇÃO Implementação e monitoramento de tópicos e indicadores materiais. Elaboração de política de sustentabilidade/ESG. Incorporação de critérios socioambientais nos processos de compras e contratações.”
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: “Possuir uma estratégia ou plano de ação que coloque a empresa em uma trajetória segura e consistente para avançar em sua jornada ESG e de sustentabilidade. Implementar a visão socioambiental e parâmetros ESG nos diversos processos empresariais.”

Case 1

Setor do cliente
Máquinas e equipamentos
Duração do serviço/projeto
De janeiro/2022 a maio/2022

Case 2

Setor do cliente
Varejo
Duração do serviço/projeto
De julho/2021 a maio/2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
“Identificação de tendências e critérios ESG para o setor de varejo, benchmarking com outras empresas do setor, diagnóstico de práticas ESG da empresa, entrevistas com fornecedores e clientes, engajamento estratégico com diretoria e membros do conselho de administração e elaboração de plano de ação estratégico. Resultados: elaboração de diagnóstico ESG da cadeia de valor da empresa e desenvolvimento de um plano de ação estratégico – jornada ESG – para a empresa e engajamento e aprovação dos membros da governança da empresa.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Elaboração de diagnóstico ESG da cadeia de valor da empresa e desenvolvimento de um plano de ação estratégico – jornada ESG – para a empresa.

Acesso a capital

Acesso a capital