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Sobre

Oferecemos soluções educacionais e de consultoria para alavancar visões transformadoras, regenerativas e sustentáveis. Desenvolvemos protagonismo para geração de impacto positivo. Estamos ao lado das empresas em suas jornadas ESG, contribuímos com a geração e o desenvolvimento de uma cadeia de valor sustentável, regenerativa e rentável. Criamos condições para colaboração e inovação em tempos incertos.

Caminhos

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional / Estratégia de iniciativas e práticas / Mensuração, reporte e certificação

Ficha Técnica

Principais clientes

Torrent, Fundação Itaú Social, Itaú Cultural, Arizta, Nec, Fundação Renova, Samarco, Hospital Albert Einstein, Senac ePhilips

Ano de Fundação

Porte

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Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Formação de lideranças e colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto, Desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Formação de lideranças com foco nas pautas ESG, programa de mentoria para minorias sub-representadas, alinhamento e introdução às pautas ESG e criação de políticas e programas de diversidade e inclusão
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Por ser uma pauta transversal dentro das organizações, os desafios têm sido os de trazer informações confiáveis, alinhadas à estratégia da empresa, ofertando às lideranças a possibilidade de alavancar seu impacto de forma consistente.

Case 1

Nome da empresa cliente
CCS Tecnologia e Serviços S.A.
Setor do cliente
Indústria
Duração do serviço/projeto
De outubro/2021 a março/2022
Resumo e resultados do projeto
“Trata-se de uma indústria de manufatura, na qual efetuamos o alinhamento do conceito e das práticas ESG como uma introdução necessária e promissora, abrindo a trilha de aprimoramentos de ações sustentáveis da organização. Essas informações iniciais engajam e preparam as lideranças e os atores envolvidos, aportando novos conhecimentos e dimensão da importância do tema. Com isso, definimos de forma mais assertiva e eficiente as diretrizes estratégicas que a organização seguirá na jornada de sustentabilidade. Trabalhamos presencialmente e on-line, entregando oficinas de desenvolvimento de lideranças.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Fortalecimento de ações de diversidade e inclusão e do programa de reúso de água na indústria.

Case 2

Nome da empresa cliente
Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás
Setor do cliente
Óleo e gás
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2022 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Desenho e operacionalização do Programa de Mentoria para Mulheres com foco ESG, formando mentores e oferecendo oficinas para mentoradas para alavancar a inserção de mulheres em cargos de liderança. Trata-se de um programa robusto, com oferta de conteúdos, metodologia, métricas e monitoramento do processo.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Inserção de temática de liderança feminina na cultura organizacional e alavancagem na carreira das mentoradas.

Case 3

Nome da empresa cliente
Torrent do Brasil Ltda.
Setor do cliente
Saúde e bem-estar
Duração do serviço/projeto
De abril/2021 a março/2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Formação de lideranças na indústria farmacêutica com foco na humanização do trabalho. Foram mais de 150 pessoas impactadas a partir das pautas ESG.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Promoção de um ambiente seguro e justo para os trabalhadores.

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, Criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, Definição de matriz de materialidade, Definição de metas de sustentabilidade, Criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Planejamento estratégico alinhado aos ODS da ONU; estruturação da matriz de materialidade; processo de priorização das materialidades; estruturação de indicadores e de avaliação de ações socioambientais; projetização de processos socioambientais; revisão e adequação de processos de governança.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: O principal desafio é a articulação da estratégia da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU e a criação de iniciativas que gerem impacto positivo aliadas aos resultados financeiros.

Case 1

Nome da empresa cliente
Samarco
Setor do cliente
Indústria
Duração do serviço/projeto
De outubro/2021 a fevereiro/2022
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Plano estratégico e tático alinhado às ODS, dando mais consistência e transversalidade às ações socioambientais do departamento de sustentabilidade em relação à estratégia da organização como um todo.

Case 2

Nome da empresa cliente
Plongê
Setor do cliente
Serviços
Duração do serviço/projeto
De junho/2021 a dezembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A organização realiza recrutamento e seleção de lideranças para o mercado, e buscava construir um plano estratégico alinhado à agenda ESG para qualificar suas contratações e gerar impactos no mercado. Nós fizemos um diagnóstico participativo das oportunidades no negócio e elaboramos, de forma participativa, um plano de médio prazo com metas compatíveis com a finalidade do negócio e alinhadas às ODS.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Maior consciência e impactos no recrutamento e na seleção de lideranças para o mercado.

Case 3

Nome da empresa cliente
Diversos – curso aberto a organizações
Setor do cliente
Educação
Duração do serviço/projeto
Abril/2022 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
“O curso ESGLab Expedição está ocorrendo em cinco organizações. Essa iniciativa é mescla de formação e consultoria para empresas que sabem que geram impacto e se empenham para desenvolver uma cadeia de valor sustentável internamente, localmente e globalmente. As etapas do processo são: – alinhamento conceitual da agenda ESG; – trocas de experiências e estratégias entre as organizações; – consultoria customizada para cada uma das organizações.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Organizações com um planejamento estratégico estruturado e alinhado às ODS e desenvolvendo impactos positivos em sua cadeia produtiva.

Mensuração, reporte e certificação

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto da empresa, mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto de iniciativas executadas, certificação de atuação com impacto positivo, apoio no preparo e na adequação para obter certificações, elaboração de reportes de sustentabilidade com dimensão de impacto e avaliação de aspectos ESG de fornecedores/investimentos/cadeia de valor.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Métricas: elaboração e adequação de indicadores compatíveis com os desafios designados pela organização, consultoria para certificações: análise de segmento e de mercado referente às certificações necessárias para a organização, preparação para a entrada em processos de certificações conforme decisão da organização e mentoria para certificação ESG. Relatórios: curadoria de iniciativas e práticas para a produção de relatório de práticas sustentáveis, relatório integrado e relatório GRI. O grau de maturidade da organização nas práticas ESG valida o tipo de relatório que é feito.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Existe a dificuldade de definir por onde começar, a consolidação das práticas, a definição e o acompanhamento das métricas. Além disso, os relatórios são técnicos e padronizados.

Case 1

Nome da empresa cliente
Aryzta do Brasil Alimentos Ltda.
Setor do cliente
Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto
De janeiro/2021 a junho/2021
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Apresentação e divulgação para os stakeholders das ações e intenções de sustentabilidade da organização. Além de, a partir da qualificação dos resultados, reposicionar as ações e as estratégias que não faziam sentido para a organização frente às demandas socioambientais.

Case 2

Nome da empresa cliente
Bimbo do Brasil
Setor do cliente
Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto
De dezembro/2021 a março/2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
O cliente tinha práticas e estratégias de sustentabilidade, porém, estava com muita dificuldade de distinguir mensuração de impacto com grandes números. Nós trabalhamos essa distinção e a elaboração de um relatório de sustentabilidade a partir de uma curadoria em que a organização divulgasse suas práticas em andamento, com foco em seus números, de forma transparente.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Apresentação e divulgação para os stakeholders das ações e intenções de sustentabilidade, gerando um projeto interno de materialidades e externalidades para qualificar as demandas socioambientais de seus stakeholders.

Case 3

Nome da empresa cliente
Plongê
Setor do cliente
Serviços
Duração do serviço/projeto
De junho/2021 a dezembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A organização estava em período de recertificação como Empresa B. Realizamos uma assessoria técnica com base nas informações do questionário (BIA) e nos resultados alcançados pela organização no período como certificada.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Empresa reafirmando seu compromisso com as melhores práticas socioambientais e aprimorando suas ações com base na mensuração realizada na recertificação.