A Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) é uma rede global de organizações que impulsionam o empreendedorismo em economias em desenvolvimento. Os membros da ANDE fornecem serviços essenciais de apoio financeiro e não financeiro para as pequenas empresas em crescimento (SGBs, na sigla em inglês) com base na convicção de que as SGBs vão criar empregos, estimular o crescimento econômico a longo prazo e produzir benefícios ambientais e sociais.
Caminhos
Atuação em rede
Ficha Técnica
Principais clientes
Exemplos de membros no Brasil: EY, SAP, Ford, Mastercard, Impact Hub, Artemisia, Fundo Vale, Conexsus, BNDES, Yunus Negócios Sociais, WWF e USAID.
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Atuação em movimentos, redes e coalizões em torno de temáticas de impacto positivo.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho A Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) é uma rede global de cerca de 250 organizações que impulsionam o empreendedorismo em economias em desenvolvimento. A ANDE oferece a seus membros: 1. produção de conhecimento por meio de pesquisas e treinamentos; 2. promoção de conexão entre os membros por meio de apresentações, happy-hours e eventos nacionais e internacionais; 3. facilitação de action labs para cocriação, entre vários atores, de soluções para desafios sistêmicos do empreendedorismo; 4. regranting facilities por meio de editais para organizações de apoio a empreendedores(as).
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços As pesquisas, os action labs e as regranting facilities da ANDE pretendem solucionar desafios complexos gerados historicamente, como a desigualdade de gênero e de raça no empreendedorismo (ex.: número de mulheres fornecedoras na cadeia de valor) e contribuição climática pela cadeia de fornecedores.
Qual o impacto socioambiental positivo gerado pelos serviços? Nos últimos três anos, a ANDE viabilizou mais de 30 diferentes soluções para acesso a capital e a mercado por mulheres empreendedoras, realizou oito labs para Ação em Igualdade de Gênero, lançou dois editais para influenciar investidores e promoveu mais de dez edições do Investment Manager Training.
Rede 1
Nome da empresa cliente ANDE – Aspen Network of Development Entrepreneurs
Resumo e resultados do projeto Com sede em Washington, D.C. e com oito escritórios regionais no mundo, sendo três na América Latina (México e região, Colômbia e região e Brasil), três na África (Nigéria e região, Quênia e região e África do Sul) e dois na Ásia (Índia e Sudeste Asiático), a rede ANDE tem capacidade de realizar programas continentais (ex.: América Latina), como pesquisas como as quatro edições da Pesquisa de Investimentos de Impacto Latam. (https://www.andeglobal.org/knowledge-hub/?resource-type=research&resource-theme=impact-investing&resource-language=portuguese), Action labs e conferências nas áreas de clima e gênero.
Rede 2
Nome da empresa cliente Membership para empresas
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) A ANDE é uma rede que associa organizações. Para se tornar membro da ANDE e fazer parte de eventos, publicações exclusivas, conexões individuais com outras organizações de apoio ao empreendedorismo no mundo, conferência anual e outros, basta ter certeza de que o apoio ao empreendedorismo, principalmente ao focado em equidade de gênero e em clima, é uma prioridade para sua organização, ter um ponto de contato responsável pela participação na rede e pagar a taxa de membership, que varia de US$ 1.500 a US$ 12.000, dependendo do tamanho da empresa.