A ForFuturing é uma consultoria internacional que assessora clientes na concretização de objetivos de negócios, geração de mudança positiva e preparação para o futuro. Busca atender à crescente demanda de organizações que desejam uma abordagem estratégica abrangente que leve a uma transformação sustentável (negócios éticos, retornos financeiros de longo prazo e redução do risco de reputação),por meio da adaptação a modelos de negócios e investimentos responsáveis e sustentáveis
Caminhos
Acesso a capital / Desenvolvimento humano e de cultura organizacional / Estratégia de iniciativas e práticas
Ficha Técnica
Principais clientes
Elekeiroz, Belcan, Cacau Show, TreeCorp e Hollister
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Apoio na estruturação veículos financeiros (dívida ou investimento) para financiar iniciativas (próprias, externas e/ou da cadeia de valor) comprometidas com a geração de impacto positivo, Apoio na emissão de títulos, dívidas e outros instrumentos financeiros atrelados a metas ESG/de sustentabilidade/geração de impacto positivo (pareceres independentes e certificações).
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho Assessoria direta a companhias e coordenação de projetos direcionados à geração de impacto positivo em processos de levantamento de recursos, tanto em formato de financiamento quanto de capital.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços “-Estruturação financeira, devido à complexidade do marco legal e à ausência de regras específicas para iniciativas de impacto.
-Difícil acesso a potenciais investidores.
-Pouco conhecimento e baixa liquidez do mercado de carbono no Brasil, impedindo que parte das empresas façam uso desse instrumento.”
Case 1
Nome da empresa cliente DEEP BRASIL INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA S.A.
Setor do cliente Serviços
Duração do serviço/projeto De julho/2021 a maio/2022
Resumo e resultados do projeto “Coordenação do processo de captação de recursos através de empréstimos conversíveis em participação acionária pela DEEP ESG. Entre as atividades, incluem-se:
-Escolha e coordenação da preparação do instrumento legal a ser utilizado;
-Identificação do grupo de potenciais investidores;
-Contato com os investidores escolhidos;
-Negociação de termos e condições;
-Fechamento dos contratos, resultando em um interesse superior ao montante inicial previsto para investimento.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto A DEEP possui uma plataforma ESG em tempo real totalmente integrada que avalia, mensura e reporta dados financeiros ESG nas empresas. A plataforma captura e integra bases de dados necessárias para calcular cada fator de impacto, como emissão de carbono, uso da água, energia e equidade de gênero.
Case 2
Nome da empresa cliente Comercial Carbono S.A.
Setor do cliente Serviços
Duração do serviço/projeto Janeiro/2021 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Liderança do consórcio responsável pela estruturação e constituição da empresa, bem como criação do instrumento financeiro para financiamento e captação dos recursos – o primeiro fundo de investimentos do País exclusivamente dedicado ao direcionamento de recursos para esse mercado. Em uma segunda fase, realiza-se o apoio para os processos de compra e venda dos créditos de carbono e na gestão de sua carteira, visando a maximização do resultado econômico e do impacto no mercado de carbono.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto O aumento da liquidez gerado pela companhia e a interação com emissores e compradores do mercado de créditos de carbono resultou em uma melhora no nível de conhecimento sobre seu funcionamento e em importante ganho de eficiência.
Desenvolvimento humano e de cultura organizacional
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Formação de lideranças e colaboradores (da empresa e institutos corporativos) para temas de impacto e desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Formação de colaboradores e líderes no tema ESG através de workshops de sensibilização e compartilhamento de conhecimento sobre o tema, palestras específicas, como, por exemplo, diversidade e inclusão, melhores práticas relativas aos colaboradores, direcionamento para atividades socioambientais mais adequadas a cada perfil de empresa, entre outras.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Os principais desafios se relacionam à falta de entendimento, capacitação e engajamento da liderança e colaboradores nos temas ESG. O tema deve ser integrado às empresas de forma transversal, permeando desde o planejamento estratégico e análises de competitividade até a tomada de decisão e execução.
Case 1
Setor do cliente Indústria
Duração do serviço/projeto De abril/2021 a junho/2021
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto O programa de embaixadores internos deu visibilidade aos projetos previstos no plano de ação de estratégia ESG, trazendo alinhamento, engajamento e responsabilidade pelo sucesso para a companhia como um todo, não limitando a execução do plano de ação aos profissionais da área de sustentabilidade.
Case 2
Setor do cliente Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto De agosto/2021 a novembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Empresa alimentícia com 30 anos de atuação, receita de R$ 3 bilhões, 2 mil colaboradores e 2.800 lojas. Realização de workshops de nivelamento do conhecimento dos colaboradores, aprofundamento e discussão sobre diversidade e inclusão e priorização de temas materiais, realização de sessões individuais com as liderança para esclarecimentos de dúvidas quanto aos temas ESG e a intersecção com as áreas da companhia, disponibilização de materiais para disseminação interna e externa de conceitos básicos sobre ESG e objetivos do projeto.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Como resultado dos workshops realizados, mesmo antes da finalização do projeto, foi possível identificar incorporação dos temas ESG em processos-chave da companhia, como expansão e design de lojas, produtos e embalagens, entre outros.
Case 3
Setor do cliente Financeiro
Duração do serviço/projeto Abril/2022 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) Private equity atuante há dez anos e com aproximadamente R$1 bilhão sob sua gestão. Realização de workshops de nivelamento de conhecimento dos colaboradores sobre os temas ESG, aprofundamento e discussão sobre avaliação e acompanhamento de metas e métricas ESG nos investimentos e treinamento referente ao processo de investimento responsável definido e às exigências do PRI (Principals of Responsible Investments).
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Engajamento ativo do time de investimentos com investidas e investidores nos temas ESG, assim como a inclusão de fatores ESG no processo de investimento.
Estratégia de iniciativas e práticas
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, definição de matriz de materialidade e definição de metas de sustentabilidade.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:É realizado um diagnóstico no qual são mapeados gaps, oportunidades e temas materiais. Em seguida, é construído um mapa estratégico ESG alinhado à estratégia do negócio, no qual realiza-se uma análise do estágio de maturidade da empresa e definem-se as diretrizes e os objetivos estratégicos, as metas e os indicadores de cada diretriz. O posicionamento com relação aos temas ESG refletem a ambição da empresa, que deve estar alinhada ao mapa estratégico.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: O principal desafio é integrar ESG à estratégia do negócio, de modo que as metas ESG estejam alinhadas às metas do negócio.
Case 1
Setor do cliente Indústria
Duração do serviço/projeto De abril/2021 a junho/2021
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto “Estratégia de implementação ESG no negócio:
-Transição para produtos que não sejam a base de matérias-primas fósseis;
-Metas claras de redução de consumo de recursos naturais;
-Implementação de programas, projetos e ações na comunidade local;
-Implementação de programas de diversidade e inclusão.”
Case 2
Setor do cliente Agricultura e alimentação
Duração do serviço/projeto De agosto/2021 a novembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) “Empresa alimentícia com 30 anos de atuação, receita de R$ 3 bilhões, 2 mil colaboradores e 2.800 lojas. Plano sobre o reposicionamento estratégico e atuação da empresa em relação aos temas ESG através de:
-Definição da ambição ESG;
-Diagnóstico para identificação de riscos e oportunidades;
-Definição e implementação do mapa de ação para curto, médio e longo prazo de acordo com a maturidade ESG, priorização dos temas materiais e alinhamento ao novo propósito.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto Identificação dos temas materiais, avaliação da maturidade ESG e reformulação da estratégia integrando ESG. Exemplos: mitigação de impactos nas cadeias produtivas, fomento da relação com comunidade via instituto e implementação de KPIs ESG atrelados à remuneração variável dos executivos.
Case 3
Setor do cliente Financeiro
Duração do serviço/projeto Abril/2022 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) “Private equity atuante há dez anos e com aproximadamente R$ 1 bilhão sob sua gestão. Desenvolvimento de estratégia e metodologia de integração dos fatores ESG na tomada de decisão e no processo de monitoramento dos investimentos da gestora por meio da elaboração de um protocolo de investimento sustentável, com ferramentas práticas que permitem avaliar e alinhar seu portfólio aos critérios ESG.
A gestora passou a contar com um conjunto de ferramentas para mapear, medir, avaliar, monitorar e mitigar os riscos relacionados a questões socioambientais e de governança nas empresas-alvo ou investidas.”
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto O protocolo ESG permite que a gestora monitore quantitativamente o progresso de maturidade de suas investidas, aumentando seu engajamento e comunicando aos investidores e ao mercado o resultado de sua gestão na evolução de performance da investida.