O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e à sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. Criado por líderes empresariais atentos às mudanças e oportunidades que a sustentabilidade trazia, principalmente a partir da Rio 92. Hoje, reúne mais de 90 grupos empresariais com atuação no Brasil.
Caminhos
Atuação em rede
Ficha Técnica
Principais clientes
Natura, Suzano, Shell, Votorantim Cimentos, Vale, Petrobras, Eletrobras, Ambev, JBS, Bayer, entre outros. Saiba mais em: https://cebds.org/empresas
Quais serviços sua organização oferece neste caminho? Atuação em movimentos, redes e coalizões em torno de temáticas de impacto positivo, Engajamento em pactos e/ou compromissos públicos
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho Atuamos, por meio de qualificações, compromissos, advocacy e publicações na vanguarda do desenvolvimento sustentável em conjunto com lideranças empresariais, criando um ambiente no qual empresas comprometidas com o impacto positivo sejam mais bem-sucedidas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços A precificação do carbono, soluções econômicas baseadas na natureza e a redução de desigualdades representam oportunidades e potencial de consagrar o Brasil na liderança da nova geopolítica de uma economia circular, de baixo carbono, regenerativa e inclusiva.
Qual o impacto socioambiental positivo gerado pelos serviços? Mitigação (rumo ao “net zero”) e adaptação às mudanças climáticas, segurança hídrica, impacto líquido positivo sobre a biodiversidade e redução das injustiças sociais.
Rede 1
Nome da empresa cliente Câmara Temática de Impacto Social
Resumo e resultados do projeto “Discutir e definir melhores ferramentas, metodologias e ações para mensuração do impacto social dos negócios.
Cooperar com o poder público e com o setor financeiro na difusão dessas ferramentas e metodologias, a fim de criar um ambiente de sintonia entre as estratégias corporativas, seu financiamento e a legislação no que tange às relações com as comunidades impactadas pelo negócio.
Disseminar melhores práticas já existentes na mensuração e na ação prática do impacto social dos negócios e refletir sobre como dar escala àquelas de maior sucesso.”
Rede 2
Nome da empresa cliente Câmara Temática de Biodiversidade e Biotecnologia
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) “Fornecer informação, direcionamento e ferramentas que auxiliem as empresas a identificar oportunidades e minimizar riscos na área da biodiversidade.
Representar a visão das empresas em assuntos relacionados à biodiversidade em debates e formulação de políticas públicas com governos e demais fóruns de participação.
Disseminar melhores práticas, demonstrando de forma simples e compreensível a contribuição das empresas para o uso sustentável e a conservação da biodiversidade.
Estimular o impacto positivo nas empresas associadas por meio de projetos e parcerias na área da biodiversidade.”
Rede 3
Nome da empresa cliente Câmaras Temáticas de Água e Energia e Mudança do Clima
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio) “Plataforma para trocar conhecimento, experiências e melhores práticas e para facilitar parcerias e empreender iniciativas voltadas para prática da responsabilidade climática e gestão de recursos hídricos.
Fornecer informação, direcionamento, produtos e ferramentas que auxiliem a implementar, medir e comunicar esforços relacionados ao enfrentamento da questão climática e de segurança hídrica.
Catalisar as transformações necessárias ao enfrentamento da questão climática e de segurança hídrica, estimulando as empresas brasileiras a contribuir para o impacto líquido positivo.”