Capitalismo Consciente

Sobre

Somos um movimento global originado nos EUA com objetivo de elevar a consciência das lideranças para práticas empresariais baseadas na geração de valor para todos os stakeholders. No Brasil, formalizado como instituto, oferece oito categorias de associação para pessoa física ou jurídica com mais de 30 diferentes contrapartidas, tais como: livros, conteúdos exclusivos, minicursos e trilhas EAD, Certificações Básica e Avançada em CC, cursos in company; workshops, talks e outros eventos mensais.

Caminhos

Atuação em rede / Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Ficha Técnica

Principais clientes

Movida, Gerdau, Klabin, Sicredi, Dengo, Grupo Hinode, Ambipar, Alelo, Ipê Mineração e 2W Energia

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Atuação em rede

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Atuação em movimentos, redes e coalizões em torno de temáticas de impacto positivo.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
A associação de empresas nos permite reunir um ecossistema de mais de 180 empresas, mais 70 instituições parceiras e mais de 4 mil pessoas físicas, o que nos concede uma influência positiva entre todos os setores para colocar em prática ações alinhadas aos preceitos do movimento. ccbrasil.cc/associacao
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
As empresas se associam buscando apoio para transformar suas práticas e desenvolver suas lideranças nos princípios: Propósito, Liderança e Cultura Conscientes e Orientação a Stakeholders. As possíveis jornadas, de acordo com a categoria de associação (ver mais em www.ccbrasil.cc), prevê a utilização de um SELO, acesso a nosso acervo e curadoria de CONTEÚDOS exclusivos, como e-books e zines, guia prático, acesso a FORMAÇÕES diversas, EVENTOS, GRUPOS DE TRABALHO e outras oportunidades de trocas com todo o ecossistema de associadas.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
As empresas que se associam buscam apoio para transformar suas práticas e desenvolver suas lideranças, em diversos estágios de maturidade, dispostas a colaborar para o crescimento de um ecossistema de impacto positivo. Os principais desafios são conhecimento, ferramentas e rede de apoio para isso.
Qual o impacto socioambiental positivo gerado pelos serviços?
Nas palavras de Edmar Mendoza, diretor na Copastur, “o grande objetivo ao aderir ao movimento foi engajar a todos em uma nova mentalidade, influenciar todos os nossos stakeholders. (…) Quando a iniciativa privada participa do bem-estar socioambiental no mundo, isso volta para ela mesma”.

Desenvolvimento humano e de cultura organizacional

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Formação de lideranças e de colaboradores (da empresa e de institutos corporativos) para temas de impacto e desenvolvimento de cultura empresarial e setorial para impacto.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Oferecemos às empresas e pessoas associadas diferentes jornadas de conteúdo e formações que as possibilitam percorrer um processo de despertar da consciência em suas práticas empresariais e de liderança. https://ccbrasil.cc/wp-content/uploads/2022/05/Relatorio-de-Atividades-20-22-3.pdf
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Entre as contrapartidas educacionais, a Certificação Básica em Capitalismo Consciente permite o alinhamento de valores e conceitos para embaixadores(as) do movimento. A Certificação Avançada, tendo como requisito a primeira, permite aprofundamento nos pilares com ferramentas para empreender projetos de transformação nas empresas. As Soluções Corporativas aliam os princípios do movimento às demandas de formação das empresas, apoiando a prática de negócios mais conscientes. As plataformas CC Academy e App Consciente ofertam outros conteúdos e minicursos que apoiam esses esforços.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Existimos para transformar o jeito de fazer negócios e investimentos no Brasil. Sabemos do especial potencial de impacto da iniciativa privada e atuamos no desenvolvimento de lideranças como forma de influenciar tomadas de decisão mais conscientes, justas e melhores para todos os stakeholders.

Case 1

Nome da empresa cliente
CERTIFICAÇÃO BÁSICA EM CAPITALISMO CONSCIENTE
Setor do cliente
Diversos setores
Duração do serviço/projeto
2018 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
265 embaixadores(as) certificados(as) de mais de 100 empresas alinhados à narrativa de uma nova economia e aptos(as) a disseminar os princípios do Capitalismo Consciente (Propósito Maior, Liderança Consciente, Cultura Consciente e Orientação a Stakeholders) em suas práticas profissionais e em seus ecossistemas.

Case 2

Nome da empresa cliente
CERTIFICAÇÃO AVANÇADA EM CAPITALISMO CONSCIENTE
Setor do cliente
Diversos setores
Duração do serviço/projeto
De outubro/2021 a dezembro/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
A Certificação Avançada conta com uma metodologia exclusiva para aplicação dos princípios do Capitalismo Consciente em projetos de transformação nas empresas. São 16 encontros on-line e carga horária de 48 horas em módulos como: Nova Economia; Cultura e Gestão Conscientes; Consciência na Liderança; Ampliando a Visão para Stakeholders e Propósito como Direcionador Estratégico. Os participantes são estimulados a certificar projetos reais. Uma turma piloto realizada em 2021 teve oito participantes, lideranças e consultores com alto potencial de influência para a implementação dos projetos.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Cases resultaram em mapeamento de cultura, reposicionamento de marca e revisão de público, e, na Omni, segundo a diretora de pessoas e cultura, a formação permitiu repensar processos e ferramentas da empresa, “iniciativas que consolidam cada vez mais a empresa em seu propósito e liderança consciente”.

Case 3

Nome da empresa cliente
Projeto Líderes do Futuro
Setor do cliente
Educação
Duração do serviço/projeto
2021 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Formação baseada nos pilares do Capitalismo Consciente para jovens de baixa renda em fase de inserção no mercado tendo a geração de renda como fator estruturante, além da geração de impacto nas comunidades desses jovens. Aqueles que completam o curso entram para uma plataforma de estágio, aumentando sua visibilidade perante empresas de nosso ecossistema. Funciona no modelo 1:5, em que cada vaga comprada por empresa libera cinco vagas sociais, permitindo às empresas do ecossistema do Capitalismo Consciente desempenhar um papel cada vez mais relevante para cuidar das futuras lideranças.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Mais de 400 jovens já foram beneficiados, mais de 16 mil vagas sociais disponibilizadas para jovens de baixa renda através de 10 ONGs parceiras, além de colaboradores ou filhos de colaboradores das empresas. O programa conta com o patrocínio das empresas Gerdau, Klabin e Movida. ccbrasil.cc/lideres-do-futuro