Gestão Samaúma

Sobre

A Samaúma é uma consultoria de estratégia e gestão para a sustentabilidade que tem como compromisso disseminar novos jeitos de fazer negócios e inovar em estratégias ESG, gestão e educação. Inspirada na árvore samaúma, a mãe da floresta amazônica, existe para transformar e ressignificar a forma como são estabelecidas as relações entre empresas, pessoas e meio ambiente.

Caminhos

Estratégia de iniciativas e práticas / Mensuração, reporte e certificação

Ficha Técnica

Principais clientes

Natura & Co., Gerdau, Track & Field, PuraVida, Tembici, Cidade Center Norte, Magalu, CBA e Sulamérica.

Ano de Fundação

Porte

Local da Sede

E-mail

Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto, Criação de iniciativas para aumentar a performance de atuação socioambiental da empresa, Definição de matriz de materialidade, Definição de metas de sustentabilidade, Criação de estrutura e rituais de governança para a agenda de impacto positivo da empresa, Estruturação de área de RSE/sustentabilidade ou correlatas.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Somos uma empresa que desenvolve soluções junto aos clientes a partir de uma escuta ativa e profunda sobre seus desafios e oportunidades. Em ESTRATÉGIAS, atuamos com materialidade, estratégias ESG, coaching técnico, análise de tendências, look set de mercado e benchmarking, planejamento estratégico e desenho de modelos de negócios de impacto.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Conseguir alcançar mudanças significativas e sistêmicas na organização, inserindo os aspectos da sustentabilidade de forma genuína no modelo de negócios e na tomada de decisão, deixando de ser um aspecto superficial, com ações apenas pontuais.

Case 1

Nome da empresa cliente
Natura & Co. Latam
Setor do cliente
Indústria
Duração do serviço/projeto
De dezembro/2020 a junho/2021
Resumo e resultados do projeto
Conduzimos um amplo diagnóstico C-level, com foco nas operações da Avon e da Natura no Brasil e na América Latina, que teve como objetivo mapear toda a complexidade para gerenciar a Visão 2030 – Compromisso com a Vida, assumida pelo grupo Natura & Co. Entre as principais entregas do projeto estão: Pipeline de iniciativas, Mapa de stakeholders, Matriz de maturidade, Mapa de governança e Roadmap estratégico. Envolveu mais de 80 líderes e gerou mais de cem iniciativas e recomendações estratégicas para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo grupo.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Estruturação dos processos e governança para atingimento dos compromissos assumidos pelo grupo em 2030.

Case 2

Nome da empresa cliente
Track & Field
Setor do cliente
Moda
Duração do serviço/projeto
De maio/21 a março/2022
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Apoiamos a Track & Field no desenvolvimento e no lançamento de seu primeiro dossiê com o histórico da jornada ESG da empresa desde sua fundação. Também definimos a Matriz de Materialidade da empresa, que foi a base para a formulação de sua estratégia ESG e compromissos 2025, além da criação de um dashboard personalizado que terá acompanhamento periódico do conselho. Foram consultados mais de 570 stakeholders, entre clientes, colaboradores, fornecedores, franqueados, acionistas, instituições sociais e formadores de opinião, além de entrevistas com a alta liderança e membros do conselho.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Sendo de capital aberto, a empresa evoluiu na transparência dos aspectos ESG. A definição de compromissos de longo prazo coloca a empresa num novo patamar de gestão e governança, permitindo que alavanque impactos positivos em sua cadeia.

Case 3

Nome da empresa cliente
Bresco
Setor do cliente
Serviços
Duração do serviço/projeto
De fevereiro/2021 a agosto/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Em 2021, consolidamos os temas materiais para a Bresco, primeira empresa de investimentos imobiliários do Brasil a receber a certificação B Corp no país. Conduzimos a Matriz de Materialidade da empresa, que se desdobrou na formulação de sua estratégia ESG e compromissos 2025, com uma série de iniciativas para alavancar a agenda no negócio. Foram entrevistados sete líderes, entre eles, conselheiros e executivos C-level, além da consulta de cem stakeholders, entre clientes, investidores, fornecedores e colaboradores.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A definição de compromissos de longo prazo coloca a empresa num novo patamar de gestão e governança, permitindo que alavanque impactos positivos em sua cadeia.

Mensuração, reporte e certificação

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto da empresa, mensuração e acompanhamento de indicadores de impacto de iniciativas executadas, certificação de atuação com impacto positivo, apoio no preparo e adequação para obter certificações e avaliação de aspectos ESG de fornecedores/investimentos/cadeia de valor.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Atuamos com diversas plataformas de gestão, tais como: BCorp, DJSI – Dow Jones Sustainability Index, GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial B3 e CDP – Carbon Disclosure Project, SASB – Sustainability Accounting Standards Board.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: Essas diferentes plataformas precisam ser utilizadas como ferramenta de gestão e estratégia das empresas, e não apenas performance/rating. São uma excelente base para avaliar as potencialidades de cada empresa. Nosso papel é potencializar essa visão e, por meio dessas(dessas o quê?), avançar na gestão ESG

Case 1

Nome da empresa cliente
Gerdau
Setor do cliente
Indústria
Duração do serviço/projeto
Dezembro/2019 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Evidenciamos o Modelo de Negócio de Impacto Socioambiental voltado à reciclagem de sucata metálica. A empresa é hoje a maior recicladora de sucatas da América Latina, reduzindo o impacto da extração e favorecendo a economia circular, além de impactos sociais positivos na cadeia de recicladores.

Case 1

Nome da empresa cliente
Activas
Setor do cliente
Transportes
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2020 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Atuamos com a Activas, uma das maiores distribuidoras de resinas termoplásticas do País, que incluiu a economia circular em sua estratégia de negócio. Apoiamos a organização na construção da jornada para a certificação B, consolidando sua plataforma de sustentabilidade com uma política ESG, materialidade, modelo de governança, estratégia e compromissos ESG para 2025. Promovemos o acompanhamento das frentes estratégicas para certificação, análises críticas, mentoring e recomendações para consolidar a agenda ESG da empresa, que está em fase de verificação pelo B lab como potencial empresa B.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A empresa avançou fortemente em sua atuação ESG, tangibilizando sua estratégia circular em ações concretas, permeando toda a organização.