ABC Associados

Sobre

Em fevereiro de 2019, por consenso de todas as partes envolvidas, a equipe que deu origem à ABC Associados desligou-se do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces) e passou a atuar de maneira independente, assumindo a responsabilidade técnica pelas iniciativas de avaliação de negócios pela perspectiva da sustentabilidade. Desde então, a empresa vem ampliando sua atuação, incorporando novos projetos e parcerias por meio de estudos, pesquisas, metodologias e palestras sobre temas ESG.

Caminhos

Estratégia de iniciativas e práticas / Mensuração, reporte e certificação

Ficha Técnica

Principais clientes

B3,Fashion Revolution Brasil, Enimpacto, Revista Exame, Sebrae, ICE – Instituto de Cidadania Empresarial, Abimóvel e EAESP-FGV.

Ano de Fundação

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Estratégia de iniciativas e práticas

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Criação de estratégia e estabelecimento de metas e planejamento de iniciativas de impacto.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Apoio à estratégia empresarial e institucional por meio de atividades de sensibilização, atualização e ampliação das perspectivas de investidores, empreendedores e gestores, bem como de suas equipes, sobre as oportunidades e os riscos relacionados à compreensão e à gestão dos temas da sustentabilidade.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho
Apoio à construção de consensos, estratégias e agendas de ação entre atores relacionados, visando benefícios compartilhados e o atingimento de objetivos em comum, em torno de assuntos de interesse coletivo e/ou bens públicos.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços
Por suas atividades, empresas estão imersas em redes de relações complexas, formadas por atores, públicos e privados. A criação de processos de diálogo e articulação é crucial para que todos os interesses envolvidos sejam reconhecidos e acolhidos em termos respeitosos e compatíveis com o bem comum.

Case 1

Nome da empresa cliente
Enimpacto – Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto
Setor do cliente
Multisetorial
Duração do serviço/projeto
De março/2020 a dezembro/2020.
Resumo e resultados do projeto
A Enimpacto é uma articulação de órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil que tem o objetivo de promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto. Em 2020, Aron Belinky atuou como responsável pelo processo de revisão do planejamento estratégico da iniciativa, junto ao grupo de lideranças dessa rede. O trabalho envolveu a escuta de atores-chave, o entendimento do contexto da iniciativa e a articulação/formulação de propostas de ação junto à liderança.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A construção de agendas coletivas permite o aproveitamento mais eficiente dos recursos à disposição de uma sociedade ou grupo, aumenta a harmonia entre os atores envolvidos e, finalmente, leva a melhores resultados no tocante à promoção do bem comum e à geração de valor compartilhado.

Case 2

Nome da empresa cliente
Simpacto – Sistema Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto
Setor do cliente
Multisetorial
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2021 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Concebido e operacionalizado no âmbito da Enimpacto, nos anos de 2021 e 2022, o Simpacto é uma articulação voltada a dinamizar, harmonizar e criar sinergia entre iniciativas subnacionais em prol dos negócios e investimentos de impacto. Inspiradas na Enimpacto e criadas espontaneamente pelos entes subnacionais, essas iniciativas já estão presentes em oito unidades da Federação. Durante o ano de 2022, o Simpacto foi criado por essas unidades sob a liderança da coordenação da Enimpacto e com o apoio de consultoria contratada pelo PNUD, na pessoa de Aron Belinky, titular da ABC Associados.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A articulação do Simpacto já propiciou conexão, articulação, cooperação e harmonização entre organizações de alcance nacional e iniciativas subnacionais presentes em 11 unidades da Federação. Para mais informações, acesse https://simpacto.org.br/

Case 3

Nome da empresa cliente
Estratégia ODS
Setor do cliente
Multisetorial
Duração do serviço/projeto
Setembro/2015 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, dos governos locais e da academia com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos ODS no Brasil e de mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para a agenda. Aron Belinky, representando o FGVces, participou da concepção e da composição inicial da rede, em conjunto com outras organizações. Desde 2019, por meio da ABC Associados, atua como conselheiro/colaborador do grupo gestor da rede, sendo um dos responsáveis pela concepção do projeto de cooperação entre a rede e a União Europeia.
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
A articulação realizada pela Estratégia ODS produziu impactos por meio de diversas iniciativas. Resultados do projeto de fortalecimento da rede estão disponíveis em https://www.estrategiaods.org.br/rede-estrategia-ods-promove-encontro-para-apresentar-resultados-de-projeto-de-fortalecimento/

Mensuração, reporte e certificação

Quais serviços sua organização oferece neste caminho?
Avaliação de aspectos ESG de fornecedores/investimentos/cadeia de valor.
Sua organização oferece algum outro importante serviço em ‘Atuação em rede’ que não se enquadra das opções anteriores? Se sim, qual?
Desenvolvimento e aplicação de metodologias para avaliação de negócios pela perspectiva da sustentabilidade.
Descreva os serviços oferecidos dentro deste caminho:Os serviços começam com o entendimento do contexto, dos objetivos e da necessidade de avaliação específica de cada situação. A partir desse diagnóstico, é identificada a abordagem mais adequada às necessidades do cliente/organização parceira. Definida a abordagem, é desenvolvida a metodologia mais apropriada para o caso, com os correspondentes instrumentos e ferramentas. O trabalho prossegue com a efetiva aplicação do método desenvolvido, seguida da apuração e do reporte dos resultados. Ao fim de cada ciclo, lições aprendidas são coletadas para ajustes e aprimoramento contínuo.
Quais são os principais desafios, das médias e grandes empresas, que esses serviços focam em superar? Mencione os benefícios estratégicos para o negócio gerados pelos serviços: A avaliação de negócios pela perspectiva da sustentabilidade por aspectos ESG tem tido crescente interesse de empresas, investidores e outros stakeholders. Apesar de existirem no mercado diversos ratings/avaliações, há notórios gaps nos sistemas existentes que precisam ser analisados individualmente.

Case 1

Nome da empresa cliente
B3
Setor do cliente
Financeiro
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2014 – em andamento
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Mais de 400 empresas já responderam ao questionário do ISE B3, sendo que, só em 2021, 73 participaram do processo seletivo. Nesse processo, as empresas aperfeiçoam práticas/políticas com impactos positivos tanto em termos sociais como ambientais e econômicos. Mais em https://esgworkspace.b3.com.br/

Case 2

Nome da empresa cliente
Revista Exame
Setor do cliente
Jornalismo
Duração do serviço/projeto
De dezembro/2020 a maio/2021
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
Depois de muitos anos publicando o Guia Exame de Sustentabilidade (também com apoio da equipe hoje na ABC Associados), a revista desejava uma nova forma para selecionar empresas positivamente diferenciadas por critérios ESG para uso em uma edição especial sobre o tema. Considerando as especificidades do caso, foi desenvolvida uma metodologia abordando a questão a partir de uma visão estratégica, focada mais no modelo de negócio e no portfólio do que apenas em práticas e políticas. Mais em: https://exame.com/geral/exame-lanca-as-campeas-do-esg-o-maior-guia-esg-do-mercado/
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
Ao todo, 125 empresas foram analisadas com a nova metodologia, fornecendo um panorama inovador sobre esses negócios e sua capacidade de gerar valor econômico combinado a impactos sociais e ambientais positivos ao longo do tempo. Mais em: https://exame.com/revista-exame/as-melhores-do-esg/

Case 3

Nome da empresa cliente
Fashion Revolution Brasil
Setor do cliente
Organização não-governamental
Duração do serviço/projeto
Janeiro/2018 – em andamento
Resumo e resultados do projeto (contexto do cliente, o que executaram, qual o resultado gerado, em termos de negócio)
O Índice da Transparência da Moda Brasil é a versão para nosso país da iniciativa global da Fashion Revolution. O índice reflete em que medida grandes marcas disponibilizam publicamente informações sobre as condições em que são produzidas e comercializadas as roupas que oferecem aos consumidores. Como responsável técnica pelo processo de avaliação, a ABC Associados revisa anualmente uma extensa pauta ESG e apoia a aferição de sua disponibilidade nos sites das respectivas marcas. https://www.fashionrevolution.org/brazil-blog/transparencia-e-tendencia-indice-de-transparencia-da-moda-brasil/
Impacto socioambiental positivo gerado pelo projeto
O ITM Brasil 2022 analisa 60 grandes marcas. Cresce a atenção da imprensa e do público sobre seu conteúdo, gerando pressão para que as marcas reportem os dados requeridos e implementem melhores políticas e práticas. Mais em: https://www.fashionrevolution.org/wp-content/uploads/2021/11/ITMB_Guia.pdf

Acesso a capital

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