Comunicação e engajamento
O caminho de comunicação e de engajamento se mostra importante tanto para o posicionamento externo quanto para o engajamento interno dos colaboradores da empresa. Neste caminho, é importante que a empresa tenha lucidez sobre seu estágio na jornada rumo ao impacto positivo e realize ações de comunicação externa apenas quando de fato tiver implementado ações relevantes de geração de impacto socioambiental positivo, evitando a prática do greenwashing. Para as que estão no início da jornada, começar com o engajamento de colaboradores e alguns stakeholders pode fazer sentido inclusive para alavancar as práticas e conseguir ainda mais apoio. Por fim, a comunicação também tem papel essencial na educação dos consumidores, a fim de inspirar e engajar outras pessoas e empresas para causas e realizar ações de advocacy.
Este caminho não possui listagem, pois existe um número muito expressivo de organizações que oferecem este tipo de serviço. No entanto, recomendamos algumas boas práticas para a contratação de organizações para comunicação e engajamento para o impacto positivo:
Cuide da prática antes da comunicação: garanta que as ações estão sendo realmente executadas e que a comunicação não será associada ao greenwashing.