Comunicação e engajamento

O caminho de comunicação e de engajamento se mostra importante tanto para o posicionamento externo quanto para o engajamento interno dos colaboradores da empresa. Neste caminho, é importante que a empresa tenha lucidez sobre seu estágio na jornada rumo ao impacto positivo e realize ações de comunicação externa apenas quando de fato tiver implementado ações relevantes de geração de impacto socioambiental positivo, evitando a prática do greenwashing. Para as que estão no início da jornada, começar com o engajamento de colaboradores e alguns stakeholders pode fazer sentido inclusive para alavancar as práticas e conseguir ainda mais apoio. Por fim, a comunicação também tem papel essencial na educação dos consumidores, a fim de inspirar e engajar outras pessoas e empresas para causas e realizar ações de advocacy.

Serviços compreendidos neste caminho:

  • Divulgação (interna e externa) das iniciativas de impacto.
  • Engajamento e mobilização de públicos de interesse (internos e externos) em torno das iniciativas de impacto.
  • Estratégias de advocacy
  • Posicionamento e engajamento em causas socioambientais.

Desafios de negócio relacionados:

  • Identificar e priorizar temáticas socioambientais relacionadas ao negócio e disseminá-las por meio de um posicionamento claro.
  • Trazer visibilidade e reconhecimento às iniciativas realizadas por sua organização.
  • Promover transparência e accountability em torno das atividades exercidas pela organização no âmbito do impacto positivo.
  • Influenciar mudanças sistêmicas e setoriais e políticas públicas em temáticas socioambientais.

Orientações e boas práticas para contratações neste caminho:

Este caminho não possui listagem, pois existe um número muito expressivo de organizações que oferecem este tipo de serviço. No entanto, recomendamos algumas boas práticas para a contratação de organizações para comunicação e engajamento para o impacto positivo:

  • Entenda se a organização possui a especialidade de atuar em iniciativas relacionadas a impacto positivo, com experiências na temática, além da competência generalista de atuar com comunicação.
  • Conheça o portfólio de ações já realizadas junto a outros clientes de perfil similar ao seu.
  • Valorize os especialistas – fazer uma campanha de advocacy, por exemplo, é diferente de fazer uma campanha de comunicação.


Cuide da prática antes da comunicação: garanta que as ações estão sendo realmente executadas e que a comunicação não será associada ao
greenwashing.